quarta-feira, 4 de agosto de 2010

AZIMUT-BENETTI: MAIOR CONSTRUTOR DE MEGAIATES DO MUNDO LANÇA PÓLO NÁUTICO À IMPRENSA CATARINENSE





Na manhã de ontem (3) autoridades, imprensa e empresários catarinenses se reuniram no Centro de Eventos do Recanto das Águas Resort e Spa (Balneário Camboriú) para participarem de coletiva de lançamento da fábrica no Brasil do grupo italiano Azimut-Benetti, o maior construtor de megaiates de luxo do mundo.

Na ocasião, o CEO da Azimut no Brasil Luca Morando apresentou um panorama geral do grupo que lidera o ranking mundial na produção de megaiates há 12 anos.

"A Azimut tem feito em média de 6 a 8 novos modelos de luxo por ano, lançando as tendências mundiais com constantes inovações e diferenciais", disse Morando.  "A empresa italiana enxerga oportunidades de crescimento constantemente por isso que mesmo em época de crise surpreende com faturamento anual em R$ 1,8 bilhões", completou.


O projeto Azimut Brasil
No Brasil, a cidade de Itajaí foi a escolhida para a implantação da estrutura do pólo náutico de 200.000 m2 e que terá as suas instalações concluídas ao longo de 2.011. Morando citou os requisitos: rede de fornecedores, logística, segurança e capacidade na formação da força de trabalho como os principais itens para a escolha da cidade catarinense.


O CEO da Azimut destacou ainda que a implantação da fábrica em Santa Catarina foi viabilizada graças ao fundamental apoio do Governo do Estado e da prefeitura em transformar em pouco mais de três meses um protocolo de intenções, em uma realidade operacional. Morando agradeceu a parceria com a empresa Teporti – Terminal Portuário de Itajaí, através da família D´Avilla, que não mediram esforços para essa operação.

Ele também citou a parceria com a empresa Yacht Brasil (revendedora) que conta com uma rede de 18 pontos de vendas altamente estruturada e capacitada e com lojas nas diversas áreas do território brasileiro.

Também participaram da coletiva a vice-prefeita de Itajaí, Dalva Maria Rhenius; o presidente da câmara de vereadores Luiz Carlos Pisseti e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Clayton Batschauer, que se mostraram entusiasmados com o novo projeto para o desenvolvimento econômico da cidade e do estado como um todo.


O secretário Clayton Batschauer destacou o potencial de Itajaí como importante pólo portuário e econômico do país e disse que o município está aberto para novos investimentos. "Soube da intenção do grupo Azimut-Benetti em instalar uma marina no Brasil e será um grande privilégio caso esse projeto venha a ser viabilizado em nossa região", destacou.

A fabricação dos iates atualmente acontece em um galpão provisório de 10.000 m2 para a produção dos dois primeiros modelos no Brasil: o Azimut 43 e o Azimut 58, que serão lançados no primeiro semestre do próximo ano.  Com a construção do pólo náutico, a produção estimada em Itajaí será de 100 iates por ano, oferecendo aos clientes brasileiros uma ampla e completa gama de opções: 6 modelos diferentes: 4 abaixo de 80 pés e 2 entre 80 a 100 pés. O total do investimento das operações em terras brasileiras está estimado em R$ 200 milhões.

Na fase inicial, a Azimut Brasil está gerando 50 empregos diretos que chegarão a um número estimado de 1000 vagas de trabalho com a conclusão do pólo náutico. Morando explicou que toda a mão de obra de trabalho passará por constantes processos de qualificação e capacitação necessários para atenderem o alto padrão de qualidade oferecido pela companhia. Para isso, ele citou a importância do intercâmbio de informações e parcerias com as universidades de Santa Catarina.

Mercado náutico no Brasil
Segundo Morando, o Brasil tem vocação natural para o mercado náutico pela sua privilegiada costa e sua posição geográfica. Ele destacou ainda o fator "clima" como uma das principais vantagens no setor. "Enquanto na Europa a usabilidade dos iates é mais frequente durante 3 meses de verão, aqui no Brasil é possível desfrutar desses produtos de sonho durante o ano inteiro", explicou.

Além disso, o CEO citou o excelente desempenho econômico do país que contribui para o crescimento do mercado náutico e favorece na atração de novos investimentos.

Apesar dos facilitadores, Morando avalia que o Brasil precisa melhorar muito a sua infraestrutura. Acessos, serviços de marinas, capacitações, produtos, rede de fornecedores são algumas das carências. "O grupo Azimut-Benetti chega ao país com a convicção de poder contribuir para o desenvolvimento do setor náutico", completa.

Consumidor Azimut Brasil
O perfil do consumidor dos produtos de luxo Azimut é altamente exigente. E esse segmento de público no Brasil vem crescendo consideravelmente, assim como nos demais países que fazem parte do BRIC. "Hoje o consumidor brasileiro está mais perto das melhores marcas mundiais e é bastante seletivo nas questões de qualidade, sofisticação e plena satisfação", diz Morando.

Por isso, o grupo tem observado a excelente aceitação dos produtos Azimut no Brasil nos últimos 15 anos e agora, com a implantação da fábrica, o comprador brasileiro acompanhará bem de perto o seu sonho. "A fábrica também funcionará como uma base para dar suporte mais direto, mesmo se o cliente aqui no Brasil optar pela aquisição de um modelo fabricado somente na Itália. Ele terá a oportunidade de comprar um iate de alto luxo com a vantagem de ter perto um estaleiro nacional", explica Morando.


Sobre o grupo Azimut-Benetti
Missão do grupo: "construir a embarcação mais bonita, confiável, tecnológica, inovadora e assisti-la sempre em qualquer lugar" (Paolo Vitelli).

O grupo Azimut-Benetti tem mais de 40 anos de história. Fundado em 1.969, é o primeiro e mais prestigiado construtor de iates do mundo. O grupo, cujos membros incluem as marcas Azimut Yachts, Benetti e Atlantis, cada uma aborda uma linha diferente no mercado de navegação - e a Fraser Yachts, uma marca líder no setor de serviços, opera em 67 países do mundo através de uma rede de vendas de 138 localidades.

Das instalações, são 7 unidades de produção de luxo na Itália (incluindo o pólo náutico de Livorno), um pólo náutico na Turquia e agora outro no Brasil.

Mil vagas para Construção Naval em Itajai


Empresa italiana contrata até 2011.

A instalação do grupo italiano Azimut-Benetti no Brasil traz ao Vale do Itajaí a criação de mil novos empregos. A empresa oficializou ontem a implantação da fábrica e sede brasileira da empresa em Itajaí, dando novo ânimo para os profissionais da construção naval. Por enquanto, 50 trabalhadores foram contratados para os serviços na filial catarinense. Ao longo deste e do próximo ano, outras 950 vagas serão preenchidas.

Luca Morando, diretor-executivo do Azimut no Brasil, afirma que a prioridade é a mão de obra local. Para isso, pretende formalizar parcerias com universidades catarinenses em busca de profissionais qualificados:

–Estamos entrando em contato com a Univali e também com a Universidade Federal de Santa Catarina para discutirmos a questão da mão de obra,.

O curso superior de Tecnologia em Construção Naval, oferecido na Univali de Itajaí, existe desde 2005 e hoje conta com 250 acadêmicos matriculados. Roberto Barddal, coordenador do curso, disse que a cada semestre, entre 15 e 20 pessoas conquistam o diploma:

– A procura na área da construção naval está cada vez maior e, com isso, as oportunidades de emprego também. Nosso curso é todo pensado no mercado de trabalho.

Os profissionais que quiserem concorrer às vagas disponíveis no grupo Azimut-Benetti de Itajaí devem enviar currículo para o e-mail recrutamento@azimutyachts.com.br. As vagas disponíveis serão preenchidas por trabalhadores navais e de outros setores, como administrativo.

O grupo já possui encomendas para 2011. A estimativa é produzir, por ano, cerca de 100 embarcações.


A Univali e o SENAI estão oferecendo cursos específicos para qualificação de profissionais em Construção Naval:

  • Curso Superior de Tecnologia em Construção Naval

Turno: noturno, de segunda a sexta-feira

Duração: três anos e meio

Investimento: R$ 593 por mês

Informações: (47) 3341-7500




  • Faculdade de Tecnologia – Senai

Curso Técnico em Construção Naval

Turno: noturno, de segunda a sexta-feira

Duração: dois anos

Investimento: R$ 297 por mês

Informações: (47) 3341-2900


 

Balneário: Acidente obriga o fechamento do cruzamento da 1500 com a Terceira avenida.

Prefeitura de BC comunicou que em função de um forte acidente ocorrido na madrugada desta quarta-feira, o cruzamento da Rua 1.500 esquina com a Terceira Avenida, será fechado na noite de hoje (quarta,04) a partir das 20 horas. Devido ao mau tempo e a violência do acidente - que arrancou o cabeamento e destruiu o semáforo do cruzamento – o local será fechado para garantir maior agilidade na conclusão do serviço e a segurança dos motoristas e operários. A previsão é que o cruzamento seja liberado já no início da manhã desta quinta-feira. Apenas o cruzamento será interrompido e o trânsito na Terceira Avenida seguirá normalmente. 

Balneário: Acidente obriga o fechamento do cruzamento da 1500 com a Terceira avenida.

Prefeitura de BC comunicou que em função de um forte acidente ocorrido na madrugada desta quarta-feira, o cruzamento da Rua 1.500 esquina com a Terceira Avenida, será fechado na noite de hoje (quarta,04) a partir das 20 horas. Devido ao mau tempo e a violência do acidente - que arrancou o cabeamento e destruiu o semáforo do cruzamento – o local será fechado para garantir maior agilidade na conclusão do serviço e a segurança dos motoristas e operários. A previsão é que o cruzamento seja liberado já no início da manhã desta quinta-feira. Apenas o cruzamento será interrompido e o trânsito na Terceira Avenida seguirá normalmente. 

Revitalização da Avenida do Estado é anunciada para este mês.





Uma grande obra que pretende mudar o sistema viário de Balneário e traz o conceito de mobilidade urbana em seu planejamento.
A prefeitura de Balneário Camboriu divulgou o início das obras de revitalização da Avenida do Estado em uma coletiva realizada para a imprensa e entidades representativas, nesta manhã de quarta-feira (04).
Em uma manhã com chuva e muito frio, o prefeito Edson Piriquito e o Secretário de Planejamento Auri Pavoni, passaram todas as informações sobre o projeto, transtornos que a obra causará e a importância desta revitalização para a cidade e falaram ainda sobre o futuro da cidade.
Foram enfáticos: para realizar esta obra precisamos da compreensão e ajuda de todos os moradores da cidade, pois sua execução trará transtornos por 4 meses porém os benefícios serão muito maiores que o transtorno. "É importante que a população da cidade nos ajude", disse Piriquito.
Somente a obra de asfaltamento da avenida custará aproximadamente 2 milhões segundo informou o Secretário Auri Pavoni e deverá ser finalizada antes da temporada, em uma empreitada de 4 meses, se São Pedro ajudar, comentou o prefeito Piriquito, visto que não é possível trabalhar em dias de chuva. Na temporada será liberado o trânsito e após, serão realizadas as obras de paisagismo e plantio de árvores.
A empreiteira responsável pela execução é a Via Pav.
Ainda, segundo o prefeito, a primeira questão desta obra é a estrutura, após o embelezamento e colocação das árvores.
Esta obra está à frente de conceitos importantes para uma cidade quando o assunto é mobilidade. Precisamos repensar a estrutura viária da cidade permitindo a mobilidade urbana, pedestres, transporte urbano, veículos e bicicletas. Balneário emplaca 1.000 mil veículos por mês e, neste ritmo, não teremos mais espaço para circulação de veículos e pedestres, disse o prefeito Edson Dias.
Esta obra será um marco para Balneário, sendo com certeza a maio obra da história da cidade. O projeto baseia-se em conceitos europeus de mobilidade e é o pontapé inicial para a integração de um sistema de ciclovia e transporte coletivo urbano. Após a conclusão do sistema viário, teremos um transporte coletivo urbano que nada ficará a dever para nenhuma outra cidade, disse Auri Pavoni. Estamos pensando em longo prazo, sendo necessário pelo menos cinco anos para que todo o sistema viário de Balneário seja adequado a uma nova realidade.
O prefeito enfatizou que este projeto foi estudado por vários meses para se chegar ao melhor projeto possível, sendo previsto, a colocação do sistema de esgoto, a drenagem pluvial, o paisagismo e a arborização.
A OBRA
Início: Agosto
Término da fase de asfaltamento e sinalização: Dezembro
Execução: Via Pav
Orçamento fase inicial: aproximadamente 2 milhões.
O primeiro trecho a ser modificado vai da altura da Rua 1.131 até o quartel do Corpo de Bombeiros.
Concluída, a nova avenida será arborizada dos dois lados, terá ciclovia, estacionamento, três pistas de rolamento e um corredor exclusivo para ônibus, além de uma nova galeria pluvial que pretende resolver de vez os problemas de alagamento naquela região.
Trânsito durante as obras
Durante as obras, os motoristas que virem para Balneário Camboriú de Itajaí, ao chegar na altura da Rua 1.131, vão desviar o trajeto pelo Binário, avenida recentemente inaugurada que passa em frente a prefeitura. Já os motoristas que virem de Camboriú poderão acessar a Avenida do Estado pela Rua Bélgica.
Além disso, a Rua Dinamarca será interligada diretamente com a Avenida Central; a Rua Chile será interligada com a 3ª Avenida e a Ruas Bélgica mudará o sentido para retirar os motoristas da rota das obras. A Indonésia ficará com sentido único e servirá de acesso para o Cristo Luz e a prefeitura. Os pontos de ônibus compreendidos neste espaço também serão remanejados e amplamente divulgados para os usuários do transporte coletivo.
Acessibilidade
Todo projeto da nova avenida é pautado no conceito de acessibilidade, com as calçadas contínuas, se estendendo sobre as ruas. Nos cruzamentos, a estrutura será de "paver" no mesmo nível da calçada. Uma espécie de lombada mais extensa, onde os veículos sobem um pouco para atravessar o cruzamento e o pedestre não precisa descer a calçada para cruzar a rua.
Ciclovia
Haverá uma ciclovia lateral (lado direito sentido Sul Norte) acompanhando o trecho que, futuramente, fará parte do sistema de ciclovias da cidade (3ª, 4ª, 5ª avenidas).
Ônibus
Haverá um corredor de ônibus para o transporte coletivo, com pontos de parada para dentro da via, com bolsões criados para o embarque e desembarque de passageiros.
Vias
Serão três pistas de rolamento que funcionarão no sentido BC-Itajaí (Sul-Norte).
Paisagismo e Arborização
Toda a avenida terá a colocação de bancos, paisagismo e o plantio de árvores, criando um espaço verde na cidade.
Ao final da revitalização de toda Avenida do Estado, as três pistas de rolamento funcionarão somente no sentido Balneário Camboriú – Itajaí; arborização dos dois lados da via; ciclovia na lateral (na pista do Banco do Brasil); um corredor somente para passagem dos ônibus e uma galeria pluvial mais ampla que a atual, que deve acabar de vez com os pontos de alagamento no local.


Ponto de vista Jornal Bravos Amores:
Esta obra de revitalização da av. do estado é uma necessidade. Trata-se de um conjunto de benfeitorias importantes para o presente e futuro de Balneário Camboriu.
O modelo do projeto mostra mudanças no conceito de transporte da cidade e execução de obras. Primeiro, a implantação de uma galeria pluvial adequada, em segundo lugar, a previsão de uma ciclovia e uma área para o transporte coletivo. Em terceiro, e não menos importante, a previsão de paisagismo urbano com o plantio de árvores. É uma revisão do modelo de obras que eram até então adotados pelo município.
Com esta obra, a prefeitura pretende integrar a av. do estado com outras vias no sentido Norte Sul de Balneário Camboriu, sendo no futuro,  ao Norte, realizada a revitalização até a Av. Carlos Drumond de Andrade na Praia dos Amores.
Faltam ainda, e a prefeitura comentou este problema, arrumar as entradas de Balneário Camboriu pois estes acessos, formam gargalos em nosso sistema viário.
Preocupante mesmo é o curto tempo de execução desta obra anunciada pela prefeitura. Apenas 4 meses para colocação da rede de esgoto, sistema pluvial, asfalto, e sinalização.
Neste curto espaço de tempo, a Via Pav e prefeitura terão o seu maior desafio: realizar uma importante obra antes que inicie o turismo de verão.