O governador Luiz Henrique assina na noite desta terça-feira (22) a autorização determinando o lançamento do edital de licitação para elaborar o projeto de implantação do metrô de superfície da Grande Florianópolis. O ato acontece durante a reunião da diretoria executiva da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), a ser realizada no Sul da Ilha com a presença do prefeito da Capital, Dário Berger e outras autoridades. Com custo estimado de R$ 7,4 milhões, o projeto a ser elaborado prevê uma linha inicial de 14 quilômetros e deve incluir a viabilidade técnica, econômica e ambiental da obra, que deverá receber cerca de R$ 300 milhões em investimentos para ser viabilizada.
Voltado a empresas de consultoria, o edital deverá solicitar também a elaboração de projeto básico da futura linha de metrô de superfície para atender a população da Grande Florianópolis. A linha "Tramway" prevê um sistema de transporte coletivo de passageiros em veículo leve, movido por energia não poluente e guiado pela via (trajeto definido) exceto onibus e trolebus. A empresa vencedora terá um prazo de um ano para a elaboração do
estudo e projeto.
A área de abrangência dos estudos é a região da Grande Florianópolis, limitada aos municípios de Florianópolis e São José, atingindo parte dos municípios de Biguaçu ou de Palhoça, com interligações futuras à região Norte da Ilha de Santa Catarina, com a utilização da Ponte Hercílio Luz em direação ao centro da Capital. o metrô de superfície conta com cerca de dez empresas interessadas e deve ser viabilizado através de Parcerias Público-Privadas (PPPs).
De acordo com o secretário regional da Grande Florianópolis, Valter Gallina, o projeto a ser elaborado deverá definir o trajeto do novo modal de transporte a ser implantado na região. Segundo ele, a expectativa é que o itinerário do trecho inicial parta da região da BR-101, em Barreiros, junto ao município de São José, siga pela Avenida Leoberto Leal e percorra a Beiramar Continental passando pela ponte Hercílio Luz em diração ao centro da Capital.
O secretário destacou que a região é o maior conglomerado urbano de Santa Catarina, com cerca de um milhão de habitantes. "Não queremos concorrer com o transporte de ônibus, mas oferecer uma possibilidade de transporte aos motoristas, que poderão deixar seus automóveis nos bolsões de estacionamento ao longo das estações e ir de metrô ao centro da cidade", disse Gallina.
Gallina observou que Florianópolis é o município brasileiro com a maior frota de veículos em relação ao número de habitantes, só perdendo para Brasília. Para o secretário, o novo sistema de transporte coletivo será importante para melhorar a mobilidade urbana. Além disso reduzirá congestionamentos e oferecerá um transporte moderno e viável à população.
Fonte: SECOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário não pode ser anônimo para evitar problemas jurídicos.
Denuncias anônimas encaminhar para email jornalbravosamores@gmail.com