sábado, 31 de janeiro de 2009

ENTREVISTA: ROGÉRIO MARTIN BENITEZ - Secretário de Governo, Planejamento, Orçamento e Gestão

Conversamos com o atual Secretário de Governo sobre a transição política, orçamento, e como não poderia deixar de ser, sobre Praia Brava.
Sr. Rogério Benitez, quais as principais funções da Secretaria de Governo, orçamento e gestão?
É importante aqui colocar, que a estrutura da Secretaria de Governo está sendo remodelada em busca de um maior equilibrio e transparência no atual governo. Pela gestão anterior, as atribuições da Secretaria de Governo, denominada oficialmente de Secretaria de Governo, Planejamento, Orçamento e Gestão, passavam desde a articulação das diversas unidades de governo, pelo planejamento estratégico, programação orçamentária, processos licitatórios, compras, gestão patrimonial, execução financeira até a gerência de algumas atribuições das demais unidades administrativas da Prefeitura Municipal de Itajaí.Dessa forma, a Secretaria de Governo Planejamento Orçamento e Gestão tinha uma grande estrutura, e por isso era chamada por alguns como a “Super-Secretaria”. Na gestão atual, o Prefeito Jandir Bellini está conduzindo uma nova estruturação administrativa de forma a elevar a eficiência da “máquina pública”, e algumas das atribuições futuras serão inerentes especificamente ao Planejamento e Orçamento.
Como é estar a frente de uma das mais importantes secretarias de estado do município? Aonde o Sr espera encontrar dificuldades?
Uma grande responsabilidade. Primeiro com o prefeito que me concedeu a honra de participar de seu governo. Segundo, com os amigos e conhecidos que me apoiam e estimulam a desenvolver o trabalho. E principalmente com todo o cidadão que reside em Itajaí. Apesar do trabalho da pasta não ter uma divulgação na mídia, seus resultados implicam em melhores condições a todos aqueles que aqui vivem e residem. As dificuldades são grandes, inúmeras, pois a cada dia aparecem surpresas. Essa situação deve-se ao fato que a transição não ocorreu o que implicou em falta de acesso as informações da situação e do projetos existentes. mas certamente serão vencidas, passo a passo, com a equipe de servidores que a Prefeitura possui.
Qual sua visão dos principais problemas em Itajaí e como é possível superá-los?
Itajaí não tem só problemas, tem um grande potencial que pode ser convertido em prol da solução dos mesmos. Todos os momentos difíceis implicam num engrandecimento pessoal e da mesma forma, creio eu, essa evolução afetará a cidade. Se hoje sofremos com as enchentes, tal condição irá nortear o futuro da cidade, implicando em soluções sustentáveis em relação aos novos paradigmas. A inovação, conforme estabelecido no plano do governo atual, certamente será a grande ferramenta da superação.
Há dúvida quanto a real situação orçamentária do município. Rumores indicam que algumas secretarias estavam com os telefones cortados e foi esta situação encontrada quando da posse. Isto realmente aconteceu? Qual a situação encontrada nos cofres públicos?
Existe um ditado popular que cita “Onde há fumaça há fogo”. O que posso afirmar é que o orçamento projetado para o ano atual foi por demais auspicioso e uma das primeiras medidas definidas será o ajuste das despesas para um patamar mais real evitando uma situação que possa vir a conflitar, ao final do exercício, com a Lei de Responsabilidade Fiscal. .
Ao final da gestão Morastoni, houve certo mal estar . A transição de governo não aconteceu como preconiza o bom entendimento democrático.Como o sr avalia esta situação e de que maneira afetou o início do governo Bellini?
Creio que a reciprocidade deveria ter sido a tônica do processo. Na mudança de gestão anterior, todas as portas do governo Bellini foram abertas, inclusive com o envio de projetos de leis para a Câmara de Vereadores no sentido de agilizar a gestão do futuro governo, ao contrário da transição atual. As parcas informações que agora foram disponibilizadas somente ocorreram “no último minuto da prorrogação”, não dando tempo a organização e planejamento da gestão atual. Infelizmente esse malefício não atinge somente a gestão do Prefeito Jandir, mas sim a toda a população que fica indiretamente afetada pela administração publica, principalmente se considerarmos que as ações do governo atual deverão ser feitas de forma transparente e regulares e, portanto, dentro dos prazos regulares.
O sr. é morador de Praia Brava. A região sofreu com obras mal planejadas e muita discussão sobre o Plano Diretor de Praia Brava, o chamado Plandetures – L permitindo edificações com mais pavimentos do que a comunidade supostamente gostaria. Como o sr. avalia a situação?
Como diversos outros projetos em execução na cidade, muitos dos programas e projetos desenvolvidos pela gestão anterior estão sendo debatidos em busca de uma solução que atenda melhor aos anseios da população.
Certamente irá se buscar a melhor solução, sustentável ambientalmente, politicamente, institucionalmente e economicamente a todos os impasses e o caso da Praia Brava não deverá ser diferente. Existem diversos moradores e proprietários de imóveis na Brava que possuem interesses diversos e difusos e uma contribuição interessante e inteligente por parte dos mesmos seria a participação no debate em busca de uma solução consensual. Não creio que a omissão seja o melhor caminho, pois enquanto alguns esperam, outros agem.. De nada irá somar ao processo “esperar a caravana passar para atirar a pedra”, pois daí será tarde. Propostas, independente do viés tomado, serão úteis na construção da solução que atenda ao anseio da comunidade local. Convido, novamente, aqueles que desejam um futuro para a BRAVA, e que sempre estão dispostos a brigarem pela BRAVA, a colocarem suas opiniões publicamente e oficialmente.

2 comentários:

  1. Contitnua sendo um desconhecido. Unica coisa é o tal de Conseg que ninguem sabe direito o que é isto, nem sabe como funciona, e ele foi presidente ou diretor. Como a praia brava continua cheia de ladrões e assaltantes, nada fez.
    E li no Diarinho que tem a história de um edificio embragado. Aonde?
    Será que ele foi uma boa decisão? Também não sei o que se passa na cabeça do prefa então vou esperar para ver.

    ResponderExcluir
  2. O Benitez é desconhecido para quem vive na politicagem. Só conhece ele do CONSEG? Veja sua formação acadêmica e seu trabalho para trazer recursos para a região quando trabalhava no BRDE. Falta para ele um pouco de "cancha" para se livrar dos politiqueiros e colocar suas idéias em prática urgentemente. Tem potencial para ser um secretario pra ficar na história de Itajaí.

    ResponderExcluir

Seu comentário não pode ser anônimo para evitar problemas jurídicos.
Denuncias anônimas encaminhar para email jornalbravosamores@gmail.com