sexta-feira, 18 de setembro de 2009

POPULAÇÃO QUER A GUARDA MUNICIPAL

A audiência pública realizada na quarta,dia 17, contou com a participação em massa da comunidade e entidades representativas. Cerca de 250 pessoas lotaram o plenário da Câmara de Vereadores. A resposta sobre a aceitação ou não da implantação da Guarda Municipal na cidade ficou evidente. A comunidade quer uma Guarda Municipal.

A audiência contou a presença de várias autoridades, inclusive de cidades que já possuem a guarda municipal.

O secretário de segurança de Itajaí, o policial federal aposentado, Carlos Erly, fez um discurso polêmico e foi muito aplaudido. "Quero aprender aqui, e levar para Itajaí", disse. Carlos Erly tem 28 anos de experiência profissional, é um exímio palestrante no combate às drogas. Ele já revelou sua vontade de implantar uma Guarda Municipal em Itajaí.

Ao fazer uso da palavra, o secretário Nilson, que é policial civil, destacou a necessidade da implantação da Guarda Municipal, disse que a mesma não se faz por suposta ineficiência das policias. "Elas realizam um grande trabalho. Queremos realizar uma grande força tarefa", esclareceu. Junto a implantação da Guarda Municipal, também está a reestruturação da Secretaria de Segurança, inclusive da Defesa Civil. Nilson destacou também a criação de uma corregedoria, de um corpo psicológico, e do cargo destinado a um membro do Conselho de Segurança – Conseg. "Achamos justo implantar este cargo. Precisamos deles junto de nós", destacou.

Impacto

Sobre o impacto financeiro, Nilson esclareceu que o município terá condições para suprir as necessidades da Guarda Municipal. O investimento inicial será de 0,76% sob a arrecadação municipal. Referente à criação de oito cargos na reestruturação da Secretaria de Segurança, a implantação e os 60 guardas a serem contratados. A previsão em longo prazo é a contratação de 200 guardas. Porcentagem acrescida para 1,99% da arrecadação.

A forma de contratação também foi mencionada pelo secretário. Ele disse que o regime estatutário rege o projeto inicial. Nilson falou que o Legislativo demonstrou a preferência do regime seletista, mas que após profundo estudo, a base oposicionista entendeu que o escolhido pelo Executivo era apropriado. "Sempre estive presente na casa para sanar suas dúvidas", disse o secretário de segurança aos vereadores.

No discurso do delegado Ademir Serafim, o profissional da segurança pública ressaltou que a Polícia Civil não pode ser contra a uma força municipalizada de segurança. "Precisamos somar forças policiais em Santa Catarina. Balneário Camboriú também saberá formar seus agentes de segurança pública. Trago minha mensagem de apoio", disse o maior líder da Policia Civil na cidade.

Experiência

A experiência profissional no quesito segurança pública esteve muito presente durante a participativa audiência pública. O diretor da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso dos Santos Júnior, também trouxe sua contribuição para os presentes, pois está a frente da GM paranaense há 10 anos. O diretor conta que há 23 anos está na Guarda Municipal, e que é profissional de carreira na corporação.

A GM de Curitiba existe desde 1986, conta atualmente com 1700 guardas, segundo informações do diretor, a maior GM brasileira proporcional pelo número de habitantes. Curitiba tem uma população que ultrapassa 1.800.000 habitantes. "Fazemos um trabalho forte dentro da segurança pública. Fazem um trabalho de integração e quem ganha é o povo, é o munícipe", disse. Santos foi muito aplaudido pela platéia. O agente de segurança destacou ainda, que a GM não pode ser encarada como uma solução, mas como uma contribuição.

Falou que os guardas protegem não só o cidadão, mas também o bem público, como centros de saúde, praças, escolas, mas que esta segurança, vai irradiar nas imediações. "Conseqüentemente o índice da criminalidade vai baixar", acredita. Curitiba é a sétima cidade mais populosa do Brasil e a maior do Sul do país. É a cidade com a melhor qualidade de vida no âmbito nacional. O diretor também destacou que o projeto de Balneário Camboriú está bem elaborado. Um dos melhores apresentado no país já visto por ele.

Para o prefeito Edson Renato Dias, o guarda municipal de Curitiba destacou algo muito importante durante a sua explanação. Disse que os guardas que vão trabalhar em Balneário Camboriú são moradores da cidade, e que este elo entre a GM e a comunidade é muito importante. Carlos também disse ser um assíduo turista de Balneário Camboriú.

Outras vivências profissionais também foram relatadas durante a audiência pública. Marcelo Iuquem, secretário de Segurança de São José dos Pinhais/PR, disse que as GMs são muito importantes para os municípios. Salientou ainda, que se ela não for implantada em Balneário Camboriú neste primeiro momento, ela será implantada no futuro. "O município precisa assumir seu papel", afirmou. Iuquem também afirmou que as políticas multidisciplinares são de extrema importância.

Carlos Juliani Budel, presidente da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, também esteve presente na audiência. Falou dos problemas enfrentados na sua cidade. Mencionou que Foz faz fronteira com o Paraguai e que o povo que vive naquele município já foi bastante discriminado em razão do alto índice da criminalidade. Ele comentou que Foz do Iguaçu apresenta um orçamento apertado, mas que mesmo assim, a GM faz seu papel de polícia desde 1993. O político ainda orientou ao executivo e legislativo para que lute por recursos estaduais e federais, pois os mesmos, ao seu entendimento, são imprescindíveis.

Da cidade de Florianópolis, único município catarinense com Guarda Municipal armada, veio o Secretário Municipal Adjunto de Segurança e Defesa do Cidadão, Máximo Porto Seleme e o comandante Julio Pereira Machado.

Atualmente a capital conta com 150 integrantes na Guarda Municipal. Os convidados informaram, que pretensão legal é chegar até 800 guardas. O secretário também destacou, que a corporação recebe recursos financeiros, em decorrência alguns projetos apresentados. Um dos últimos recursos foi aplicado na Defesa Civil do município.

Após as explanações do Legislativo a comunidade pode opinar sobre a implantação da GM. Anésio Fenner, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Balneário Camboriú, disse que ao chegar na audiência, já havia uma opinião formada sobre a implantação da GM na cidade. Mas que depois de ouvir os representantes das guardas municipais, sua decisão ficou ainda mais decisiva. "Não temos apoio do governo do estado. O nosso carro chefe é o turista. Se não tivermos segurança, de que maneira eles vão se sentir seguros na nossa cidade", justificou.

Da platéia, atentamente ouvia o agente penitenciário Galeno de Castro, 55. Ele conta que faz um mês que seu filho Alessandro, de 38 anos faleceu. A família acredita que o rapaz, que também era agente prisional, tenha sido vítima da gripe A. O pai relembrou que em junho passado, seu filho Alessandro, juntamente com a namorada, foram assaltados quando passeavam pelo deck do Pontal Norte. Os assaltantes levaram a moto do agente, e todos os pertences do casal. Ambos também sofreram agressões físicas. "Quando falaram que os guardas municipais vão resguardas o patrimônio público, e ainda citaram o deck. Lembrei do meu filho. Talvez, se naquele dia, tivesse um guarda no local, ele e a namorado poderiam não ter sido assaltado", relembra.

O projeto 0076/2009, que reestrutura a Secretaria de Segurança de Balneário Camboriú, e cria a Guarda Municipal, poderá entrar na pauta da sessão desta quinta-feira, 17.

Surpreendente

Uma das explanações mais calorosas e surpreendentes foi do vereador da base oposicionista João "Tatá" Miguel. Ele revelou que a grande participação da platéia presente fez com que ele viesse a garantir o seu voto para a implantação da GM. "Em momento algum, um vereador disse que era contra esta Guarda Municipal. Somos favoráveis ao fato de que o município precisa ter uma. Precisamos ter uma segurança de como implantar. Tenho a plena convicção e confesso; estou tranqüilo para votar no 'sim'", exclamou para o prefeito Edson Renato Dias. Tatá foi ovacionado.


Fonte: Assessoria de Imprensa de BC.

Semana Nacional do Trânsito em Balneário Camboriú

Várias atividades e ações educativas estão programadas pelo Fundo Municipal de Trânsito – Fumtran, no período de 18/09 à 01/10, na Semana Nacional de Trânsito, através do Setor de Educação Para o Trânsito.


De acordo com a Pedagoga, Especialista em Direito, Gestão e Segurança de Trânsito e Coordenadora do Setor de Educação Para o Trânsito Karine Winter, a Semana Nacional de Trânsito tem o intuito de divulgar as ações que já são efetivadas durante todo o ano, já que neste período, a mídia e os meios de comunicação dão maior ênfase ao assunto trânsito, para alertar condutores e pedestres sobre a conduta e o comportamento correto e adequado para a segurança e a prevenção no trânsito. Como o tema deste ano é Educação Para o Trânsito, as ações estarão voltadas para a educação e a prevenção.


Alguns parceiros estarão apoiando e participando das atividades, dentre eles: CFC e Auto-Escola Unidei, AFADEFI – Associação de Apoio aos Familiares de Deficientes Físicos, Lions Clube Balneário Camboriú Centro, Barra Sul e Maravilha do Atlântico, Rotary Club de Balneário Camboriú Atlântico e 29ª Ciretran.


AGENDA


DATA

HORÁRIO

LOCAL

ATIVIDADE

19/09

MATUTINO E VESPERTINO

INÍCIO NO SEMÁFORO DA AV. BRASIL ESQUINA COM AV. ALVIN BAUER E AO LONGO DE TODA AVENIDA BRASIL

ENTREGA DE MATERIAL EDUCATIVO E ORIENTAÇÃO A CONDUTORES E PEDESTRES.

20/09

VESPERTINO

INÍCIO NO SEMÁFORO DA AV. BRASIL ESQUINA COM AV. CENTRAL E AO LONGO DE TODA AVENIDA BRASIL

ENTREGA DE MATERIAL EDUCATIVO E ORIENTAÇÃO A CONDUTORES E PEDESTRES

21/09

MATUTINO E NOTURNO

CENTRO EDUCACIONAL ÁPICE

ATIVIDADE EDUCATIVA PARA OS ALUNOS COM DINÂMICA DE GRUPO E MINI-PALESTRA.

22/09

MATUTINO

CENTRO EDUCACIONAL EXCELÊNCIA

ATIVIDADE EDUCATIVA PARA OS ALUNOS COM DINÂMICA DE GRUPO E MINI-PALESTRA

22/09

NOTURNO

UNIVALI

ATIVIDADE EDUCATIVA PARA OS ALUNOS COM DINÂMICA DE GRUPO E MINI-PALESTRA

23/09

MATUTINO

COLÉGIO ENERGIA

ATIVIDADE EDUCATIVA PARA OS ALUNOS COM DINÂMICA DE GRUPO E MINI-PALESTRA

23/09

NOTURNO

UNIVALI

ATIVIDADE EDUCATIVA PARA OS ALUNOS COM DINÂMICA DE GRUPO E MINI-PALESTRA

24/09

MATUTINO

NEI ANJO DA GUARDA

ATIVIDADE EDUCATIVA

24/09

MATUTINO

CEM TAQUARAS

ATIVIDADE NO ESPAÇO VIVENCIAL DE TRÂNSITO

24/09

NOTURNO

UNIVALI

ATIVIDADE EDUCATIVA PARA OS ALUNOS COM DINÂMICA DE GRUPO E MINI-PALESTRA

25/09

MATUTINO

COLÉGIO LICEU CATARINENSE

ATIVIDADE EDUCATIVA PARA OS ALUNOS COM DINÂMICA DE GRUPO E MINI-PALESTRA

25/09

NOTURNO

UNIVALI

ATIVIDADE EDUCATIVA PARA OS ALUNOS COM DINÂMICA DE GRUPO E MINI-PALESTRA

26/09

MATUTINO

AV DO ESTADO ESQUINA COM AV CENTRAL

ENTREGA DE MATERIAL EDUCATIVO E ORIENTAÇÃO A CONDUTORES E PEDESTRES

27/09

VESPERTINO

AO LONGO DA AV BRASIL E AV ATLÂNTICA

ENTREGA DE MATERIAL EDUCATIVO E ORIENTAÇÃO A CONDUTORES E PEDESTRES

28/09

VESPERTINO

CONSTRUTORA CECHINEL

PALESTRA DE CONDUTA PREVENTIVA NO TRÂNSITO

29/09

MATUTINO

COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVALI/ BC

ATIVIDADE EDUCATIVA PARA OS ALUNOS COM DINÂMICA DE GRUPO E MINI-PALESTRA

VEREADOR MARCELO WERNER É ABSOLVIDO DE CASSAÇÃO NA CÂMARA

ITAJAÍ - Por 11 votos contra um o pedido de arquivamento do processo de cassação do vereador Marcelo Werner (PCdoB), foi aceito na manhã de hoje (18), em sessão extraordinária realizada na Câmara Municipal de Itajaí. Militantes e Lideranças estaduais do Partido Comunista do Brasil lotaram o plenário junto da comunidade.

O pedido de cassação do vereador comunista partiu do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), que possui uma cadeira no Legislativo itajaiense, representada pelo líder da oposição, o vereador Níkolas Reis (PT).

Durante as discussões, o relator da Comissão de Ética da Casa de Leis, vereador Renato Ribas Pereira (PSDB), leu seu parecer, que mais tarde foi aprovado pela maioria dos parlamentares, em votação secreta. "Estamos fazendo o possível para transparecer 100% das ações nesta Casa, porém a votação de hoje foi secreta de acordo com o que manda a Lei Orgânica do Município", explicou Pissetti.

Pouco antes da votação, Werner e seu advogado, Luciano Zambrota, usaram a tribuna em defesa do mandato. "Quero que todos os vereadores se sintam a vontade para votar no que acreditam, se alguém aqui tiver dúvidas quanto a mim, por favor, vote a favor de minha cassação", declarou visivelmente emocionado o parlamentar acusado.

Esta foi a primeira vez em 150 anos de atuação do Poder Legislativo em Itajaí, que o plenário recebeu um pedido de cassação. "Tudo parece estar acontecendo em meu mandato frente a esta Casa, estamos preparados", disse Pissetti, que durante a sessão ainda se dirigiu aos militantes do partido comunista como "camaradas".

O Pedido de cassação

O pedido protocolado pelo PT se baseou na participação do vereador Marcelo Werner (PCdoB), em 10% de uma empresa, de responsabilidade limitada, que desde o contrato firmado, em 2005, presta serviços ao município.

Segundo o procurador da Câmara itajaiense, Ivan Luiz Macagnan, a pequena participação de Werner não o enquadra nos termos da Lei Orgânica Municipal. "Se o vereador, uma vez eleito, fosse constituir uma empresa, mesmo com participação minoritária, para prestar serviços ao município, aí sim poderia ser caracterizada a falta de ética", explica. Ele ainda lembra que o vereador comunista retirou-se da empresa a qual era sócio, muito antes de compor o Legislativo.

De acordo com a Lei, o parlamentar não poderia ser "proprietário, controlador ou diretor de empresa que mantém contrato com o município". Werner agora aguarda o julgamento do Judiciário que não interfere na apreciação política ocorrida hoje.

Obra da penitenciária poderá demorar até um ano para ser concluída

Na manhã desta quarta-feira (16), estiveram reunidas em Camboriú as comissões fiscalizadoras das obras do Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí e do Presídio da Canhanduba, na divisa dos municípios de Camboriú, Balneário Camboriú e Itajaí. Na ocasião, debateu-se sobre o andamento das obras na unidade prisional com um representante da Secretaria de Segurança Pública do Estado, um representante da Caixa Econômica Federal e um diretor da empresa Espaço Aberto, responsável pela realização da obra. No encontro foi mencionado que a penitenciário poderá levar até um ano para a sua conclusão.

Participaram do encontro, além dos representantes do Legislativo, Executivo e Conselhos Comunitários de Segurança dos municípios, membros da Polícia Civil e Militar da nossa região, bem como demais autoridades do Estado. O secretário de segurança pública de Balneário Camboriú, Nilson Probst, esteve presente para a cobrança de uma maior agilidade na realização das obras representando o prefeito Edson Renato Dias.

O Complexo penitenciário da Canhanduba levará ainda em torno de um ano para entrar em funcionamento, de acordo com a previsão do representante da Secretaria de Segurança Pública do estado. De acordo com Valdir de Andrade, da Federação dos Conselhos de Segurança, os recursos já estão depositados em conta remunerada, para ele, o argumento de falta de verba, não poderá ser usado como motivo para a paralisação da obra.

Durante a reunião, ficou constatado pelos presentes, que sem a insistente cobrança na agilidade da conclusão dos trabalhos, a obra poderá sofrer atraso. "Os municípios já fizeram o que deveria. Cabe agora ao secretário Ronaldo Benedet, mostrar boa vontade", destaca o presidente da comissão, Santiago Martin Navia.

Faturamento da Wanke cresce 13% nos oito primeiros meses do ano.

O aquecimento da demanda interna e a manutenção da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) fez o faturamento da Wanke crescer 13% nos oito primeiros meses. "Definitivamente a crise passou e estamos com o mercado em franco aquecimento", comenta Rogério Ehrat, diretor comercial da empresa.

Com sede em Indaial, no Vale do Itajaí e próxima a Blumenau, a Wanke também apoiou seu desempenho de janeiro a agosto na expansão de vendas País afora. Atualmente, a marca está presente em todos os estados.

Vendas de lavadoras e centrífugas, o foco do negócio da Wanke, registraram participação equânime neste desempenho. Houve ainda, explica o diretor, um direcionamento das vendas para pequenas e médias lojas de varejo do interior do País.

Capacidade. O crescimento só não foi maior porque a empresa já trabalha a plena capacidade. As injetoras estão operando 24 horas por dia, em alguns casos, inclusive aos finais de semana. "Existe uma forte demanda neste período e estamos confiantes que seja possível alcançar os 22% de crescimento neste ano", argumenta Rogério.

As vendas também dispararam para as lavadoras tradicionais, fabricadas em madeira e revestidas de fibra. A linha de produção e montagem da Wanke tradicional está operando com toda a capacidade para atender pedidos de todo o País e ainda a demanda para outros mercados do Cone Sul, como o Paraguai.

Brava Beach, em Praia Brava, desperta interesse do mercado imobiliário

Localizado de frente para o mar, na praia Brava entre Balneário Camboriú e Itajaí o projeto prevê a construção de dois condomínios residenciais e um hotel/resort, além de open shopping, boulevard e alameda aberta ao público.

Segundo o gestor das obras, engenheiro Maurício Scoz, o canteiro de obras de aproximadamente 48 mil m² está sendo implantado dentro do cronograma previsto. A expectativa é de gerar 500 empregos diretos na primeira fase da obra. Com mais 200 metros de frente para o mar, o Brava Beach Internacional será construído em três etapas. A primeira etapa da obra iniciada esta semana, tem previsão para cinco anos e prevê a edificação de dois condomínios residenciais: o Reserva Corais e o Reserva Aroeira, em um total de sete prédios.

Para o sócio e diretor de Marketing e Vendas do empreendimento, Evandro Dal Molin, a divulgação nacional, estadual e local do empreendimento na mídia despertou interesse de vários investidores e os negócios estão atendendo as projeções iniciais. "Recebemos visitas de interessados no imóvel de Brasília, além de consultas de vários lugares do Brasil", afirma.

Além do interesse imobiliário, o retorno dos corretores de imóveis com relação à receptividade do empreendimento também surpreendeu. "Temos informações de que muitos imóveis e terrenos que estavam à venda foram retirados das imobiliárias devido à expectativa da valorização imobiliária no entorno com a obra. Temos relatos de algumas pessoas que estão pensando em morar ali com esta mudança. A procura pelo empreendimento está grande", analisa Evandro.

Comitiva chinesa visita Superintendência do Porto de Itajaí

O superintendente do Porto de Itajaí, Antonio Ayres dos Santos Júnior, e o diretor comercial, Robert Grantham, receberam na tarde de sexta-feira [18], a visita de comitiva de autoridades chinesas. Os representantes da embaixada e órgãos ligados a China participaram também do 1° Seminário de Cultura Chinesa e Comércio Exterior, em Itajaí. O evento é patrocinado pela Portonave S/A – Terminais Portuários Navegantes e foi realizado no auditório do Porto de Itajaí.

A delegação foi liderada pelo conselheiro da Embaixada da China no Brasil, Shu Yanping [que representou o embaixador da República Popular da China no Brasil, Qiu Xiaoqi] e formada por representantes da Câmara e Instituto Brasil China. O país, um importante parceiro comercial do Porto de Itajaí e um dos principais parceiros comerciais do Brasil.

Operação recorde em Itajaí

O Porto de Itajaí realizou nesta semana a maior operação com contêineres vazios de sua história. Os procedimentos de embarque iniciaram na manhã de quinta-feira [17], com a atracação do navio CSCL Fos, do armador China Shipping e encerraram nesta sexta-feira [18]. Foram embarcados 1.411 unidades [com 2.044 TEU (Twenty-foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés)] com destino ao continente asiático. As operações foram realizadas no berço APM1, explorado pelo Terminal de Contêineres do Vale do Itajaí (Teconvi).

O diretor comercial do Porto de Itajaí, Robert Grantham, informa que a operação é um reposicionamento de contêineres que vieram para Itajaí com cargas de importação e que agora, devido ao aquecimento do mercado asiático, seguem para o Porto de Shangai para serem reutlizados.

Fonte: Assessoria de imprensa do Porto de Itajaí

CURTAS


BR-101 começa a ganhar iluminação em Balneário Camboriú


Nesta semana, a empresa Mercolux está trabalhando na BR-101 em Balneário Camboriú na colocação da iluminação nos canteiros centrais da rodovia. A iluminação tem início na divisa de Balneário Camboriú com Itajaí e segue até o início da subida do Morro do Boi.

Os investimentos são do Governo Federal.

Os postes de iluminação estão sendo colocados pela empresa responsável e possivelmente na próxima semana, toda a extensão da BR-101 no trecho de Balneário Camboriú estará iluminado.

A Prefeitura de Balneário Camboriú está modificando a iluminação das entradas da cidade, com cores específicas nos túneis de acesso e melhoramento da iluminação das marginais.


FRENTE FRIA CHEGA A SANTA CATARINA NESTE FINAL DE SEMANA.

Uma frente fria avança para Santa Catarina e traz, novamente, chuva para todas as regiões do Estado nesta sexta-feira.

Na Grande Florianópolis, o dia amanhece com tempo seco, mas deve chover nos períodos da tarde e noite.

Os termômetros podem registrar a máxima de 21 graus Celsius em Florianópolis e no Extremo-Oeste do Estado.

Ventos fortes

Segundo a Epagri/Ciram, a chuva deve ficar concentrada no Rio Grande do Sul, mas ventos fortes podem chegar a Santa Catarina, principalmente no Litoral Sul. Há risco de temporal e granizo isolado.


DISPUTA ACIRRADA PARA ESCOLHA DO NOME DO NATAL EM BC


Acontecerá até o dia 30 de setembro, a votação para a escolha do nome do projeto de Natal para Balneário Camboriú. O evento poderá se chamar "Brilhos de Natal em Balneário Camboriú" ou então, "Natal Cor em Balneário Camboriú". Até o momento foram computados 117 votos que chegaram pelo e-mail natalembalneario@gmail.com, sendo que 62 pessoas disserem preferir Brilhos de Natal, enquanto que 55 apostaram no segundo nome. Os dois nomes foram apontados pelas entidades participantes do Comtur – Conselho Municipal de Turismo. Para participar da escolha, envie sua opção por e-mail.


Prefeitura divulga Nota Oficial sobre a eleição do Conselho Tutelar.

Juliana Zimmerman defende eleição individual para o próximo pleito.

O prefeito Edson Piriquito divulgou nesta sexta-feira, dia 18, nota oficial sobre a decisão judicial que destituiu a chapa vencedora na eleição para o Conselho Tutelar de BC, com a alegação de abuso de poder e "uso da máquina pública".

No dia 25 de maio de 2008 houve eleição para composição do Conselho Tutelar e, a posse da chapa vencedora (Chapa 1) foi anulada, empossando-se a chapa 2. Supostamente, várias irregularidades foram cometidas o que motivou numa Ação Civil Pública, tendo como objetivo a anulação do pleito, elencando várias ações motivadoras, entre elas a influência partidária, o uso da máquina pública, uso de bens e instrumentos públicos que comprometeram o resultado da eleição.

Segundo a nota, "O prefeito municipal desautorizou e proibiu a utilização de bens públicos em favor ou desfavor de quaisquer das chapas, autorizando tão somente aqueles solicitados pelo Ministério Público de Santa Catarina e pelo Conselho da Criança e do Adolescente, tais como, cessão de estagiários, servidores, equipamentos, veículos, como de fato ocorreu."

A nota prossegue: "Não indicou, junto a ocupantes de cargo em comissão, ou de maneira geral, a funcionários do município, posicionamento, apoio ou voto a quaisquer das chapas. Entretanto, o Prefeito não pode proibir ou limitar a participação de quem quer que seja em nenhum pleito eleitoral, por tratar-se de direito inerente a cidadania, indissociável, este, do exercício da própria liberdade, estendido inclusive aos funcionários da prefeitura;"

Ainda, "segundo a decisão prolatada são citados quatro funcionários da prefeitura que teriam cometido eventuais irregularidades na eleição, o que por si só define a não participação da "máquina pública" na eleição, pois, evidencia-se que não houve qualquer mobilização de funcionários comissionados ou mesmo de efetivos, uma vez que são mais de 4.000 no total, ou seja, a participação destes poucos funcionários demonstram claramente a não mobilização da prefeitura no pleito;"

"Salienta-se ainda que dentre estes poucos funcionários que teriam participado da eleição nenhum do primeiro escalão do governo, demonstrando mais uma vez que não houve qualquer determinação do prefeito neste sentido, inclusive, o próprio prefeito não exerceu o seu direito ao voto."

E finalmente conclui, "em relação ao funcionário que teria auxiliado financeiramente a chapa vencedora, o município não tem e não deve ter qualquer ingerência sobre a sua vida pessoal, ou seja, se efetivou algum auxílio financeiro a uma das chapas, o fez, por vontade e recursos próprios, salientando ainda, que não foi contador de campanha eleitoral em 2008 e não pertence e nunca pertenceu aos quadros do partido do prefeito."

ELEIÇÃO INDIVIDUAL DOS CONSELHEIROS

Juliana Zimmermann Burger, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Balneário Camboriú, defende uma tese interessante: a eleição individual dos conselheiros, não mais em chapa fechada. Isto evitaria, em grande parte, a mobilização político-partidária em torno da eleição.

Vale ressaltar, que o CMDCA entende necessária a continuação das discussões na Câmara de Vereadores acerca das emendas no projeto de lei, para que em breve possam ser colocadas em votação e assim, as próximas eleições serão regidas pela nova lei em vigência.

O CMDCA entende também que é uma oportunidade ímpar de se discutir também a política municipal de atendimento aos direitos das crianças e adolescentes do município, pois a lei esta ultrapassada, cheio de erros de grafia, podendo comprometer o seu próprio sentido.

Convenção da Contabilidade reúne mais de mil profissionais em Praia dos Amores

Evento acontece entre os dias 17 a 19 de setembro no Resort Recanto das Águas

A 26ª Convenção da Contabilidade do Estado de Santa Catarina (Contesc), que se realizará de 17 a 19 de setembro, no Resort Recanto das Àguas, Praia dos Amores, Balneário Camboriú, reúne os maiores nomes nacionais do setor. Representantes do Tesouro Nacional, ONU, FMI e Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República estão entre os palestrantes. Com o tema "Valorizar e integrar, a arte de contabilizar", este encontro abordará a mudança do perfil do profissional da área contábil. Menos papéis e mais relações pessoais devem fazer parte do dia-a-dia do novo contabilista.

No próximo final de semana, Balneário Camboriú vai receber centenas de profissionais da área contábil catarinense. O evento, que se realiza a cada dois anos, apresentará na edição 2009 temas interessantes em diferentes campos da contabilidade: auditoria, perícia, contabilidade pública e contabilidade empresarial, entre outras especialidades. Para os organizadores do evento, Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (Fecontesc), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon), e Sindicato dos Contabilistas de Balneário Camboriú (Sindicont Litoral), esta edição do evento acontece em um momento no qual a atuação dos profissionais da contabilidade ganha cada vez mais importância nas questões de gestão e tomada de decisão.

A programação do encontro, que vai acontecer nas dependências do Recanto das Águas Resort e Spa, na Praia dos Amores, em Balneário Camboriú, tem atraído um número respeitável de participantes. Mais de 1200 profissionais da área contábil devem se reunir neste evento considerado um dos mais importantes do gênero no País. Palestras, painéis, uma Feira de Negócios e atrações culturais fazem parte das atividades que buscam informar e integrar os convencionais que já asseguraram quase 90% das vagas disponibilizadas, um mês antes da sua realização. E a grande procura se dá, principalmente, pela qualidade da programação.

Palestras
Confira um breve perfil dos participantes:

Antônio Lopes de Sá, que irá proferir a palestra "O Futuro da Contabilidade", é estudioso profundo das causas contábeis e autor de 16 livros com temas como ética, perícia contábil, doutrina e história da contabilidade. Lopes de Sá é administrador, economista, doutor em Ciências Contábeis pela Faculdade Nacional de Ciências Econômicas da Universidade do Brasil, Doutor em Letras, honoris causa, pela Samuel Benjamim Thomas University/Londres;

Stephen Kantitz é doutor em Ciências Contábeis, Consultor de Empresas e, além de ser o autor de importantes livros, é articulista da revista Veja, árbitro da Bovespa na Câmara de Arbitragem do Novo Mercado e criador da Edição "Melhores e Maiores" da revista Exame. Kantitz falará sobre "O Brasil dos Nossos Filhos";

Antoninho Trevisan é auditor e consultor de empresas, presidente da BDO Trevisan Auditores, Trevisan Outsourcing, Trevisan Consultoria e Trevisan Editora Universitária e diretor da Trevisan Escola de Negócios, trará na sua bagagem para Balneário Camboriú uma atuante participação como membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República e irá falar sobre "Vida Empresarial e Econômica em Ambiente Turbulento";

Patrice Gaidzinski é psicóloga, psicoterapeuta de família pela Child Guidance Clinic/Philadelphia, psicoterapeuta de grupo, Curso de Formação de Executivos do Program Executive Developement (IMD/Suiça) e consultora em negócios familiares. Patrice vai abordar este último tema na palestra "Sucessão Familiar";

Ricardo Tortella é economista e consultor internacional da ONU, do FMI e participou da implantação de sistemas financeiros de países como Angola, Bielo-Russia, Moldávia e São Tomé e Príncipe, proferirá a palestra "Visão do Futuro Para Micro e Pequenas Empresas". O tema será tratado com a propriedade de quem participou do processo de reinvenção estratégica do Sistema Sebrae e coordenou a área de tributos e desburocratização.

Mário Sérgio Cortella é filósofo, doutor em Educação pela PUC-SP, onde é professor titular do Departamento de Teologia e Ciências da Religião (graduação e pós-graduação) vai palestrar sobre "Ética, Indivíduo, Sociedade e Empresa". Cortella é autor de livros como "Não nascemos prontos" e "Nos labirintos da moral". Já os painéis, que de forma inédita acontecerão paralelamente durante o evento, vão trazer os temas: "Contabilidade Pública" e "Programa de Voluntariado da Classe Contábil", com os painelistas.

Paulo Henrique Feijó e Pedro Gabril, respectivamente, ambos ligados ao Tesouro Nacional.
Este quadro de palestras e painéis foca na consolidação da presença do contador como gestor de riquezas e protetor de patrimônios, com alto grau de especialização técnica, o que segundo Sérgio Faraco, presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, "é vital para o funcionamento das empresas modernas, que dependem de profissionais aptos a orientar suas tomadas de decisão".

O tema proposto para o 26º Contesc, "Valorizar e Integrar, a arte de contabilizar", abriga esta visão de busca pela identidade através de ações baseadas na ética e na constante atualização da classe. "Já se desfaz a antiquada percepção do mercado de que os prestadores de serviços da área contábil sejam apenas os executores de tarefas ou responsáveis por registrar informações", afirma Jandival Ross, que é presidente da Fecontesc. Esta antiga percepção a que Ross se refere remete àquela imagem de contadores e pilhas de papéis, cenário que atualmente foi amenizado por conta de um avanço tecnológico na área. Este avanço passou a permitir maior liberdade para que profissionais da contabilidade possam desempenhar de forma dinâmica seu novo papel: o de consultor.

Augusto Marquart Neto, presidente do Sescon Grande Florianópolis complementa esta nova vertente da contabilidade lembrando que com esta modernização na tecnologia do setor, os contabilistas devem se atentar ainda mais às relações pessoais. "As formas de valorizar a si mesmo, de enxergar a profissão e se manter integrado com as demais áreas que movem o funcionamento da economia (pessoas, outros meios, sociedade, instituições, formadores de opinião, outras profissões) são hoje atitudes essenciais aos contadores que desejam ser representantes do real valor da profissão", defende Marquart Neto.
Profissionais renomados como, Leomir Antônio Minozzo, presidente do Sescon Blumenau; Elias Nicoletti Barth, presidente do Sescon Santa Catarina; e Welington Fernandes Spindola, presidente do Sindicont Litoral, também estão engajados neste rumo de valorização de contabilistas e contadores.

Resumo da Reunião da Associação do dia 14 de setembro

Na última reunião foram discutidos os temas:

  • Implantação de esgoto em Praia dos Amores;
  • Melhorias na estrutura da sede da associação;
  • Implantação da horta comunitária;
  • Padronização do calçamento das avenidas Carlos Drumond de Andrade e Rui Barbosa (Estrada rainha);
  • Aproveitamento das lajotas retiradas da av. Carlos Drumond de Andrade para calçamento de ruas do bairro;
  • Ação "Vizinho Solidário" realizada entre AMPA e Conseg;
  • Atividades comunitárias a serem realizadas pela AMPA em 2009 e 2010.

REDE ESGOTO

Informou-se que a implantação da rede de esgoto iniciada pela EMASA, será feita em primeiro lugar na Av. Carlos Drumond de Andrade e após a conclusão, no restante do Bairro. Após a colocação do esgoto na Carlos Drumond, a Construtora Azza continuará as obras de pavimentação.

Quando o esgoto estiver implantado, todos os moradores deverão efetuar a ligação direta com a rede, sendo de sua responsabilidade a ligação seguindo os requisitos da EMASA, segundo informação da própria EMASA.

Dúvidas que surgiram:

E se eu tenho filtro? Ligará diretamente na rede.

Qualquer outra dúvida, o telefone de informações da EMASA é: 0800 643 6272

O Sr. Pedro Washington informou que, está sendo implantada a Elevatória do sistema de esgoto na Av. Carlos Drumond de Andrade, na divisa com Itajaí (Praia Brava), ao lado do Ribeirão Ariribá. Que para edificação da Elevatória nesta área, a Associação solicitou a EMASA a construção de um pequeno parque com iluminação, bancos e brinquedos, para criação de espaço público, solicitação aceita pela autarquia. Ainda, que um morador entrou com ação contra a EMASA alegando a posse deste terreno e a autarquia já apresentou defesa no processo.

HORTA COMUNITÁRIA

Sobre a implantação da Horta Comunitária: O Sr. Altamiro, Técnico Agrícola da Prefeitura, realizou avaliação do terreno pretendido à implantação da horta e ofereceu a estrutura técnica da prefeitura para acompanhar o desenvolvimento da Horta. Ofereceu a associação, toda terra vermelha necessária, calcário, e sementes. Fará os primeiros 2 canteiros, de um total de 10 (dez), para que os moradores possam desenvolver a Horta. A previsão é que o início da Horta seja na semana seguinte a esta reunião. Foi feito o convite para participação dos moradores.

A horta servirá de modelo para quem quiser implantar em sua casa ou terreno baldio, dispondo de sementes e mudas para plantio a toda comunidade.

PADRONIZAÇÃO DAS CALÇADAS

Quanto à padronização do calçamento das ruas de Praia dos Amores, o presidente explicou que esta é uma proposta da nova gestão da associação e que a padronização é importantíssima, pois os pedestres não conseguem andar pelas calçadas. A proposta é iniciar pela Av. Carlos Drumond de Andrade e Av. Rui Barbosa. Para tanto a prefeitura será comunicada da pretensão da Associação, ainda esta semana.

Vários moradores pediram a palavra e a conclusão final foi da necessidade da padronização do calçamento das ruas de Praia dos Amores, e que o morador que não aderir, simplesmente será notificado pelo poder público se sua calçada estiver fora dos padrões estabelecidos pelo município.

Os moradores presentes solicitaram a limpeza dos terrenos no Bairro, e que aqueles proprietários cujos terrenos contenham entulhos, sejam simplesmente notificados pela prefeitura.

DENUNCIA AO MINISTÉRIO PÚBLICO

Dentro do assunto Av. Carlos Drumond de Andrade, os moradores presentes chegaram à conclusão que a Associação dos Moradores deve solicitar a presença do Ministério Público na questão do asfalto e urbanização realizada pela Construtora AZZA.

A Associação encaminhará, no dia 23 de setembro, as informações necessárias ao MP, como medida preventiva, pois após a instalação do esgoto a Construtora Azza retorna a pavimentação da Carlos Drumond.

APROVEITAMENTO DAS LAJOTAS

Na questão do aproveitamento das lajotas retiradas da Av. Carlos Drumond para colocação em outras ruas que necessitam de pavimentação, ficou definido que se deve convocar a prefeitura para avaliar a situação, pois o aproveitamento é estabelecido em Lei Municipal.

Atualmente, as lajotas estão espalhadas em diversos terrenos e até na própria Associação que acabou servindo de depósito para entulhos da obra.

VIZINHO SOLIDÁRIO – AMPA E CONSEG BARRA NORTE

Terminada estas considerações, deu-se a palavra ao Conseg Barra Norte para explicar a ação Vizinho Solidário que conta com o apoio da AMPA. Os moradores presentes na reunião colocaram-se à disposição para ajudar a coletar informações dos moradores, rua a rua.

O Vizinho solidário é uma ação educativa, onde cada vizinho "protege e vigia" a sua quadra, dispondo de telefones da PM, das Delegacias, etc. neste projeto faremos o cadastro dos moradores, rua a rua, com os dados de email, MSN, e telefones. Assim ficará muito fácil entrar em contato com os moradores quando for necessário.