domingo, 12 de outubro de 2008

Criada a Federação dos Conselhos Comunitários


No dia 23 de Setembro de 2008, reuniram-se sete unidades CONSEG do Estado de Santa Catarina para a criação da Federação que reunirá as entidades de todo o estado.

Atendendo a edital publicado na ocasião estiveram presentes os seguintes CONSEGS: Blumenau Centro/Escola Agricola, Bombinhas/Zimbros, Balneário Camboriú Centro, Balneário Camboriú Municipios, Balneário Camboriú Barra Norte, Camboriú São Francisco/Rio Pequeno, Camboriú Monte Alegre, Itajai Praia Brava.

Na ocasião foi eleita a diretoria interina, que estará coordenando os trabalhos de implantação por um periodo de 180 dias e posteriormente será ratificada no cargo. Aprovou-se o estatuto da entidade e logomarca conforme Ata.

Os presentes aproveitaram o momento para apresentar aos outros consegs os projetos desenvolvidos e as dificuldades de cada unidade.Ficou estabelecido que no final de Março de 2009 será realizado o 5º Encontro Estadual de Consegs. A organização ficou a encargo da diretoria atual da Federação.

Obras - Comunidades dos bairros Fazenda e Praia Brava recebem melhorias

Depois dos preparativos para a chegada da temporada de verão na cidade, a Prefeitura de Itajaí está em fase de manutenção das obras para garantir conforto e tranqüilidade aos itajaienses e turistas que visitam o município.
A Secretaria de Obras e Serviços Municipais, através da Coordenação Regional de Atendimento ao Cidadão da Fazenda/Praia Brava, executou, na última semana, melhorias em vias públicas das regiões do bairro Fazenda e Praia Brava.Em virtude das chuvas fortes ocorridas neste mês de dezembro, algumas estradas de barro foram prejudicadas. De acordo com o Secretário de Obras, Jean Pierre Lana, “as Coordenações Regionais realizam um bom trabalho nessas ruas.
No entanto, com a vinda da chuva, todo o patrolamento efetuado nas vias é perdido”. Para a solução deste problema, é necessária a aplicação de macadame no local para nivelar a rua e evitar buracos.Por isso, a Coordenação da Fazenda/Praia Brava, realizou na última semana a macadamização de vários pontos da região atendida.
No bairro Praia Brava, oito ruas que apresentavam problemas receberam o serviço. Já, na localidade da Nova Divinéia e travessas da Rua Luci Canziani, todas as vias foram macadamizadas. “Além da dificuldade que enfrentamos com a chuva, realizamos manutenção nas ruas com freqüência. Principalmente, nesta época do ano que o movimento no trânsito aumenta devido à temporada de verão”, explica Davi Teixeira, Coordenador da Coordenação da Fazenda/Praia Brava.
Na Avenida José Medeiros Vieira, da Praia Brava, a equipe da Coordenação executou os reparos necessários em tubulações. “Com a forte chuva, criaram-se algumas fugas próximas à restinga, que precisavam de uma solução urgente para evitar acidentes”, relata Teixeira. O bairro Fazendinha também recebeu melhorias para a segurança e conforto da população. Uma galeria localizada na Rua Abel Adriano da Silva era alvo de reclamações dos moradores, já que estava sem corrimão, apresentando riscos aos que transitavam no local. “Por determinação do prefeito , foram construídos um muro e o passeio público, além da confecção e colocação de um corrimão na ponte da galeria, proporcionando mais segurança”, ressalta Davi.
Obra de ajardinamento embeleza o Molhe-Sul
A Prefeitura iniciou mais uma obra de melhoria nas praias de Itajaí. Nesta quarta-feira (26), a equipe da Secretaria de Obras deu inicio ao serviço de ajardinamento do Molhe Sul. Segundo o Coordenador da Força-tarefa Cidade Saudável, Juarez Müller, “serão plantados 1800 metros de grama e 23 coqueiros. Além disso, para facilitar o acesso ao local, a equipe irá instalar duas escadas para os pedestres e uma passagem para os veículos. “O Molhe-Sul já era um dos principais pontos turísticos de Itajaí. No entanto, depois da iluminação especial para o surf noturno, a tendência é receber cada vez mais visitantes”, comenta Muller. Neste ano, no mês de aniversário da cidade (junho), foi inaugurada a Iluminação Especial do Molhe Sul em Itajaí. A iluminação foi implantada em todos os locais destinados aos estacionamentos, praia da Atalaia, área de surf e via de acesso ao Molhe Sul. Foram instaladas 15 luminárias na via do molhe sul, com lâmpadas de 400 watts de vapor de sódio, nos mesmos postes destinados à iluminação da prática do surf e também em postes independentes. Já o estacionamento do Molhe Sul conta com 10 luminárias do tipo projetor retangular, com lâmpadas de 400 watts de vapor metálico, dotadas com tecnologia de ponta e design moderno.
Fontes: engº Jean Pierre Lana - Secretário de Obras e Serviços Municipais - (47) 9987-3003