sábado, 4 de outubro de 2008

REFORMA GERAL NO MORRO DO CARECA EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ



Em uma iniciativa inédita, entidades unidas promovem reforma geral no Morro do Careca.

O Morro do careca é um dos principais cartões postais de Balneário Camboriú. Por sua privilegiada posição, permite visualizar toda orla de Praia Brava e BC. É um dos melhores pontos para se ver o nascente do sol “no oceano Atlântico” e recebe a atividade de vôo livre que atrai multidões de turistas o ano todo. Foi esta atividade, iniciada a 25 anos atrás, que promoveu as primeiras mudanças e se envolveu de corpo e alma em cada aspecto do morro.
Até aí nada de novo.

A pouco anos atrás o Morro começou a sofrer mudanças, com criação de cancela para regularizar o movimento de turistas e pessoas, criação de uma via pavimentada de acesso e estacionamento. Benfeitorias que modificaram o panorama turístico do morro.
Agora, uma iniciativa que envolveu os clubes de vôo livre da região, prefeitura municipal de Balneário Camboriú e Associação dos Moradores de Praia dos Amores, promove uma nova ação de benfeitorias para tornar o Morro do Careca uma área única para o turismo e moradores de BC.
A iniciativa partiu dos próprios pilotos de vôo duplo, que solicitaram ajuda da Associação de Moradores e Prefeitura.
Associação de Pilotos de Vôo Duplo de Parapente do Morro do Careca, firmou parceria com a Secretaria de Obras, Paisagismo, Secretaria do Meio Ambiente e clubes de vôo livre de Balneário Camboriú para reestruturar praticamente todos os pontos de acesso e circulação de pessoas e a área de vôo.
A Secretaria de Obras entra com os recursos físicos e a associação de pilotos de vôo duplo arca com as despesas na mão de obra.

O projeto envolve, sinalização, paisagismo, meio-ambiente, estrutura de acesso e segurança.
Segundo, Dualcei da Silva, piloto de parapente e um dos responsáveis pela iniciativa, é uma ação de revitalização do morro para torná-lo ainda mais atrativo aos turistas o ano todo e garantir uma estrutura adequada para prática do vôo livre. Com estas modificações, o morro do careca será ainda mais visitado, com organização e cuidados ambientais.

* O Morro do Careca ficará interditado para carros e motos até dia 12 de outubro.

Estão envolvidos no projeto: Clube Laranjeiras de Vôo Livre; Clube Atalaia, Associação de Pilotos de Vôo Duplo, AMPA, Secretaria de Obras, Paisagismo, e outros órgãos da Prefeitura.

É nosso morro sendo cuidado como deve ser!
A Associação de Pilotos de Vôo Duplo está encontrando uma maneira de trazer o único museu de vôo livre da mundo para BC. Esta moçada está fazendo a diferença para trazer qualidade ao turismo e ao esporte de BC.

Mudanças e reformas previstas para o morro do careca:

Plantio de grama: Aprox. 650 m²
Portal junto à cancela
Escada de acesso ao cume do morro com subida e descida.
Novas lixeiras (solicitado 10 novas lixeiras)
Bancos com encosto (solicitado 8 novos bancos)
Bomba d'água com mangueira para irrigar a grama
Faixa de isolamento na área de decolagem
Plantas ornamentais por toda extensão da via do morro.
Limpeza das trilhas

Um comentário:

Seu comentário não pode ser anônimo para evitar problemas jurídicos.
Denuncias anônimas encaminhar para email jornalbravosamores@gmail.com