quarta-feira, 7 de julho de 2010

PERFIL POLÍTICO DOS PROPENSOS CANDIDATOS A PRESIDENTES




Oscar Silva (PHS)

Maranhense, vive atualmente em Brasília. É advogado e secretário geral nacional do PHS. Entrou para a política no PMDB. Está filiado há cinco anos ao PHS. Já disputou duas eleições para deputado.

Site: http://www.oscarsilva2010.com.br/

Plínio Sampaio (Psol)

Promotor público aposentado é mestre em desenvolvimento econômico internacional pela Universidade de Cornell (EUA). Tem atuação junto à Igreja Católica. É presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária.

http://pliniopresidente.com/ e Twitter: @pliniodearruda

Rui Pimenta (PCO)

Formado em jornalismo, participou da fundação do PT, com atuação em SP e no ABC. Na década de 80, atuou no sindicalismo. Após ajudar a fundar o PCO em 1996, foi candidato a vereador, a deputado federal e a prefeito de São Paulo.

http://www.pco.org.br/ruicostapimenta/

Zé Maria (PSTU)

Metalúgico, participou dos movimentos sindicais no ABC na década de 1970. Foi um dos fundadores do PT, do qual saiu nos anos 90. É um dos fundadores e atual presidente nacional do PSTU. Integra a Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas).

Site: http://www.pstu.org.br/ e Twitter: @zemaria_pstu

PERFIL POLÍTICO DOS PROPENSOS CANDIDATOS




Marina Silva (PV)

Nasceu no Acre, onde formou-se em história. Foi vereadora em Rio Branco, deputada estadual e senadora. Atuou no governo Lula como ministra do Meio Ambiente, de 2003 a maio de 2008. Participou da fundação do PT, do qual se desfiliou em 2009.

Site: http://www.minhamarina.org.br/ e Twitter: @silva_marina

Mário de Oliveira (PTdoB)

Nasceu em Aquidauana, em Mato Grosso do Sul. É graduado em engenharia mecânica pela Unesp, bacharel em Direito pela PUC-SP e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas-SP.

http://www.mariooliveira.com.br/ e Twitter: @mariooliveira70

PERFIL POLÍTICO DOS PROPENSOS CANDIDATOS A PRESIDENTES




José Serra (PSDB)

Ex-governador de São Paulo foi deputado federal, senador e ministro da Saúde e do Planejamento. Tem formação superior em Economia, concluída no Chile, e em Engenharia, pela Universidade de São Paulo.

http://www.serraescreve.blogspot.com e Twitter: @joseserra_

Levy Fidélix (PRTB)

Atuou como apresentador de TV, diretor de criação em agências de publicidade e professor. Foi um dos fundadores do PL e esteve no PTR. Já disputou eleições para presidente da República, prefeito de SP, governador, vereador e deputado federal.

Site http://www.prtb.org.br/ e Twitter: @levyfidelix

PERFIL POLÍTICO DOS PROPENSOS CANDIDATOS





Ivan Pinheiro (PCB)

Advogado é secretário geral do PCB. Foi presidente do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro. Já se candidatou a deputado federal e a vereador. Também já disputou a Prefeitura do Rio de Janeiro.

http://www.pcb.org.br/

José Maria Eymael (PSDC)

Nasceu em Porto Alegre, é formado em direito, com especialização na área tributária, e em filosofia pela PUC-RS. Há mais de 30 anos atua como empresário nas áreas marketing e comunicação. Ex-deputado federal, já disputou a Presidência duas vezes.

http://www.psdcbrasil.org.br/ e Twitter: @eymael

VEJA O PERFIL DOS POLÍTICOS QUE PODEM CONCORRER À PRESIDÊNCIA




Américo de Souza (PSL)

Bacharel em direito, ciências econômicas, administração, ciências contábeis e pós-graduado em engenharia administrativo-econômica. É ex-deputado federal e ex-senador pelo Maranhão. Em 2006, foi candidato a vice-presidente.

http://www.pslnacional.org.br/ e Twitter: @AmericoPSL



Dilma Rousseff (PT)

É natural de Belo Horizonte. Formada em Economia, foi secretária estadual de Minas, Energia e Comunicação no Rio Grande do Sul. No governo Lula, foi ministra de Minas e Energia e depois ministra-chefe da Casa Civil.

http://www.dilmanaweb.com.br/ e Twitter: @dilmabr

Dilma não leu o programa radical, diz PT


Displicência teria ocorrido por causa da pressa em inscrever a chapa na Justiça Eleitoral
A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, assinou e rubricou todas as 19 páginas do programa radical de governo apresentado pelo partido, na segunda-feira, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela estava acompanhada pelo presidente da legenda, José Eduardo Dutra. De acordo com informações do PT e da assessoria da candidata, tanto ela quanto Dutra assinaram a versão sem ler nem sequer uma linha do que estava escrito.

Na versão da campanha, a displicência teria ocorrido por causa da pressa da candidata em assinar "pacotes de papéis" sobre a inscrição da chapa na Justiça Eleitoral antes de embarcar para São Paulo. Na correria, em vez de fazer cópia do esboço do programa de governo - mostrada ao jornal O Estado de S. Paulo, no domingo -, a equipe de Dilma entregou a ela e a Dutra a resolução sobre as diretrizes do 4.º Congresso do PT, realizado em fevereiro.

A resolução continha teses radicais, entre elas uma que abria brecha para a interpretação de uma suposta defesa da legalização do aborto, e outra já superada - a que propõe a criação de um vale-cultura aprovado pela Câmara e pelo Senado e dependente apenas de ajustes de texto para virar lei. As propostas também incluíam ideias como o controle social da mídia, a taxação de grandes fortunas e a revogação do dispositivo que torna áreas invadidas indisponíveis para a reforma agrária.

Como depois de assinar a papelada Dilma viajou para São Paulo e José Eduardo Dutra teve uma crise hipertensiva - o que o levou a ficar internado no Hospital do Coração até ontem pela manhã -, a coordenação da campanha só percebeu a troca quando passou a receber ligações de jornalistas que indagavam sobre o sentido daquelas propostas tão radicais. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Propaganda eleitoral estará liberada a partir desta terça (6)


Assessoria do TRESC

A propaganda eleitoral para as Eleições 2010 será permitida a partir desta terça-feira (6) para vários meios de veiculação. Os partidos poderão usar alto-falantes ou amplificadores de som nas suas sedes ou em veículos das 8h às 22h e, assim como candidatos e coligações, realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa das 8h às 24h. 

A propaganda por meio da internet também estará permitida a partir desta terça e maiores informações sobre o seu uso, e de outros meios, podem ser vistas no Manual de Propaganda Eleitoral elaborado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.

O início da propaganda ocorre um dia após a data limite para os partidos e as coligações apresentarem à Justiça Eleitoral o pedido de registro de seus candidatos aos cargos de governador, vice-governador, deputado federal e deputado estadual.
Também a partir desta terça, os serviços telefônicos oficiais ou concedidos farão instalar, independentemente do critério de prioridade, os telefones necessários nas sedes dos diretórios registrados, mediante requerimento do respectivo presidente e pagamento das taxas devidas.

Pesquisa Datafolha aponta intenção de votos à Presidência


Levantamento foi realizado entre os dias 30 de junho a 1º de julho em todo o país

O jornal Folha de S.Paulo divulgou nesta sexta-feira a pesquisa da Datafolha, realizada entre os dias 30 de junho a 1º de julho, em todo o país, que mostra os candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) tecnicamente empatados na disputa presidencial. Serra aparece com 39% dos votos, e Dilma com 38%. Marina Silva (PV) aparece com 10%.
Entre os 2,6 mil entrevistados, 5% responderam que pretendem votar em branco ou nulo. Outros 9% disseram não saber. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número 17162/2010.
O quadro mostra pouca variação desde a última pesquisa Datafolha, realizada nos dias 20 e 21 de maio, quando Serra e Dilma estavam tecnicamente empatados com 37% cada um, e Marina Silva com 12%.
Pesquisa Espontânea
Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados dizem em quem pretendem votar sem ver uma lista de nomes, Serra subiu de 14%, desde a pesquisa anterior, para 19%. No mesmo período do ano, Dilma estava com 19% e foi a 22%. Marina manteve 3%.
Dilma tem ainda potencialmente a seu favor os 5% que não sabem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não vai se reeleger e declararam voto nele. Há também 4% inclinados a votar em quem Lula indicar e 1% no "candidato do PT".
Rejeição
Serra manteve a maior rejeição, com 24% dizendo que não votariam nele de jeito nenhum. Dilma se manteve com 20%. Marina tem 14%, mesmo índice registrado na pesquisa anterior.
Segundo turno
Em um cenário de eventual segundo turno, Serra aparece com 47% e Dilma com 45%. Em maio, Serra havia registrado 45% contra 46% de Dilma.
Melhores expectativas
Dilma tem forte apoio no Nordeste, onde subiu de 44% para 47%, e Norte/Centro-Oeste, onde foi de 40% para 42%. Já Serra está melhor posicionado na Região Sul, onde a intenção de voto subiu de 38% para 50%, e no Sudeste, onde tem 43%, contra 40% de maio.
Aprovação do Governo Lula é de 78%
Na pesquisa, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi aprovado por 78% dos brasileiros, número recorde desde janeiro de 2003. Em maio, Lula tinha 76% de aprovação. A maior aprovação foi registrada no Nordeste. Entre os homens, Lula atingiu 81% de aprovação. Entre as mulheres, o número foi de 76%.
Ficha técnica
- Instituto: Datafolha 
- Período de campo: 30/06/2010 a 1/07/2010
- Amostra: 2,6 mil entrevistados 
- Margem de erro: dois pontos percentuais, para mais ou para menos
- Registro: no Tribunal Superior Eleitoral, sob o número 17162/2010