quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Itajaí contribui com permanência do Estado como Bicampeão como Melhor destino Turístico do Brasil

Na última sexta-feira (24), Santa Catarina recebeu o Prêmio Viagem e Turismo na categoria principal, “Melhor destino Turístico do Brasil”. O prêmio é fornecido pela revista Viagem e Turismo da Editora Abril. A premiação é feita através de votação popular, onde o viajante brasileiro escolhe as melhores opções do turismo nacionais e internacionais, em oito categorias. A entrega do prêmio aconteceu no Rio de Janeiro e contou com a presença do governador Luiz Henrique da Silveira. Está é a segunda vez que o estado é premiado.
Para conquistar o prêmio os governos estadual e municipal investem pesado no setor. A criação do Funturismo, que é um fundo de incentivo ao turismo, e é responsável pelo investimento em infra-estrutura e promoção, entre outros aspectos importantes para o desenvolvimento do turismo em Santa Catarina, é um dos investimentos que contribuem para a permanência do estado como Melhor destino Turístico do Brasil.
Itajaí, no litoral centro-norte do estado, vem contribuindo com essa posição. Prova disto é a construção de um Centro de Eventos, que já abrigou mesmo sem estar concluído a abertura do Festival de Música deste ano, a Marejada, Congresso da OAB entre outros eventos importantes e que atraem um expressivo número de turistas para a cidade e região.
O município ainda possui um dos mais modernos Píer Turístico do Estado. Aqui já é possível fazer embarque e desembarque de passageiros. De acordo com dados da Fundação Itajaiense de Turismo- Fitur, na temporada 2008/2009 devem passar pelo píer 29.700 mil visitantes, 23 cruzeiros devem atracar em Itajaí. O primeiro navio chega a cidade no dia 24 de novembro. A partir das oito horas da manhã, o transatlântico Azamara Journey, de bandeira das Ilhas Malta, atraca no Píer trazendo 694 turistas. De acordo com a Santur, cada turista gasta em média U$$ 100 dólares por dia em cada cidade que visita. Além de movimentar a economia da temporada, o bom receptivo aos visitantes vale peso de ouro, já que serve como a principal e melhor publicidade do município e pontos turísticos, visitante satisfeito recomenda o passeio e retorna com a família.
A partir da temporada 2009/2010 o município pode começar a receber transatlânticos ainda maiores, com a implantação do Complexo Turístico Portuário. O armador MSC Cruzeiros, um dos mais importantes armadores da área no mundo, e que possui 9 embarcações, iniciou esta semana negociações para atracação de transatlânticos de grande porte no Píer Turístico de Itajaí. Pelo menos dois devem atracar aqui, na temporada 2009/2010. Cada navio deve trazer cerca de 2 mil passageiros.

Comércio define horário especial de funcionamento durante temporada de Natal

A diretoria do Sindicato do Comércio Varejista de Itajaí (Sincomércio), fechou acordo com os representantes do Sindicato dos Empregados no Comércio, com o intuito de ampliar o horário de funcionamento do comércio no município durante o período que antecede o Natal. Além do horário em que as lojas deverão permanecer abertas ao público, o acordo também contempla benefícios para os empregados, a exemplo do pagamento de horas extras e de lanches durante o período de trabalho.
O horário ampliado de funcionamento do comércio começa na semana de 08 a 12 de dezembro, quando as lojas estarão de portas abertas para atendimento ao público até às 20 horas. No sábado, dia 13, o comércio funciona até às 18 horas. A partir do dia 15 até o dia 23, as lojas funcionarão até às 22 horas, incluindo o sábado, dia 21. No domingo, dia 21 de dezembro, o comércio funciona das 14 às 22 horas. Na Véspera de Natal, as lojas estarão atendendo das 9 às 16 horas. O comércio não vai funcionar no dia 25 e no dia 31 de dezembro.
Os empregados que trabalharem em regime de hora extra no período terão um acréscimo de 70% sobre cada hora trabalhada. O acordo também prevê que cada empregado tenha direito a um lanche, composto de um X-galinha e um refrigerante médio por dia. Empregados estudantes deverão ser liberados até às 18 horas do dia em que ainda tiverem compromisso escolar e tanto os representantes dos patrões quanto dos empregados devem gestionar ao serviço de transporte coletivo a implantação de linhas específicas para atender durante o horário ampliado.
A ampliação do horário de funcionamento do comércio é uma tradição do período natalino em Itajaí. “O período de Natal é a época de melhor movimento para o comércio, o que justifica um empenho extra tanto dos lojistas quanto dos empregados, no sentido de aproveitar esse período para garantir melhores rendimentos às lojas e, por conseqüência, aos próprios comerciários”, destaca o presidente da CDL de Itajaí, José Dada.

ÚLTIMA SEMANA PARA INSCRIÇÕES NA INTEGRAÇÃO PETROBRAS COMUNIDADES

Esta é a última semana para inscrição na seleção pública Integração Petrobras Comunidades, que será encerrada às 16h30 desta sexta-feira (31/10). Nesta primeira edição, serão destinados R$ 7 milhões para projetos sociais até R$ 50 mil desenvolvidos em municípios próximos às Unidades da Companhia nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No total, são 60 os municípios participantes.

A entidade do Terceiro Setor interessada em participar deve ler com atenção o Regulamento da Seleção e o Roteiro para Elaboração de Projetos e preencher, em seguida, o Formulário para Apresentação de Projetos. Estes materiais estão disponíveis no site www.petrobras.com.br/integracaocomunidades.
A entrega da proposta deve ser feita por um representante da entidade em um dos locais de inscrição credenciados e listados no site.

Os projetos devem seguir uma das seguintes linhas de atuação:

Geração de renda e oportunidade de trabalho;
Educação para a qualificação profissional;
Garantia dos direitos da criança e do adolescente;

Ao longo do mês de setembro, a Petrobras realizou 14 Caravanas Sociais nos quatro estados envolvidos, reunindo cerca de mil representantes de organizações do Terceiro Setor. Nas Caravanas os participantes puderam conhecer o Regulamento, aprender como preencher o Formulário para entrega dos projetos e tirar dúvidas sobre a seleção pública. Outro canal para esclarecimento de dúvidas é o e-mail petrobrascomunidades@petrobras.com.br
Ao realizar a Integração Petrobras Comunidades, a Petrobras reforça seu compromisso em contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde atua, além de complementar processos seletivos de âmbito nacional promovidos pela Companhia, tais como Desenvolvimento & Cidadania Petrobras, Programa Petrobras Cultural (PPC), Programa Petrobras Ambiental (PPA) e Petrobras Esporte & Cidadania. A divulgação dos resultados da seleção ocorrerá até o final do mês de novembro de 2008. Para mais informações acesse www.petrobras.com.br/integracaocomunidades

Porto - Coordenador aponta desenvolvimento da atividade portuária como principal fator para vinda do Encomex

Sérgio Nunes, coordenador-geral do Encomex, visitou Itajaí nesta quarta-feira, 29. Nunes veio conhecer a estrutura que irá abrigar o encontro promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Durante a visita Nunes apontou o desenvolvimento da atividade portuária e do comércio internacional como principal fator para a vinda do Encomex a Itajaí.
“Passamos perto de Itajaí diversas vezes. Promovemos o Encomex em Jaraguá do Sul, Blumenau e sempre acabamos postergando a vinda para Itajaí. Hoje, com todo o desenvolvimento do setor de comércio exterior na cidade, não poderíamos deixar passar a oportunidade”, comenta Nunes.
De acordo com o coordenador o Encomex é um projeto que procura sensibilizar pequenos e médios empresários para a cultura de exportação. “Dentro do MDIC nós temos o programa Cultura Exportadora. O projeto tem quatro bases: o Encomex, o Aprendendo a Exportar, os treinamentos para a Rede Nacional de Agentes de Comércio Exterior e o Primeira Exportação”, comenta.
Nunes explica que são realizados 10 Encontros de Comércio Exterior a cada ano desde 1997. O Ministério busca, dentro de cada cidade, a parceria de Associações Empresariais e Federações para divulgar o Encomex junto ao público-alvo, pequenos e médios empresários. “Além de iniciar na cultura da exportação, o MDIC faz um trabalho de identificação de nichos de mercado e até mesmo a adequação do produto para o comércio internacional”, ressalta.
Em Itajaí, o 130º Encomex ocorre paralelamente à Feira Itajaí Trade Summit, no Centro de Eventos, nos dias 19, 20 e 21 de novembro. As inscrições, tanto para a Feira como para o Encomex, podem ser feitas gratuitamente na internet através do:

Semasa - Turbidez do rio provoca falta de água na região da Praia Brava

A chuva dos últimos dias provocou turbidez(água suja), no rio Canhanduba, onde é captada a água tratada na Estação de Arapongas. Como a água ficou muito suja a Estação não consegue realizar o tratamento adequado para o consumo, por isso ontem(29), a Estação foi fechada. A paralização afeta diretamente o abastecimento dos bairros Fazenda, Fazendinha, Cabeçudas e Praia Brava.
Hoje(30), a Estação voltou a funcionar, só que está operando com metade da capacidade. Alguns locais ainda estão sem água ou com baixa pressão, é o caso da região de Santa Clara, onde o abastecimento ainda não se normalizou.
De acordo com os técnicos do Semasa, fornecimento de água deve voltar ao normal hoje à noite. Os moradores de Santa Clara estão com problema de falta d´água, desde segunda-feira, por causa de um vazamento que foi identificado na terça-feira e já foi resolvido.
O Semasa recomenda aos moradores que não utilizem água para cozinhar e lavar roupas quando o abastecimento se normalizar, pois a primeira água pode vir muito suja ocasionado pela interrupção do abastecimento.
Para maiores informações através do telefone gratuito 0800 645 0195