quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Quase 1 tonelada de pilhas e baterias recolhidas em Itajaí e Balneário Camboriú

Um projeto inovador, que está desde Dezembro de 2010 em funcionamento, atingiu no mês de Agosto o total de 900 kg de pilhas e baterias recolhidas nos municípios de Itajaí e Balneário Camboriú.
A iniciativa partiu do Jornal Bravos Amores, em parceria com o Porto de Itajaí e a empresa APM Terminals para implantar 50 pontos de coleta de pilhas e baterias nos dois municípios, aproveitando alguns pontos de distribuição do Jornal Bravos Amores.
Nestes 50 pontos as gôndolas do jornal Bravos Amores tem também repositórios para pilhas e baterias. A cada 15 dias a equipe de distribuição do jornal recolhe o que foi depositado pela população, realiza uma triagem do material separando material considerado tóxico do material não poluente, e encaminha para o Porto de Itajaí. O Porto e a empresa APM Terminals providenciam a destinação do material recolhido para o aterro industrial de Joinvile. O processo é acompanhado pela FAMAI - Fundação Muncipal do Meio Ambiente de Itajaí.
As gôndolas foram financiadas por empresas parceiras do Jornal, como a Construtora Thá, Brava Beach Internacional, Infinity Blue, Barigui Veículos, Promenac Veículos, e colocadas em locais de grande circulação de pessoas, como Supermercados e padarias de Balneário Camboriú e Itajaí.
No total já foram retiradas do meio ambiente, 900 kg de pilhas e baterias que, após uma triagem sobre sua destinação, resultaram em 578 kg de pilhas com componentes químicos e metais pesados que pela legislação, não podem ir para o aterro sanitário da cidade. O restante, 322 kg de pilhas, são consideradas de descarte comum pela legislação. Estas pilhas são acondicionadas em sacos de estopa e recebem uma identificação para que o caminhão de coleta de lixo possa separá-las dos demais resíduos comuns.

- Esta é uma maneira de mostrar que qualquer empresa pode constribuir com a melhoria na qualidade de vida das comunidades onde atua. Basta usar a criatividade e encontrar parceiros afinados com os valores de preservação e conservação do meio ambiente como foi o caso do Porto e da APM Terminals que toparam encaminhar o material para o aterro Industrial de Joinvile,  e empresas parceiras que adotaram as gôndolas, diz Pedro Washington, diretor do jornal e criador da ação.
- Estamos satisfeitos com o resultado, pois sabemos que quase 1 tonelada de pilhas e baterias deixaram de poluir lençóis freáticos, rios e mananciais de nossos municípios, conclui Pedro.

Empresas que adotaram as 50 gondolas com repositório de pilhas e baterias:
Barigui Veículos, Brahma Chopp, Brava Beach Internaciona, Hotel João de Barro, Infinity Blue Resort, Pousada Águas da Brava, Promenac Veículos, Strhel Construtora, Thá.

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa. Fui morador de Itajaí durante 25 anos. Morava em Cordeiros. Hoje moro em Vitória e tenho um projeto de coleta de pilhas e baterias aqui. Como moeda de troca elaborei uma sapinho de barro fertilizado do tamanho de uma moeda incubado com uma semente de árvore nativa. Nas empresas e escolas trocamos pilhas, baterias e celulares por sementes de árvore nativa. Fico muito feliz que vocês aí estejam coletando esse tipo de lixo, visto que essa cidade é constantemente alagada, motivo que me fez mudar para o ES. Deus abençoe vosso trabalho.

    ResponderExcluir

Seu comentário não pode ser anônimo para evitar problemas jurídicos.
Denuncias anônimas encaminhar para email jornalbravosamores@gmail.com