quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Pingüins mortos em Praia Brava Itajaí e muita sujeira quebraram um pouco o encanto do evento WQS.






O Evento WQS terminou em dia ensolarado mais antecedido de muita chuva e muita sujeira nas areias de Praia Brava.
Mas o que mais chamou a atenção de quem caminhava pela praia foi a quantidade de pingüins encontrados mortos na areia.
Segundo informações do Centro de Reabilitação de Aves e Mamíferos Marinhos da Univali estes animais acabam em nossas praias após saírem de sua via de migração da Patagônia para o Sul da África.
Em uma extensa faixa da Praia Brava de Itajaí, foram encontrados pelo menos 10 pingüins recentemente trazidos pelas ondas, já mortos.
A quantidade de sujeira na praia era impressionante, não só pela quantidade, mas pela “qualidade”. Alguns itens estranhos eram encontrados, basta ver as fotos acima.Uma pena, mas enquanto houver agentes poluidores, esta será nossa triste realidade.

Encerrou o WQS Maresia em Praia Brava com a vitória de Jano Belo.









Muita gente bonita acompanhou a final do evento WQS Maresia, realizado na Praia Brava, Itajaí.

Depois de muita disputa nas ondas...Fim de papo na Praia Brava e vitória brasileira! O paraibano Jano Belo derrotou o havaiano Dustin Barca por 15,60 a 12,90 pontos e faturou o Maresia Surf International. Pela vitória em Itajaí, Jano levou 2.500 pontos no ranking e engordou a conta bancária em 15 mil dólares. Nada mal para uma semaninha de trabalho, hein?
- Não tenho nem palavras para descrever a sensação. A torcida me deu a maior força e deu tudo certo. Era Brasil contra Havaí e aqui não podia dar outra. Fiz meu trabalho da melhor forma possível e deu Brasil na cabeça! - comemorou Jano, que saltou da 166ª posição para o 91º lugar no ranking.
Dustin Barca, 14º agora na lista que classifica 15 surfistas para o WCT, também estava feliz com o resultado. Para quem nem ia competir na Brava, a final saiu melhor que a encomenda.
- Eu ia para o WQS das Ilhas Canárias, mas a ASP cancelou minha inscrição por algum problema e vim competir aqui. Tem que ter fé. Foi o destino - disse o havaiano.

Depois de três dias seguidos de muita chuva e vento, o sol resolveu dar as caras para o dia decisivo. O Brasil chegou com 10 representantes entre os 16 surfistas que estavam nas oitavas-de-final. Os principais favoritos, que buscavam pontos importantes no ranking para chegar ao WCT de 2009, ficaram pelo caminho. Raoni Monteiro, Jihad Khodr, Pedro Henrique e Yuri Sodré perderam no sábado. Jadson André, que era o 35º do WQS, ainda conseguiu chegar até as quartas-de-final, antes de cair diante do havaiano.
Um dos destaques durante todo o evento, o cearense Marcio Farney acabou parando nas semifinais, eliminado por Jano Belo em uma bateria muito apertada. Farney conseguiu a melhor nota (um 9,33), mas mesmo assim caiu por 14,23 a 13,66 pontos.
- Infelizmente perdi mesmo com uma nota alta. Estou triste pela derrota, mas feliz pelo resultado. Isso mostra a evolução do meu surfe e dá mais incentivo para entrar de cabeça no WQS no ano que vem - disse Farney, que chegou a Itajaí ocupando apenas a 203ª posição no ranking.



Resultados do Maresia Surf International:



1 - Jano Belo (BRA)2 - Dustin Barca (HAV)3 - Masatoshi Ohno (JAP) 3 - Marcio Farney (BRA) 5 - Jadson André (BRA) 5 - Halley Batista (BRA) 5 - Brett Simpson (EUA) 5 - Adilton Mariano (BRA)


Ranking do WQS depois de 39 etapas:


1 - Nathaniel Curran (EUA) 13.200 pontos2 - Chris Davidson (AUS) 12.5253 - Tim Boal (FRA) 11.8884 - Drew Courtney (AUS) 11.6005 - David Weare (AFS) 11.45017 - Jihad Khodr (BRA) 10.57518 - Simão Romão (BRA) 10.50019 - Hizunomê Bettero (BRA) 10.37520 - Pedro Henrique (BRA) 10.26326 - Raoni Monteiro (BRA) 9.85028 - Pablo Paulino (BRA) 9.60030 - Heitor Alves (BRA) 9.550

Ministério Público pode cancelar Plano Diretor do Município de Itajaí.

O Jornal Bravos Amores bem que avisou desde seu primeiro número em Dezembro de 2007 quando colocamos em dúvida diversos pontos do Plandetures-L e agora tudo fica muito mais claro.

Não bastasse o castigo recebido nas urnas, onde recebeu um sonoro não pelas políticas aplicadas ao município perdendo o pleito municipal e reduzindo a base de vereadores, o prefeito Volnei Morastoni enfrentará mais uma dor de cabeça:
O Ministério Público pretende conseguir o cancelamento do Plano Diretor de Itajaí.

O Promotor Paulo Antonio Locatelli pediu a justiça a declaração de inconstitucionalidade das modificações no Plano Diretor de Itajaí, incluindo as mudanças que permitem a construção de edifícios na Praia Brava.

O Estatuto das Cidades garante a participação dos cidadãos nas discussões sobre ocupação e uso do solo, através de audiências públicas, sendo que este direito foi negado pelo atual prefeito Volnei Morastoni.

Outro argumento de Paulo Locatelli é que o conselho de representantes que redigiu o projeto não respeitou a participação igualitária da sociedade, quando 14 representantes eram ligados ao setor da construção civil, portanto com interesse econômico direto sobre o assunto, afetando claramente as decisões.

Se for acolhido o pedido, haverá uma nova discussão do Plano Diretor e uma vitória convincente de todos aqueles que, percebendo as manobras da prefeitura, realizaram um retumbante protesto no Morro do Morcego.

Nestes últimos 9 meses o Jornal Bravos Amores publicou vários artigos referentes à decisões da prefeitura que não condizem com uma política pública transparente.
Em Dezembro de 2007 fizemos uma análise detalhada da Lei que instituiu o Plandetures-L e surgiram dúvidas sobre alguns mecanismos de permissão colocados à disposição do poder municipal. Brechas na lei com aparência de acordos feitos à portas fechadas.