quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Florianópolis sedia Encontro com foco no Associativismo empresarial.

O que: 16° Congresso Nacional de Jovens Lideranças Empresariais

Quando: dia 18 a 20 Agosto.

Onde: Florianópolis

Foi-se o tempo em que apenas o instinto bastava para se formar um bom empresário. Embora o feeling ainda seja importantíssimo para se adentrar ao mundo dos negócios, a formação, capacitação, expansão dos conhecimentos, pesquisa e, principalmente conhecimento amplo do mercado são essenciais para o atual conceito de administração. O banco acadêmico, base da formação empresarial, já absorveu esta necessidade latente de capacitação e há oferta de nada menos que 20 graduações segmentadas em diferentes áreas da administração nas universidades brasileiras. Segundo dados do Censo da Educação Superior do MEC aproximadamente existe 1 milhões de estudantes de administração no Brasil, e não há vagas formais para absorvê-los, sendo necessário que muitos deles apostem na abertura de seus próprios negócios. Para seguir este caminho rumo a um futuro empresarial competitivo as etapas seguintes à formação acadêmica até passam por especializações e MBAs, mas, toda a teoria só vem a tornar-se uma prática positiva através troca de experiências reais de mercado.

O associativismo entre os jovens foca esta ponte entre teorias e práticas. Por isso o exercício do associativismo vem cada vez mais atuando como diferencial competitivo de mercado entre os empresários que adotaram este conceito. Embora munidos de boa base teórica, quando os jovens empresários brasileiros se unem para discutir a realidade de um mercado que não enxerga mais fronteiras, é que eles começam a solidificar o sucesso do futuro econômico do país. Uma prova desta mobilização de jovens lideranças em prol da troca de experiências será o "16° Congresso Nacional de Jovens Lideranças Empresariais". Mais de mil jovens empresários estarão reunidos em Florianópolis entre os dias 18 e 20 de agosto para este encontro. O público deste fórum será formado por pessoas que já entraram no círculo do mercado e que, para manterem-se firmes na movimentação da máquina econômica estarão, durante dois dias, atentos às histórias de sucesso de grandes empresários que, um dia, já tiveram que iniciar suas carreiras empresariais em trilhos semelhantes.

Com o tema "O Brasil empreendedor que queremos", o 16° Congresso Nacional de Jovens Lideranças Empresariais é assinado pela do CONAJE, Confederação Nacional de Jovens Empresários, juntamente com a FACISC e ACIF, e com patrocínio do SEBRAE, Tractebel, FIESC e Fecomércio. Este encontro anual, itinerante e que chega a Santa Catarina pela segunda vez em 2010, é visto como uma verdadeira mola propulsora para o empreendedorismo, alicerce de qualquer expansão econômica. Trata-se de um momento importante de incentivo aos jovens empresários, uma verdadeira mobilização que resultará em passos certos rumo ao Brasil de liderança e reconhecimento econômico internacional já visível no horizonte, mas o qual alcançaremos com maior propriedade e respeito aliando formação acadêmica e experiências associativistas.

Eduardo Machado – presidente da Confederação Nacional dos Jovens Empresários