quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Peripatético – Pedro Washington de Almeida Jr

Olha lá! Chegamos a 2010. Vocês, nascidos antes de 1970 se dão conta desta data?

Vejam só. 2010 é o futuro! Aquele futuro das décadas de 60 e 70.

Lembram-se do filme 2010 o ano em que faremos contato? Era uma continuação do filme épico 2001: Uma Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick. O futuro está aqui. E Paris que se cuide; o diretor e cartomante Bruno Victor-Pujebet, rodou o filme Paris 2010: A Grande Inundação. Se você acredita em filmes prepare-se para vender guarda-chuva na cidade Luz.

Em 2010 teremos dois eventos importantes. A Copa do Mundo "é nossa, com brasileiro, não há quem possa", que desta vez não acontecerá em horários estranhos ao nosso organismo, nem fará neguinho dormir no banheiro do escritório, e as eleições 2010. Esta causa estranheza ao nosso delicado estômago, embrulhando as entranhas quando ouvimos promessas indigestas com azeitonas. Portanto, prepare-se para o horário eleitoral pois a eleição é de grosso calibre: Deputados Estaduais e Federais, Senadores, Governadores e Presidente da República. Gente interessada nas colossais verbas da Petrobrás, nos milhares de cargos em comissão, em quase tudo, menos em nosso povo.

E por falar em verba da Petrobrás, quem for assistir ao filme do Lula aproveite para pedir a pipoca e o refri por conta da Petrobrás. É um verdadeiro absurdo patrocinar um filme de um presidente ainda em mandato com verba pública. Lula faz o que faz de melhor, promover a era Lula. Esta família Meireles sempre esteve no monopólio do cinema nacional, mamando as tetas desta vaca profana federal. Como diz amigo meu, se existisse cinema na época de Dom Pedro, certamente um Meireles estava lá para abocanhar.

E por aqui em terras peixeiras? Por aqui coisas estranhas acontecem. O Natal em Balneário foi um sucesso realmente. Sou da turma do veja bem, mas não dá para contestar. Foi bom. Criou-se um espírito coletivo que Balneário não tinha em relação ao Natal. Mas veja bem, a prefeitura ainda não decolou. O discurso do "mal rondando nossa gestão" ainda está lá, na inauguração do trecho do Binário e outras conversas.

O próprio binário não tem o acesso dele pela Avenida do Estado sinalizado. A gente tem que adivinhar onde começa. Os semáforos continuam sem sincronismo e olha que vi muita reclamação neste ponto em diversas reuniões. Os quiosques ganham banheiros, ponto a favor. Mas deve-se olhar mais os bairros. É ali que as demandas iniciam. Praia dos Amores está abandonada e pedindo socorro. Vamos aguardar.

E Itajai? Parece que a prefeitura também não achou seu ritmo. Algumas boas cabeças, como o vereador da situação Osvaldo Gern e seu fiel escudeiro Everton Luiz Soares que realmente estão com vontade de realizar. De resto, muito pouco vê-se acontecendo.

Espero que 2010 seja um ano diferente. Em época de eleições costuma-se ver mais do que estamos acostumados em dias de marola.

E, pelo amor de Deus, vamos concluir nossa Av. Carlos Drumond de Andrade em Praia dos Amores e Praia Brava!

Fatma divulga relatório de balneabilidade nº 5 da temporada 2009/2010

A Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA) divulgou dia 8 de janeiro, o 5º Relatório de Balneabilidade do Litoral Catarinense, dando seqüência à série de relatórios referentes à temporada 2009 /2010. O relatório contém a situação atualizada de 174 dos 193 pontos amostrados nos mais de 500 quilômetros do litoral Catarinense.

Neste relatório, observamos 34 pontos impróprios dos 193 amostrados em nosso litoral. Já na capital, 14 pontos impróprios dos 63 amostrados. Totalizando uma impropriedade de 17,61% no estado e 22,22% na capital.

Metodologia

Para classificação da condição do ponto são consideradas as cinco ultimas coletas semanais consecutivas, ensaiadas em laboratório por 24 horas. O monitoramento abrange 27 municípios, num numero de 107 balneários ou praias que de acordo com suas características pode-se amostrar um único ponto ou varios pontos.

Cabe destacar que praias com adensamentos populacionais elevados, locais de pequena renovação hídrica, número de valas, rios ou riachos aportando a praia levam a um maior número de pontos amostrados.

Sobre Balneabilidade         

Os turistas que freqüentam as praias do litoral de Santa Catarina contam com uma vantagem que poucos Estados no Brasil oferecem. Além da diversidade de suas paisagens - que misturam baías, enseadas, costões e muitas ilhas - e da exuberante beleza natural, o Estado garante a seus freqüentadores um serviço de utilidade pública essencial no verão: o monitoramento da qualidade da água do mar para o banho humano.

É a Pesquisa de Balneabilidade, que analisa as águas de cada balneário e determina se estão Próprias ou Impróprias para o banho. Isto é, se estão contaminadas ou não por esgotos domésticos. A existência de esgoto é verificada através da contagem da bactéria Escherichia colia presente nas fezes de animais de sangue quente, que podem colocar em risco a saúde dos turistas e da população local.

Pesquisa

A pesquisa de Balneabilidade é um trabalho realizado sistematicamente pela FATMA (Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina) desde 1976, seguindo as normas da Resolução Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Ele começa com a coleta de amostras da água do mar em mais de 180 pontos dos 500 quilômetros da costa catarinense. A FATMA seleciona esses pontos de tal forma que todo o litoral seja avaliado, concentrando as coletas justamente nos locais mais suscetíveis de poluição - os de maior fluxo de banhistas. As coletas são feitas mensalmente de março a novembro e semanalmente de dezembro a fevereiro - o pico da temporada de Verão.