terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

CAMPANHA BONDINDINHO PRAIA DOS AMORES


Lançamos a campanha:
Bondindinho em Praia dos Amores!

Soubemos, através de fontes seguras, que a administração do Bondindinho não é contra a vinda deste até Praia dos Amores. Há uma certa dificuldade técnica para que ele suba a estrada da Rainha mas acreditamos que possa ser contornada.
É preciso que a comunidade mostre interesse em tê-lo por aqui. A AMPA, os Consegs, moradores, comerciantes, entidades do vôo livre podem aderir a esta idéia.
Assim, os turistas terão um acesso fácil para atravessar o morro da estrada da rainha.
Ganha Balneário Camboriú, pois o Morro do Careca é um ponto turístico importante, ganha Praia dos Amores com o incremento do turismo e transporte adequado.
Você já deve ter percebido a quantidade de turistas argentinos fazendo fila no ponto de ônibus, esperando por horas a fio a chegada do único transporte disponível. Alguns desistem e sobem o morro a pé. Bom exercício, mas péssimo para imagem da comunidade.

Novo píer em Porto Belo melhora estrutura de recebimento de cruzeiros

O município que - junto com Itajaí - vem crescendo temporada após temporada com as atracações de navios de passageiros projeta uma reforma no píer que deverá aumentar em até seis vezes a capacidade do local para o desembarque de pessoas. A construção é uma forma de o município crescer de acordo com a demanda. Em relação ao verão passado, por exemplo, o aumento de turistas que chegam via Oceano Atlântico aumentou 100%. Até abril, cerca de 95 mil visitantes chegarão à região em 45 escalas de transatlânticos.
As obras do novo píer devem começar em março, com investimentos na ordem de R$ 1 milhão. A nova estrutura será no mesmo local da atual, na Praça dos Pescadores, no Centro. Ela avançará 180 metros mar adentro, com passarelas de 45 metros até formar a letra jota. Com essas dimensões, o píer de Porto Belo poderá receber, ao mesmo tempo, 12 tênderes, aquelas pequenas embarcações que transportam os turistas dos transatlânticos até a costa. O atual trapiche tem capacidade para apenas dois tênderes.
O Ministério do Turismo deverá cobrir 90% dos custos da construção. O restante é a contrapartida da prefeitura. "Só falta a liberação do Ministério do Planejamento para que a gente assine o contrato de uso de terras da marinha", informa o secretário de Turismo Marcos Jaques.

Prefeitura de Baln. Camboriu cria comissão para fiscalizar obras municipais

Através do decreto nº 5328/2009, o prefeito de Balneário Camboriú, Edson Piriquito criou uma comissão para receber, acompanhar, supervisar e fiscalizar as obras públicas do município. A comissão é, quase que na sua totalidade, formada por funcionários concursados, atuantes da área de engenharia, arquitetura e direito.

Os profissionais vistoriam, na manhã desta terça e quarta-feira (27 e 28) as obras da escola Municipal Vereador Santa, o novo colégio do centro da cidade, e do Hospital Municipal, situado no bairro dos Municípios. A comissão de fiscalização de obras, criada por iniciativa do prefeito Edson Piriquito, atende a uma exigência antiga do Tribunal de Contas do Estado (TCE), até então não atendida pelas administrações passadas.
“Toda obra concluída deverá que, obrigatoriamente, passar pela avaliação dessa comissão”, salienta o secretário de Planejamento, Claudir Maciel. A comissão, formada por sete servidores, avalia no âmbito da administração pública municipal, o conjunto de procedimentos que devem ser acompanhados e fiscalizados, assim como elaboram pareceres e relatórios técnicos, certificando-se de que a obra está em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “Os dados da obra finalizada ou em execução, também serão comparados com os projetos elaborados e licitados”, finaliza o secretário.

Meio Ambiente de Balneário Camboriu discute destino dos resíduos de construção

A Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú reuniu os secretários de Planejamento, Obras e Segurança, representantes do Sinduscon e da empresa LCG Consultoria, para discutir a continuidade do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos da Construção Civil da cidade.
O Plano de Gestão decorre da Resolução 3007 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e foi doado pelo Sinduscon, em janeiro de 2008, para implantação através da empresa LCG.Balneário Camboriú será a primeira cidade de Santa Catarina a ter o plano implantado, em atendimento ao que preceitua o Conama.
O Plano inclui normas de armazenamento, transporte, triagem e destinação final, além do cadastramento de empresas transportadoras e receptoras em áreas licenciadas pela Fatma. Envolve ainda a criação de APVs (Áreas de Pequenos Volumes). Já existem na cidade, segundo os técnicos da administração, dois desses locais. Um no Bairro dos Estados, nas proximidades do Colégio Ivo Silveira e outro no Bairro da Barra, mas outras áreas devem ser disponibilizadas.
Também prevê um sistema de TELECOLETA, um serviço prestado pela Prefeitura que transporta gratuitamente os pequenos volumes para os munícipes que realizam pequenas reformas e que produzem até meio metro cúbico de entulhos. Outro ponto importante do plano prevê uma fiscalização efetiva do cumprimento das normas, com parcerias entre o Meio Ambiente, Obras e Segurança Pública. Quando entrar em pleno funcionamento, a comunidade de Balneário Camboriú será conscientizada via campanhas educativas e informativas para que o plano seja cumprido pelos moradores. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente todos os projetos de construção devem possuir projeto de destinação final de resíduos sólidos, e as demolições ou reformas também deverão obedecer a essa exigência.