terça-feira, 14 de outubro de 2008

Ninho de Corujas provaca embargo provisório nas Obras da Carlos Drumond de Andrade

Notícias de Praia Brava e Praia dos Amores
Na manhã desta quinta, 5, os fiscais da Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (Famai) embargaram temporariamente uma construção na localidade de Praia Brava. O terreno onde ontem foi iniciada a obra fica no final da Avenida Carlos Drummond de Andrade. O embargo foi determinado porque o local abriga um ninho de corujas, que seriam diretamente atingidas pela construção. “Nós estávamos tomando cuidado para que as corujas não fossem atingidas”, afirma Luciana Benitez, moradora do local. Na manhã de ontem, moradores entraram em contato com a Famai, para que fossem tomadas providências. Horas depois, a construção era iniciada e uma pilha de madeiras era colocada sobre o ninho de corujas.O coordenador especial Luiz Fernando Inácio explica que a Famai embargou temporariamente a obra. “O embargo, que já foi comunicado ao proprietário do terreno, deverá se estender até que as aves tenham condições de voar, o que deve acontecer em uma ou duas semanas”, informa. Fonte:Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (Famai)

Novo site oferece atividades de capacitação do SEBRAE pela internet

Que tal participar receber orientações sobre abertura e gestão de pequenos negócios com toda comodidade, a qualquer hora, sem ter que sair de casa? Agora essa facilidade já é uma realidade. Pioneiro, o SEBRAE/SC acaba de lançar o site (Oficina do Empreendedor) que reproduz virtualmente um de seus principais eventos de orientação empresarial - a Oficina SEBRAE, onde quem já tem um negócio ou pretende montar um tem acesso gratuito a palestras, consultorias, idéias de negócios, videoteca, orientação sobre crédito, loja SEBRAE e ao programa Negócio Certo.
Considerado uma inovação, o site é o primeiro a reunir as principais soluções do SEBRAE/SC de forma a proporcionar capacitação a distância.
"Foi inspirado na Oficina SEBRAE, feira de orientação empresarial itinerante que acontece no Estado desde 2004 e que reúne os principais produtos da instituição voltados para quem deseja abrir ou melhorar a gestão do seu negócio. Por se tratar de um evento que deu resultado, pensamos: Por que não levar a oficina para internet e proporcionar às pessoas acesso à capacitação sem que elas precisem se deslocar, em qualquer momento e lugar, gratuitamente?", explicou Spyros Diamantaras, gerente de Comunicação e Mercado do SEBRAE/SC. Diamantaras comentou ainda que a experiência de cinco anos de sucesso com outras soluções virtuais foi algo que também foi analisado para o site fosse criado. "Com o programa de auto-atendimento Negócio Certo, por exemplo, alcançamos o número de 56 mil inscritos. É uma experiência animadora. Acreditamos que essas soluções virtuais são uma resposta às necessidades do mundo moderno, que já não está tão seguro e com problemas em relação aos meios de transporte", completou.
Site visa facilitar o entendimento.
No site, foi reproduzido o ambiente da Oficina SEBRAE presencial, havendo um estande para cada atividade. Para quem já tem um negócio, o conteúdo disponibilizado é diferente do que será acessado por aquele que pretende abrir uma empresa, basta clicar na opção desejada. Com o objetivo de proporcionar mais interação, a apresentação de cada produto SEBRAE ficou por conta de um simpático mascote, que caminha nos ambientes interagindo com o público. "A pessoa se sente mais inserida ao ser guiada por um interlocutor. É como se quem está acessando estivesse lá dentro da Oficina. Quando criamos o site pensamos em algo bem didático e prático, com muitas animações, vídeos e conteúdo que pode ser baixado pelo cliente", explica Alexandre Souza, analista de Tecnologia da Informação do SEBRAE/SC. Souza enfatiza que quem acessar o site encontrará dez palestras no total; consultoria - que já tem recebido cerca de 20 perguntas por dia -; 48 idéias de negócios; videoteca com 20 vídeos de variados temas, como, por exemplo, Fluxo de Caixa, Qualidade Total e Fortalecimento da Marca; Loja SEBRAE, com publicações específicas para futuros empreendedores e empresários; orientação sobre crédito, com cartilha explicativa e o espaço Negócio Certo, programa destinado a apoiar aqueles que buscam orientações práticas sobre abertura e gestão de negócios de pequeno porte. E, segundo ele, essas facilidades proporcionadas pelo site são só o começo.
Em breve, os internautas poderão acessar mais palestras, idéias de negócios e vídeos na videoteca. Souza adianta também que está nos planos a nacionalização da ferramenta, o que possibilitará conteúdos produzidos por unidades do SEBRAE de outros Estados. "Começamos a criar o site no início do ano e lançamos em agosto, na Feira do Empreendedor. Ainda está em desenvolvimento e muitas novidades e melhorias vão acontecer", explicou. Souza finalizou enfatizando que "o objetivo do site é sempre levar para um maior número de pessoas um maior leque de soluções do SEBRAE".
Professora testa site na Feira do Empreendedor.
Presente no lançamento do site, na Feira do Empreendedor 2008, a professora Karla Costa (33 anos - Florianópolis) contou como foi o seu primeiro contato com a ferramenta. "Recebi o programa da Feira do Empreendedor pelo e-mail, vi que haveria o Espaço SEBRAE Virtual e fiquei curiosa para conhecer. Ao falar com a atendente desse espaço, comentei que havia perdido uma das palestras oferecidas na Feira. Aí ela informou que eu poderia acessá-la através do site Oficina SEBRAE Virtual. Isso foi ótimo", relatou. Karla definiu a ferramenta como algo prático, rápido e acessível. "Tudo o que você pode fazer na Feira do Empreendedor ou no próprio SEBRAE, você pode fazer no site, de casa ou no escritório. São várias as vantagens. Achei essa página interessante, auto-explicativa, muito fácil de navegar também", completou.
Fonte: Portal Sebrae