terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Meio Ambiente de Balneário Camboriu discute destino dos resíduos de construção

A Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú reuniu os secretários de Planejamento, Obras e Segurança, representantes do Sinduscon e da empresa LCG Consultoria, para discutir a continuidade do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos da Construção Civil da cidade.
O Plano de Gestão decorre da Resolução 3007 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e foi doado pelo Sinduscon, em janeiro de 2008, para implantação através da empresa LCG.Balneário Camboriú será a primeira cidade de Santa Catarina a ter o plano implantado, em atendimento ao que preceitua o Conama.
O Plano inclui normas de armazenamento, transporte, triagem e destinação final, além do cadastramento de empresas transportadoras e receptoras em áreas licenciadas pela Fatma. Envolve ainda a criação de APVs (Áreas de Pequenos Volumes). Já existem na cidade, segundo os técnicos da administração, dois desses locais. Um no Bairro dos Estados, nas proximidades do Colégio Ivo Silveira e outro no Bairro da Barra, mas outras áreas devem ser disponibilizadas.
Também prevê um sistema de TELECOLETA, um serviço prestado pela Prefeitura que transporta gratuitamente os pequenos volumes para os munícipes que realizam pequenas reformas e que produzem até meio metro cúbico de entulhos. Outro ponto importante do plano prevê uma fiscalização efetiva do cumprimento das normas, com parcerias entre o Meio Ambiente, Obras e Segurança Pública. Quando entrar em pleno funcionamento, a comunidade de Balneário Camboriú será conscientizada via campanhas educativas e informativas para que o plano seja cumprido pelos moradores. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente todos os projetos de construção devem possuir projeto de destinação final de resíduos sólidos, e as demolições ou reformas também deverão obedecer a essa exigência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário não pode ser anônimo para evitar problemas jurídicos.
Denuncias anônimas encaminhar para email jornalbravosamores@gmail.com