segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Chapa Braços Abertos vence processo de escolha ao Conselho Tutelar


Foi uma eleição acirrada, e ao final, a chapa Braços Abertos venceu a eleição ao Conselho Tutelar, realizada neste domingo (02/08), com a fiscalização do Ministério Público.

Concorreram duas chapas, Braços Abertos e Sonho de Criança.

Foram 1279 votos, em 28 urnas, com 2 votos em branco e 4 nulos. 787 para Chapa Braços Abertos e 486 para Sonho de Criança.

A rotina dos conselheiros eleitos inicia nesta terça-feira (04) com o curso de capacitação orientado pela Associação Catarinense de Conselheiros Tutelares (ACCT). São diversas palestras de sensibilização e informações que envolvem temas como ética e política do conselheiro, o Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca), diretrizes comuns de procedimentos, o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia), violações e medidas, formas de violência (física, psicológica, sexual e negligência), abandono, a rede de atendimento à infância, sistema de garantias entre as atribuições dos conselheiros tutelares.

Os encontros de capacitação acontecem durante duas semanas, até a sexta-feira (14), das 9h ao meio dia, no Centro de Treinamento Comunitário (CTC), localizado ao final da rua Itália, no Bairro das Nações. Nos dias 17 e 18, os conselheiros eleitos acompanham o trabalho dos atuais conselheiros, na sede do Conselho Tutelar e no atendimento às denúncias. A previsão é de que a posse dos novos conselheiros ocorra no dia 19 de agosto.
A chapa é composta por cinco membros, representantes bacharéis em Direito, assistentes sociais, psicólogos e membros da comunidade, com experiência na área da infância, sendo um titular e dois suplentes tendo, sido eleitos, portanto, 15 integrantes. São eles:
Psicólogos - Beatriz Consuelo Ruiz Henrique de Campos, Ana Lucia Azevedo Dias e Vendelina Lucia Bonecher
Assistentes Sociais - Mônica de Freitas, Ana Lucia de Carli e Lineia Marques Porto
Bachareis em Direito - Franciele Cristina Lopes Leão, Lauro Marcos Pipper e André Peixoto Abal
Membros da Comunidade - Lourdes Bernadete Falabrette de Oliveira, Adriane Gama Patussi Peters, Jane Eloa Lopes Oliveira, Michael Wanderson Palandrani Darolt, Nair Cristina Pereira e Adriana Oliveira Danzmann.

Paranaenses são homenageados pelo apoio às vítimas da enchente em Santa Catarina


Os policiais paranaenses que trabalharam em apoio às vítimas das enchentes no Vale do Itajaí (SC), no fim do ano passado, foram homenageados, nesta sexta-feira (31), durante a abertura do 2.º Fórum Nacional de Aviação de Segurança Pública, em Florianópolis. Eles receberam a medalha Mérito da Aviação de Segurança Pública Major Ibes Carlos Pacheco. "É o reconhecimento à dedicação dos policiais, que colaboraram com o nosso estado-irmão em um momento difícil", declarou Luiz Fernando Delazari, secretário da Segurança Pública do Paraná.

Receberam a medalha o major Orlando Artur da Costa, o capitão Eugênio Celso Vaz de Mello, o segundotenente Carlos Alberto da Costa, o segundo-sargento Carlos Daniel Jabonski e o terceiro-sargento João Roberto Câncio do Amaral, além dos mecânicos de aeronaves Sérgio Snak e Marcelo Leandro Rodrigues Guimarães.
Para eles, a experiência foi inédita e avaliam aquela como uma operação de guerra e de solidariedade.
"Eram locais de difícil acesso, onde era impossível chegar por terra. As pessoas estavam ilhadas, sem ter o que comer nem o que vestir. Foram mais 39 helicópteros em uma ação conjunta, muito bem organizada", disse o major Orlando Artur da Costa.
O Jornal Bravos Amores aproveita para cumprimentar estes heróis que trouxeram solidariedade a nossa gente.

Coneville deve ter contas auditadas

A Prefeitura de Balneário Camboriú, através da Comissão para Análise e Avaliação de cumprimento do Contrato Administrativo 083/97 que trata da concessão do serviço de limpeza pública no município realizada pela empresa Coneville - Ambiental Saneamento e Concessões Ltda, decidiu na última semana pela necessidade de auditoria contábil, financeira e operacional junto a empresa. O objetivo é apurar com precisão receitas e despesas da empresa apresentadas ao município.

O presidente da Comissão, secretário de Gestão Administrativa, Marcos Ricardo Weissheimer, disse que o entendimento da comissão é de que somente após a perícia técnica, a comissão possa ter condições de analisar, avaliar e tomar quaisquer decisões sobre a planilha de custos apresentada pela empresa. O pedido de contratação de auditoria foi encaminhado na segunda-feira (27) ao prefeito Edson Renato Dias.

"A partir da base de cálculo apresentada pela empresa, há, numa avaliação prévia da comissão, dúvidas quanto a estimativa do número de usuários, quanto aos aumentos consideráveis de unidades ao ano, à cobrança sem ocupação e quanto a qualidade e ao direcionamento dos serviços prestados", explica Weissheimer.

Representantes da Coneville apresentaram em janeiro, um pedido de aumento na tarifa de coleta no percentual de 7,2% que foi negado pelo prefeito Edson Renato Dias. A partir daí iniciaram as discussões sobre a necessidade real de aumento e, também, quanto as frequentes reclamações da comunidade, recebidas pela Prefeitura. Para acompanhar e avaliar todo o trabalho e a prestação do serviço, foi instituída a comissão pelo decreto 5406 alterado pelo decreto 5439, ambos de 2009.

Coneville - A empresa apresentou em reunião com a comissão um resumo das atividades previstas no contrato de concessão assinado no dia 29 de dezembro de 1997, com prazo de 20 anos. Segundo o relatório da empresa, são realizados os serviços de coleta de resíduos domésticos, recicláveis e de saúde, implantação e operação do aterro sanitário e serviços gerais de limpeza.

Foi dito ainda que a estrutura da empresa está composta por 270 funcionários, dez caminhões com equipamento compactador, dois caminhões baú, dois caminhões caçamba, um caminhão póli guindaste, dois tratores com pá carregadeira e uma capinadeira mecânica. Mais uma fiorino furgão, veículo de apoio (courier), quatro motocicletas e três escritórios: a sede está situada a rua Canelinha, no bairro dos Municípios, tem um escritório de relação com o usuário, à rua 1440 e um escritório operacional, localizado à rua 1926.

Os serviços de limpeza são realizados diariamente no centro da cidade e três vezes por semana nos bairros sendo coletados em lixo doméstico, na baixa temporada, meses de março a novembro, 3.262 toneladas/mês e 109 toneladas/dia e, na alta temporada, de dezembro a fevereiro, a quantidade de 4.920 toneladas/mês e 164 toneladas/dia. Quanto aos resíduos recicláveis, coletados semanalmente, na baixa temporada, são retiradas 61 toneladas/mês com um aumento para 76 toneladas/mês na alta temporada. O material recolhido é encaminhado à Usina de Triagem na localidade da Várzea do Ranchinho onde a Associação dos Catadores de Material Reciclável (Acateli) faz a seleção e encaminha ao reaproveitamento do material. Para os resíduos hospitalares a coleta é diária em hospitais e postos de saúde e, em até três vezes por semana nos demais estabelecimentos de saúde como clínicas odontológicas, médicas, veterinárias, estéticas, farmácias, laboratórios de análises clínicas, estúdios de tatuagem e outros. Desde março de 2006, estes resíduos são depositados no aterro sanitário da Canhanduba.

Os representantes destacaram ainda o serviço de educação ambiental realizado nas unidades de ensino do município, os serviços de capina química e mecanizada e raspagem para a retirada de mato, ervas daninhas, terra e areia das sarjetas próximo ao meio fio e limpeza de bocas de lobo. Ainda, pintura de meio fio, varrição, aeração e limpeza na areia da praia central e agrestes. Segundo a empresa, também é realizado um serviço extracontratual, através de agendamento, para coleta de podas de árvores, madeiras e móveis velhos, exceto entulhos e restos de construção.

Mais informações com o secretário de Gestão Administrativa, Marcos Ricardo Weissheimer, através do telefone (47) 3267-7001 ou (47) 9617-7301. Contato com os representantes da Coneville através do telefone 3367-4199.

AMAURY JR. VISITA O RECANTO DAS ÁGUAS RESORT E SPA


Na última sexta-feira, o empresário e apresentador Amaury Jr – que veio a Balneário Camboriú para a inauguração de dois empreendimentos e para conhecer as novidades turísticas do município catarinense -, foi recepcionado no Recanto das Águas Resort e Spa por autoridades municipais e pela diretoria e gerência do resort para um agradável almoço no Piano´s Bar ao som do pianista José Acácio. Na ocasião, estiveram presentes o prefeito de Balneário Camboriú, Edson Renato Dias e a primeira dama Sabrina Schmitt, o vice-prefeito Cláudio Dalvesco acompanhado da esposa Maria Helena e filha Mariana, o diretor dos empreendimentos Vila do Farol, Mario Pêra, e a gerente geral do Recanto das Águas, Ângela Maria Garcia Couto.

Na oportunidade, Mario Pêra e Ângela Couto mostraram a Amaury Jr. a infra-estrutura do resort, reconhecido internacionalmente pela ampla gama de atrações e pela qualidade nos serviços oferecidos aos hóspedes e público em geral. O apresentador se mostrou bastante satisfeito em conhecer o empreendimento e com o desenvolvimento do município. Aproveitou a oportunidade para anunciar seu breve retorno à cidade para a gravação de novos programas para a temporada de verão 2009/2010.
O Recanto das Águas fica na Estrada da Rainha, 800 – Praia dos Amores (Balneário Camboriú, SC). Tel.: 47) 3261-0300
Site: www.resortrecantodasaguas.com.br.