sábado, 4 de outubro de 2008

Obras na Av. Carlos Drumond em Praia Brava e dos Amores continua parada

Está ficando chato! Av. Carlos Drumond continua parada.
O que está havendo?

Já estamos na terceira edição comentando sobre a ausência de operários e máquinas na Av. Carlos Drumond de Andrade.
Há apenas 2 operários trabalhando na obra, colocando paralelepípedos. Alguma coisa está acontecendo de sério para justificar a interrupção constante nas obras.
Constatamos, através dos editais de licitação publicados no Diário Oficial do Município de Itajaí, que a Construtora Azza amealhou mais de 4 obras da prefeitura em um mesmo período.
Será esta a justificativa para ausência de operários e maquinário na via? A empresa tem estrutura suficiente para executar todas estas empreitadas? Afinal, o que realmente está atrasando os trabalhos?
A previsão do término da obra é para início de Dezembro e nós estamos avisando. Não terminará no prazo!
Já forma constatados vários problemas durante a execução dos trabalhos e a comunidade começa a temer que o prazo para término, prejudique o comércio quando entrar a temporada e os turistas se depararem com meia-pista e entulhos de obras por todos os lados.

Conseguimos conversar com o Eng. Ralfi Nordt, da ANFRI, responsável pela fiscalização da Obra que nos repassou algumas informações:
A obra teve algumas interrupções devido ao terreno encontrado. Muitos locais com “borrachudos” (problemas no terreno de base encontrado que geram fortes ondulações no asfalto).
Ainda, as chuvas e mal tempo prejudicam a continuidade, pois quando chove e uma escavação foi realizada, demoramos 3 dias a mais para finalizar a empreitada.
Daqui para frente, no lado já asfaltado da via, restam os acabamentos. No outro lado, é escavação. Nossa preocupação é não gerar problemas com o fechamento desta nova via.
Também ainda não sabemos se a tubulação de esgoto será colocada nesta outra via.
Quanto à possível dificuldade com a empresa Azza em atender várias demandas ao mesmo tempo, Ralf diz não ter informações para comentar. Ele fez o projeto de asfalto e não conhece outros contratos da empresa.

Segue relação de algumas das obras que a construtora Azza está executando, após vencer as modalidades de licitações.

RESULTADO DE LICITAÇÃO
ADJUDICATÁRIA Terraplenagem e Transportes Azza Ltda
OBJETO/ITENS Contratação de empresa para executar obra de drenagem pluvial da Rua Henrique Custódio, localizada no bairro Itaipava, no município de Itajaí-SC.

ADJUDICATÁRIA Terraplenagem e Transportes Azza Ltda
OBJETO/ITENS Contratação de empresa para execução das obras de infra-estrutura de transportes da Avenida Carlos Drumond
de Andrade, no município de Itajaí-SC.

ADJUDICATÁRIA Terraplenagem e Transportes Azza Ltda
OBJETO/ITENS Contratação de empresa especializada para execução de obras de infra-estrutura de transportes de diversas ruas no município de Itajaí – SC.Lotes:
01,02,03,04,05,07,08,09,10,11,13

Extrato do Contrato: 079/2008 - 3512
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAJAÍ
Empresa: Terraplanagem e Transportes Azza LTDA
Objeto: Execução de obras de drenagem pluvial da Rua Luiz Leôncio Buchele. Cordeiros.
Data Assinatura: 19/03/2008
Vigência: 90 dias a partir da ordem de serviços


E o que diz o Secretário de Obras Jean Pierre Lana?

O Jornal Bravos Amores encaminhou para assessoria de imprensa da Secretarias de Obras de Itajaí, as perguntas relacionadas a execução das obras.
Para variar, não houve resposta o que demonstra certo descaso com a comunidade de Praia Brava e dos Amores.

"APAGÃO" NA ILHA DAS CABRAS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Após denúncias de jornais sobre irregularidades na execução da obra de iluminação, Prefeitura de Balneário abre inquérito administrativo para apurar veracidade dos fatos e aponta: houve mudanças nas especificações dos cabos.

Denúncia publicada na coluna do jornalista Kaká Menezes, de Florianópolis, e dias após, no Jornal Tribuna Catarinense, indicava o uso irregular de cabo submerso que faz ligação entre o continente e a Ilha das Cabras, usado para iluminação da ilha.

A obra previa o uso de cabo com 95mm e a denúncia apurava a utilização de cabo com 35mm, cujo valor é a metade do previsto.
A empresa responsável pela obra, Santa Rita e os engenheiros responsáveis foram notificados sobre a suposta irregularidade e o Tribunal de Contas do Estado está averiguando a procedência da denúncia.
O inquérito administrativo só foi instaurado 15 dias após a conclusão da obra e depois da denúncia feita pela imprensa da capital, informou o Tribuna Catarinense.

O Bravos Amores, em contato com a assessoria da Secretaria Municipal de Administração, apurou que houve abertura de inquérito administrativo logo após o recebimento das denúncias, para verificar a suposta irregularidade.
A empresa Santa Rita, responsável pela execução das obras manifestou-se esta semana junto à Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, afirmando: “houve sim uma modificação na espessura dos cabos, não para 35 mm e sim, para 75mm. Esta modificação teve como objetivo diminuir o consumo de energia para própria Prefeitura”.
Diante desta informação, a prefeitura solicitou que peritos examinem os cabos instalados, e as conseqüências técnicas da redução de espessura do fio.
A própria Secretaria de Administração afirmou que além das medidas administrativas cabíveis, como imposição de multa a empresa Santa Rita por alterar padrões de execução da obra, o Tribunal de Contas do Estado está acompanhando todo processo de perto. Inclusive foram visitar pessoalmente a ilha para conferir as denúncias.

As alterações nas especificações dos padrões na obra foram realizadas sem consulta à Prefeitura. A empresa Santa Rita sempre executou obras com qualidade e é conhecida por sua qualificação, mas não justifica alterações no contrato sem prévia consulta e autorização, explicou a assessoria da Secretaria de Administração. A princípio, a empresa será multada e, nos próximos dias, teremos as informações dos técnicos sobre a diminuição ou não do consumo de energia conforme explicações da Santa Rita.

Cartão postal de Balneário Camboriú.

A iluminação, feita através de lâmpadas multivapores metálicos, de alto rendimento e intensidade luminosa com diferentes nuances de luz branca, provocando um efeito com profundidade da imagem. O projeto foi efetivado com a implantação de cabos subaquáticos pela empresa Santa Rita.

A Prefeitura organizou um evento para lançamento da iluminação no dia 05 de setembro de 2007, e a partir deste dia, a Ilha passou a ser cartão postal de Balneário Camboriú.

Dados do projeto

Alimentação feita diretamente via rede de alta tensão da CELESC, com transformador próprio.
Controle e comando eletrônico e foto sensível (acionado automaticamente, de acordo com a luminosidade natural)
Equipamentos robustos e de alta eficiência e rendimento 36.000 Watts de carga instalada, em sistema trifásico 380/220V – 60 Hz
Cabo submarino isolado e blindagem metálica de proteção mecânica, enterrado no fundo do mar.

REFORMA GERAL NO MORRO DO CARECA EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ



Em uma iniciativa inédita, entidades unidas promovem reforma geral no Morro do Careca.

O Morro do careca é um dos principais cartões postais de Balneário Camboriú. Por sua privilegiada posição, permite visualizar toda orla de Praia Brava e BC. É um dos melhores pontos para se ver o nascente do sol “no oceano Atlântico” e recebe a atividade de vôo livre que atrai multidões de turistas o ano todo. Foi esta atividade, iniciada a 25 anos atrás, que promoveu as primeiras mudanças e se envolveu de corpo e alma em cada aspecto do morro.
Até aí nada de novo.

A pouco anos atrás o Morro começou a sofrer mudanças, com criação de cancela para regularizar o movimento de turistas e pessoas, criação de uma via pavimentada de acesso e estacionamento. Benfeitorias que modificaram o panorama turístico do morro.
Agora, uma iniciativa que envolveu os clubes de vôo livre da região, prefeitura municipal de Balneário Camboriú e Associação dos Moradores de Praia dos Amores, promove uma nova ação de benfeitorias para tornar o Morro do Careca uma área única para o turismo e moradores de BC.
A iniciativa partiu dos próprios pilotos de vôo duplo, que solicitaram ajuda da Associação de Moradores e Prefeitura.
Associação de Pilotos de Vôo Duplo de Parapente do Morro do Careca, firmou parceria com a Secretaria de Obras, Paisagismo, Secretaria do Meio Ambiente e clubes de vôo livre de Balneário Camboriú para reestruturar praticamente todos os pontos de acesso e circulação de pessoas e a área de vôo.
A Secretaria de Obras entra com os recursos físicos e a associação de pilotos de vôo duplo arca com as despesas na mão de obra.

O projeto envolve, sinalização, paisagismo, meio-ambiente, estrutura de acesso e segurança.
Segundo, Dualcei da Silva, piloto de parapente e um dos responsáveis pela iniciativa, é uma ação de revitalização do morro para torná-lo ainda mais atrativo aos turistas o ano todo e garantir uma estrutura adequada para prática do vôo livre. Com estas modificações, o morro do careca será ainda mais visitado, com organização e cuidados ambientais.

* O Morro do Careca ficará interditado para carros e motos até dia 12 de outubro.

Estão envolvidos no projeto: Clube Laranjeiras de Vôo Livre; Clube Atalaia, Associação de Pilotos de Vôo Duplo, AMPA, Secretaria de Obras, Paisagismo, e outros órgãos da Prefeitura.

É nosso morro sendo cuidado como deve ser!
A Associação de Pilotos de Vôo Duplo está encontrando uma maneira de trazer o único museu de vôo livre da mundo para BC. Esta moçada está fazendo a diferença para trazer qualidade ao turismo e ao esporte de BC.

Mudanças e reformas previstas para o morro do careca:

Plantio de grama: Aprox. 650 m²
Portal junto à cancela
Escada de acesso ao cume do morro com subida e descida.
Novas lixeiras (solicitado 10 novas lixeiras)
Bancos com encosto (solicitado 8 novos bancos)
Bomba d'água com mangueira para irrigar a grama
Faixa de isolamento na área de decolagem
Plantas ornamentais por toda extensão da via do morro.
Limpeza das trilhas