quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Itajaí: Unidades de Saúde atingidas pela enchente voltam a atender

De acordo com a programação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itajaí, a Policlínica Jardim Esperança reabre nesta quarta-feira (10). As Unidades Básicas de Saúde Cidade Nova e Murta estão na agenda para começar o atendimento na semana seguinte, a partir de segunda-feira (15). Os outros dois postos fechados, Bambuzal e Promorar II, ainda continuam sendo recuperados.
Todas as unidades que sofreram pelas cheias do mês de novembro estão passando pelo processo de limpeza, desinfecção e reposição de mobiliário e equipamentos danificados pela água. Contudo, o acolhimento aos usuários destes bairros está sendo realizado nas unidades mais próximas. Para tanto, basta a pessoa procurar as recepcionistas para que o encaminhamento seja feito.

A SMS ressalta que as unidades Praia Brava, Fazenda, Cordeiros, Dom Bosco, Itaipava, Imaruí, São João, Limoeiro, Brilhante, Rio Bonito, Salseiros, Votorantim, Caic, São Judas, São Vicente mantém a rotina, além da assistência de Urgência/Emergência.


TELEFONES ÚTEIS
Secretaria de Saúde: 3249-5500/ 3249-5549/ 3249-5522
DVE: 3249-5557
Farmácia do CODIM: 3908-5648
Tuberculose CODIM: 3908-5710

FITUR - Navio da Marinha fica aberto à visitação pública neste fim de semana

Navio da Marinha fica aberto à visitação pública neste fim de semana em comemoração ao Dia do MarinheiroNo próximo sábado(13) é comemorado o Dia do Marinheiro.
A Marinha do Brasil escolheu Itajaí para uma das celebrações. Dois navios já estão ancorados no Píer Turístico.
O navio Faroleiro Almirante Graças Aranha, veio de Santos com uma missão muito especial, a bordo trouxe 50 toneladas de donativos para as vítimas da enchente que aconteceu no final de novembro em Itajaí e região.
As doações são da Defesa Civil de Santos e São Paulo. A embarcação trouxe água, alimentos, roupas e materiais de limpeza. Assim que a embarcação partir, o Navio Patrulha Benevente, que veio do Rio Grande do Sul, vai ancorar no píer e deve permanecer até domingo.
De acordo com o tenente da Marinha Felipe Leme, o navio de patrulhamento costeiro, vai ficar ancorado em Itajaí pela passagem do Dia do Marinheiro, comemorado no próximo sábado. A embarcação vai estar aberta à visitação pública entre os dias 12 e 14, no período da tarde das 14 às 18 horas. A entrada é franca.
O navio possui 33 tripulantes, é um navio de guerra, usado para busca, salvamento e patrulhamento na costa brasileira. “A presença do navio em Itajaí é uma opção de turismo para a população, que vai ter a oportunidade de conhecer as dependências da embarcação, e todos os equipamentos usados no patrulhamento” comente Felipe Leme.
Os marinheiros serão os guias dentro do navio e vão poder receber os cumprimentos pela passagem do dia do Marinheiro.
Dia do MarinheiroO Dia do Marinheiro é celebrado no dia 13 de dezembro. Data de nascimento do Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil. A data foi instituída, pelo aviso 3.322 do Ministro da Marinha, em 04 de setembro de 1925, em reconhecimento aos grandes serviços prestados pelo almirante ao povo e à pátria. O Marquês de Tamandaré deixou registrada sua homenagem à Marinha, em testamento. Seu derradeiro desejo foi que sobre a pedra que cobriria sua sepultura fosse gravado “Aqui jaz o velho marinheiro”. O almirante nasceu na cidade de Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul, no dia 13 de dezembro de 1807. Filho do patrão-mor do porto da cidade, o Marquês de Tamandaré descobriu sua vocação para o mar aos 15 anos de idade. Foi aceito na Marinha, como voluntário, embarcando pela primeira vez na Fragata “Niterói”. Iniciava ali uma brilhante carreira na Marinha. Seu prestígio foi fruto de suas participações em quase todas as guerras de seu tempo defendendo os interesses do país.