sexta-feira, 14 de novembro de 2008

CARTA ABERTA À COMUNIDADE DE PRAIA BRAVA E DOS AMORES

O que significa a Manifestação Popular de paralisação na Av. Carlos Drumond de Andrade.

Em poucos dias, o Jornal Bravos Amores e o Conseg Barra Norte iniciaram um movimento popular em prol da avenida Carlos D. de Andrade que faz divisa com Praia dos Amores (Balneário Camboriú) e Praia Brava (Itajaí).
No início, alguns comerciantes mostraram receio em participar, prevendo retalhações, mesmo sentindo profunda indignação com o descaso da Prefeitura no comprimento dos cronogramas apresentados e no modo em que as obras foram executadas. Agora, muitos aderiram à manifestação, sentido a necessidade de união. É esta união que pode mudar os rumos de nossa localidade.
A preocupação, ou medo, carece de fundamento quando uma comunidade está unida e bem representada. Porém, quando não se percebe uma liderança abnegada, que permita à comunidade reivindicar direitos e participar nas decisões, surge a sensação de defesa solitária de interesses. É o universo do “eu sozinho”. E nesta região, são vários os eu sozinhos. Sejam Ongs, sejam comerciantes, representantes de entidades associativas, construtores, empreendedores. Todos defendem particularidades e poucos enxergam o macro. Tudo acontece na calada da noite, em salas fechadas, em academicismo panfletário.
Temos aqui na Brava e na Praia dos Amores uma situação peculiar: econômica e geograficamente representam o mesmo universo, são comunidades gêmeas. Do ponto de vista político, estão em lados opostos. Uma pertence à Itajaí, outra a Balneário Camboriú.
Aí temos o primeiro problema que pode ser resolvido com a criação de uma entidade única. Uma entidade jurídica que apresente a visão macro destas duas comunidades a ambos os poderes municipais.
Vários são os projetos que apresentados por esta lúdica entidade trariam benefícios reais a Praia Brava e dos Amores. Isto é claro, sendo a mesma entidade criada de maneira democrática, transparente, com representantes legítimos e abrindo às portas para comerciantes, comunidade, Ongs, Associações, ditarem os caminhos a serem seguidos.
O Jornal Bravos Amores tem conhecimento de pelo menos 10 bons projetos para a comunidade que, havendo vontade política, união das Associações Comunitárias e Consegs, poderiam mudar gradativamente a ocupação de áreas e melhorar significativamente o perfil sócio-turístico-econômico destas duas Praias (Bairros).
Ouvindo muitos cidadãos percebemos que, no geral, há um sentimento coletivo para estabelecer paradigmas de crescimento sustentável para Praia Brava e Praia dos Amores. Crescimento que envolve decisões coletivas, planejamento urbano, projetos de meio ambiente, esporte e lazer.
Tudo isto sem deixar escapar a possibilidade de crescimento imobiliário com total controle. O crescimento é inevitável. Porém, crescer com planejamento e respeito ao meio ambiente é possível e necessário.
O que não podemos mais permitir é decisões que desrespeitam o bem coletivo, interesses pessoais que aparelham Associações e entidades para prover construções de edifícios, brigar constantemente com bares à beira-mar, dificultar o crescimento e inviabilizar projetos, buscando ser o representante oficial de todos e legitimando indivíduos.
Não podemos mais permitir espíritos menores que povoam a localidade buscando sempre ser o Pai de Santo, o milagreiro que tem total acesso às prefeituras e, com despachos e oferendas, bloqueia outros bons intencionados.
Afinal, todos almejam a mesma realidade: O crescimento sustentável de Praia Brava e dos Amores gerando turismo, aumento do comércio, manutenção das características ecológicas da região, emprego e oportunidades iguais, qualidade de vida.
E temos bons espíritos dispostos a mudar esta situação. Espíritos que flutuam a míngua em uma comunidade com poucos representantes firmes.
A manifestação a ser realizada neste Sábado, dia 15/11, prova aos pessimistas de plantão que é possível lutar por nossa comunidade.
E para os que fazem politicagem às custas de nossos moradores, reflitam: será que vale a pena agir individualmente? É este o espólio que deseja passar a filhos e netos? Podemos ser construtores de vidas e não somente concreto armado.
Vamos juntos fazer uma Praia Brava e dos Amores melhor para nossas famílias e vizinhos.

Agradecemos a todos

Pedro Washington de Almeida Júnior
Editor do Jornal Bravos Amores