sábado, 18 de setembro de 2010

PROJETO DE RECOLHIMENTO DE PILHAS E BATERIAS TERÁ CONDIÇÃO DE RETIRAR 2 TONELADAS DO MATERIAL POR ANO

PROJETO DE RECOLHIMENTO DE PILHAS E BATERIAS SERÁ IMPLANTADO EM ITAJAÌ, BALNEÁRIO CAMBORIU e CAMBORIU

Um projeto audacioso será implantado esta semana pelo Jornal Bravos Amores em parceria com a FAMAI, Porto de Itajaí e APM Terminals (TECONVI).
Trata-se de uma rede de pontos de recolhimento de pilhas e baterias usadas colocadas em diversos estabelecimentos comerciais que já distribuem o Jornal para seus leitores.
Segundo o editor do jornal, Pedro Washington de Almeida Jr, a idéia inicial era a implantação de uma ação ambiental através do Jornal e acabou tomando uma dimensão maior do que a esperada, pois a receptividade dos supermercados e panificadoras da região foi enorme.

Sobre o projeto de Recolhimento de Pilhas e Baterias usadas e destinação correta.

O Jornal Bravos Amores colocará em diversos pontos da cidade, gondolas do jornal com um depositório para descarte de pilhas e baterias usadas.
Estas gondolas estarão em quase todos os supermercados de Balneário Camboriu, Itajaí e Camboriu, algumas panificadoras e outros locais de grande circulação de pessoas.

Toda semana a equipe de distribuição do Jornal fará a coleta do material depositado. Após a coleta será realizada uma triagem do material segundo os padrões de descarte de pilhas e baterias da resolução do CONAN e sob a orientação da FAMAI.

As pilhas e baterias com elementos químicos prejudiciais ao meio ambiente serão encaminhadas ao Porto de Itajaí.
O Porto e a APM Terminals já possuem, internamente, a coleta de pilhas e baterias com a correta destinação. O Porto e a APM colocaram o sistema à disposição para o encaminhamento do material coletado pelo Jornal Bravos Amores. O Porto de Itajaí e a APM Terninals tem capacidade para encaminhar quase 2 toneladas de material por ano somente para este projeto.

Adote uma gondola.
Para conseguir o aumento de pontos de coleta suficientes em toda região, o Jornal Bravos Amores lançou a campanha "Adote uma gondola". Nesta oportunidade, empresas podem adotar a confecção de gondolas, colocando sua marca em evidência.
Foram adotadas 47 gondolas até o momento e mais empresas mostraram interesse em realizar esta adoção.
O Jornal pretende atingir 80 gondolas até janeiro de 2011 e, consequentemente, 80 pontos de coleta.
Firmando parcerias, o Jornal Bravos Amores quer envolver uma grande quantidade de empresas com um único objetivo: trazer melhorias ambientais para nossas cidades.

Empresas parceiras do projeto:
Barigui Veículos - Brava Beach Internacional - Chopp Brahma Express - Hotel João de Barro - Pousada Ondas da Brava - Promenac Praia Brava - Recanto das Águas Resort & Spa - Santidade Bar - Strehl Construtora & Incorporadora - Thá Construtora

Segundo momento do projeto
Esta será a primeira fase do projeto. Na segunda fase, teremos a reciclagem das pilhas que podem ser descartadas no aterro comum. Não pretendemos descartá-las nestes aterros.
Através de parcerias com as comunidadades e cooperativas que trabalham com a reciclagem do lixo, o Jornal pretende entregar este material para que seja aproveitado o metal das pilhas e baterias. Já há interesse de entidades neste sentido.

Segundo Pedro Washington, houve um estudo bem aprofundado do que já está sendo feito em relação à reciclagem do material prejudicial ao meio ambiente e ao material que pode ser descartado no aterro comum. Descobrimos que são pouquíssimas empresas no Brasil que fazem a reciclagem das pilhas e baterias que contém elementos químicos prejudiciais ao meio ambiente. Em Santa Catarina, RS, e PR não descobrimos nenhuma empresa. Em SP existe a Suzano, mas a logística para encaminhar estas pilhas até lá inviabilizaria o projeto. Até porque a Suzano cobra para receber estas pilhas.
Nossa idéia é fomentar a criação de uma cooperativa capaz de reciclar totalmente este material.
Quanto às pilhas de litio, que não sofrem contaminação pesada, podemos reciclar o metal presente no envólucro.



Se você quer entrar em contato com os organizadores do projeto: 47 3264 5178