sexta-feira, 17 de abril de 2009

CONSEG BARRA NORTE REALIZA PALESTRA DIA 20/04.

O Conseg Barra Norte fará palestra sobre o Conseg, suas funções, estrutura e funcionamento, para os moradores de BC. A palestra tem a intenção de aproximar a comunidade com os Consegs.
Dia 20/04 19:30
Centro Educacional Ariribá.

NOVA ELEIÇÃO PARA O CONSELHO TUTELAR DE BALNEÁRIO CAMBORIU.

Após os incidentes sobre as eleições para composição do Conselho Tutelar em 2008, uma nova eleição foi marcada para 02 de Agosto de 2009.

As iscrições para chapa que vão concorrer as novas eleições do conselho tutelar vão até o dia 30 de abril.
As eleições serão no dia 02 de agosto.

Segundo informações da atual Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Balneário Camboriú (CDMA), Juliana Zimmermann Buerger, a data para realização da eleição municipal para escolha dos membros do Conselho Tutelar – gestão 2009/2012 será dia 02 de agosto de 2009, seguindo todos os requisitos legais da lei vigente.
Diante de uma intensa discussão sobre o modelo de eleições que deveria ser adotado para preenchimento dos cargos ao Conselho, o CDMA tomou uma decisão:
“O que o CMDCA vai fazer é perseguir a má influência nas eleições do Conselho Tutelar, pois sendo por chapas ou individual, a influência política vai persistir, pois faz parte do jogo democrático. De chapas para individual, o que pode acontecer é a pulverização de apoios, mas não a ausência deles. Mas o CMDCA não vai admitir e nem a lei municipal admite é a sustentação de candidaturas por partidos políticos e vai se manter neutro em relação as disputas e interesses.
Todos terão que ter consciência sobre a importância do Conselho Tutelar para a cidade, e estar lá disputando e pensando somente na causa da criança e do adolescente, esquecer de partidos políticos e de apoios partidários.
Não podemos permitir que exista outro tipo de interesses que não sejam pela causa tão nobre e importante que é a criança e o adolescente, portando esperamos que na observação de qualquer fato suspeito, por favor, denunciem, pois o Ministério Público estará atento para as irregularidades, em qualquer tipo de eleição para o Conselho Tutelar, seja ela, agora ou daqui a três anos. ““Quanto mais chapas inscreverem-se melhor para a população.”, conclui Juliana Zemmermann

17ª FESTA NACIONAL DA MAÇÃ INICIA NESTA SEXTA-FEIRA (17/04)




A tradicional Festa da Maçã, no município de São Joaquim, inicia hoje.


Confira a programação e informações:


Sexta-feira (17/04)


8h - Abertura dos Portões


8h - Rodeio Crioulo Nacional


10h - Concurso de Qualidade de Maçã na Sede da Associação de Funcionários da Epagri


14h às 18h-Passagem de som da Nevada no Palco 1


19h30 - Luis Marenco no Palco 1


20h30 - Nevada da Canção Nativa


21h 30 - Eder Goulart e Jones Andrei Viera no Palco 1


22h30 - Grupo Entrevero Serrano no Palco 01



Sábado (18/04)
08h - Abertura dos Portões do Parque


10h- Abertura oficial no Palco 1


10h30 - Rodeio Crioulo Nacional


13h30 às 17h30 - Passagem de Som da Nevada no Palco 1


18h - Giancarlo Orsoletta no Palco 1


18h40 - Leonel Gomes, Marcelo Oliveira, Lizandro Amaral


20h - Nevada da Canção Nativa no Palco 1


21h30 - Gaúcho da Fronteira no Palco 1


23h - Hugo Pena e Gabriel no Palco Nacional


00h30- Baile Grupo Candieiro - (CTG Minuano Catarinense )


Domingo (19/04)
08h - Abertura dos Portões do Parque


08h - Rodeio Crioulo Nacional


15h - Apresentação Invernada Artística no Tablado do Palco 1


17h - Pátria Sulina, com Lançamento do CD "Campanha ", no Palco 1


18h - Floreio Nativo no Palco 1


19h - Nevada da Canção Nativa no Palco 1


20h30 - Quarteto Coração de Potro no Palco 1


21h30 - Entrega da premiação da Nevada


22h - Walter Morais no Palco 1


Ingressos para Festa Nacional da Maçã já estão à venda
Os ingressos para a 16ª Festa Nacional da Maçã, que acontece entre 17 a 26 de abril em São Joaquim (SC) já estão à venda. O valor do ingresso á R$20,00 para cada dia. Estudantes e idosos com mais de 65 anos pagam meia entrada. A partir do dia 13 de abril estarão à venda os passaportes para todos os dias no valor de R$60,00. A organização disponibiliza também camarote para 150 pessoas.


Pontos de Venda


Prefeitura de São Joaquim


Onolulu em Lages


Prefeitura de Bom Jardim


Zecas Bar em Urubici


Secretaria de Turismo de Urupema


Mais informações (49) 3233-0411 na Secretaria Municipal de Turismo de São Joaquim.

Dragagem do acesso aos portos de Itajaí e Navegantes deve ser concluída nesta sexta-feira.

Com um atraso de 10 dias a dragagem termina nesta sexta-feira.

O trabalho deve terminar nesta sexta-feira, conforme prometido às empresas de navios mercantes. O Consórcio Draga Brasil deve utilizar até o último dia previsto no contrato com a Secretaria Especial de Portos (SEP) do governo federal para terminar a dragagem.
As duas dragas chinesas, que ficaram paradas por 15 dias por falta de comprovação fiscal de um representante do consórcio com a SEP e falta de repasse de verbas, estão trabalhando sem novas interrupções desde sábado passado.
Ao final da dragagem, o canal de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes deve atingir os 11 metros de profundidade que tinha antes da enchente de novembro. Atualmente, o canal está com 10 metros homologados pela Capitania dos Portos.
A assessoria de imprensa do Porto de Itajaí informou que irá divulgar o balanço operacional do complexo portuário do mês de março na segunda-feira. O porto adiantou que a entrada de navios se equiparou ao mesmo período de 2008, porém com uma inversão. O Porto de Navegantes, à época recém inaugurado, hoje detém a maior movimentação, com três berços em operação, ante apenas um berço operante em Itajaí.
A estimativa do Porto de Itajaí é de que o berço que está sendo construído entre em funcionamento em maio. O volume de cargas trazido pelos navios ao complexo em março foi menor do que no mesmo mês de 2008, informou a assessoria.

Seca deixa 45 municípios em situação de emergência em SC

Segundo Defesa Civil, regiões mais atingidas são Oeste e Planalto. Em Blumenau, no Vale do Itajaí, nível do rio está abaixo da média.

A Defesa Civil de Santa Catarina informou, nesta quarta-feira (15), que 45 municípios decretaram situação de emergência neste ano por causa da estiagem. As regiões mais atingidas pela seca são o Oeste e o Planalto catarinenses.

A região do Vale do Itajaí, onde estão localizadas os municípios que sofreram com enchentes no fim do ano passado, não sofre com a estiagem, mas o volume de chuvas também caiu, segundo a Defesa Civil.
O nível do Rio Itajaí-Açú, que passa por Blumenau (SC), está abaixo da média. A cidade foi uma das mais destruídas pela chuva. Dos 98 milímetros de chuva previstos para Blumenau em abril, até agora choveu apenas 0,1 milímetro.
Apesar da falta de chuvas, a Prefeitura de Blumenau informou que, por enquanto, não existe risco de estiagem ou de corte no fornecimento de água para os próximos meses.

Centro Hemoterápico de Blumenau precisa de sangue

O Centro Hemoterápico de Blumenau, que atende 11 município do Médio e Alto Vale do Itajaí, precisa urgente de doadores. Até quinta-feira, faltavam 270 bolsas de sangue de 300 ml para suprir a demanda. O tipo sanguíneo que mais falta no banco é o A+, comum às pessoas de origem alemã.

O aumento dos transplantes de órgãos, o grande número de acidentes de trânsito durante o feriado de Páscoa e doadores que tomaram recentemente a vacina contra a gripe são os principais motivos da baixa no estoque. De acordo com o diretor do Centro Hemoterápico, Delson Morilo Langaro, semana passada foram feitos sete transplantes no Hospital Santa Isabel. Na quinta-feira, ocorreram mais dois.
Segundo a bioquímica Patrícia Pozo, durante o transplante de fígado, por exemplo, são necessárias, em média, 40 bolsas de sangue de 300 ml.
— A média de transplantes deste mês é impressionante, o que demanda uma quantidade muito grande de sangue para a transfusão. E isso tende aumentar. Atendemos 500 pacientes por mês na região. Se as pessoas não doarem sangue, os tratamentos serão interrompidos e a vida dessas pessoas pode ficar comprometidas — alerta o hemoterapeuta.

As doações atendem principalmente a pacientes operados e com câncer, em tratamento quimioterápico. Patrícia ressalta que o estoque de sangue diminuiu ainda mais neste mês devido à vacinação contra a gripe. Empresas da região costumam ter grupos de doadores de sangue cadastrados, mas nessa época do ano também incentivam os funcionários a aderir à vacinação.
— Quem tomou a vacina deve esperar 30 dias para poder doar sangue novamente. A vacina causa uma resposta ao sistema imunológico que a reconhece como um corpo estranho — justifica.

O número de doadores regulares em Blumenau não é considerado pequeno. Segundo o diretor do Centro, são 1,6 mil doadores por mês. Para normalizar o estoque, com o aumento das transfusões em abril, seriam necessárias 80 doações diárias, mas o Centro Hemoterápico está atendendo no máximo a metade.

A doação pode ser feita no Centro Hemoterápico de Blumenau, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 18h, e aos sábados, das 8h às 11h, na Rua Floriano Peixoto, nº 300, anexo ao Hospital Santa Isabel. É preciso apresentar documento de identidade com foto.

Fonte: Diário Catarinense

Para doar sangue

- Ter entre 18 e 65 anos

- Pesar no mínimo 50 quilos

- Ter ingerido alimentos com pouca gordura

- Após o almoço, aguardar duas horas

- Não ter tomado bebida alcóolica no dia da doação

- Obedecer ao intervalo entre as doações: Homens a cada dois meses - mulheres a cada três meses - não ultrapassar quatro doações por ano para os homens e três para as mulheres


Fonte: Centro Hemoterápico de Blumenau