quarta-feira, 5 de novembro de 2008

INSTITUTO PARA PRAIA BRAVA E PRAIA DOS AMORES

Praia Brava, no município de Itajaí e Praia dos Amores, pertencente a Balneário Camboriu são praticamente a mesma localidade.
Divididas pelo Ribeirão Ariribá, os dois bairros têm em comum a Avenida Carlos Drumond de Andrade.
Porém, a divisão municipal causa alguns transtornos para os moradores e para o desenvolvimento das duas áreas. Foram poucas as vezes que os dois municípios traçaram objetivos comuns nas áreas de desenvolvimento urbano, turismo, saúde, educação e ecologia (Praia Brava e Praia dos Amores possuem juntas uma das maiores concentrações de áreas verdes nas encostas dos morros e na beira mar, como preservação da restinga)
Recente acordo entre as duas administrações, possibilitou a pavimentação da Av. Carlos D. de Andrade. O acordo previa a divisão de recursos e a execução da obra pela Prefeitura de Itajaí. Um verdadeiro fiasco. A obra encontra-se parada a 3 meses.
Ou seja, quando o acordo sai, a obra não acontece.

Projetos de desenvolvimento que podemos implantar em Praia Brava e Praia dos Amores.

Esporte:
E um simples olhar sobre as duas comunidades indica que o local é um dos mais adequados para prática de eventos esportivos que envolvam a natureza.
Hoje, o vôo livre tem lugar garantido no morro do careca e campeonatos de surf mundiais, como o WQS ocorrem em ambas as praias.
O terreno montanhoso permite competições de mountain bike; o mar permite travessia a nado, alguns locais dos morros, escaladas e traking. Ainda poderíamos pensar em competições de Jet Sky, canoagem, etc.

Turismo:
Aliado ao esporte, que gera turismo em seus eventos, o planejamento sustentável, com pousadas de proporções médias, hotéis, restaurantes podem ser incentivados.
Planejamento urbano, mantendo as características de paraíso ecológico e recanto aos visitantes. Todas as ruas e vias públicas sem asfalto, e sim com lajotas como acontece na estrutura atual da Beira-Mar.

Estrutura dos Quiosques:
Chegou em nossas mãos um projeto de quiosque nos mesmos moldes dos atuais quiosques do Rio de Janeiro. Uma estrutura que simplismente atrai turistas de todas as regiões.

Placas de sinalização: A falta de sinalização é um problema para toda Balneário Camboriú e Itajaí. Turista que aqui chega é obrigado a parar o carro em todos os lugares para saber como chegar na BR-101, como ir de Itajaí para Balneário e vice-versa, etc.

Projetos de sustentabilidade:
È extremamente fácil (basta boa vontade) implantar projetos de reciclagem de lixo, conscientização da comunidade e dos turistas sobre conservação do espaço público, coleta de lixo seletiva, hortas comunitárias.
Só como sugestão, Praia Brava poderia ter uma usina de reciclagem de lixo na localidade da Rod. Osvaldo Reis, gerando renda para população dos morros.

Através do Jornal BravosAmores, tivemos contato com várias entidades e pessoas com projetos interessantes para Praia Brava e Praia dos Amores.

Basta vontade política e comunitária para fazer.
O Bravos Amores está criando o Instituto Bravos Amores para que alguns projetos sejam implantados.
Quem quiser participar pode enviar email para jornalbravosamores@gmail.com ou entrar em contato pelo telefone 47 9958 8987. Pedro.
As adesões ao Instituto estão abertas até 10 de Janeiro de 2009, quando será definido seu estatuto final.