quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Revitalização da Avenida do Estado é anunciada para este mês.





Uma grande obra que pretende mudar o sistema viário de Balneário e traz o conceito de mobilidade urbana em seu planejamento.
A prefeitura de Balneário Camboriu divulgou o início das obras de revitalização da Avenida do Estado em uma coletiva realizada para a imprensa e entidades representativas, nesta manhã de quarta-feira (04).
Em uma manhã com chuva e muito frio, o prefeito Edson Piriquito e o Secretário de Planejamento Auri Pavoni, passaram todas as informações sobre o projeto, transtornos que a obra causará e a importância desta revitalização para a cidade e falaram ainda sobre o futuro da cidade.
Foram enfáticos: para realizar esta obra precisamos da compreensão e ajuda de todos os moradores da cidade, pois sua execução trará transtornos por 4 meses porém os benefícios serão muito maiores que o transtorno. "É importante que a população da cidade nos ajude", disse Piriquito.
Somente a obra de asfaltamento da avenida custará aproximadamente 2 milhões segundo informou o Secretário Auri Pavoni e deverá ser finalizada antes da temporada, em uma empreitada de 4 meses, se São Pedro ajudar, comentou o prefeito Piriquito, visto que não é possível trabalhar em dias de chuva. Na temporada será liberado o trânsito e após, serão realizadas as obras de paisagismo e plantio de árvores.
A empreiteira responsável pela execução é a Via Pav.
Ainda, segundo o prefeito, a primeira questão desta obra é a estrutura, após o embelezamento e colocação das árvores.
Esta obra está à frente de conceitos importantes para uma cidade quando o assunto é mobilidade. Precisamos repensar a estrutura viária da cidade permitindo a mobilidade urbana, pedestres, transporte urbano, veículos e bicicletas. Balneário emplaca 1.000 mil veículos por mês e, neste ritmo, não teremos mais espaço para circulação de veículos e pedestres, disse o prefeito Edson Dias.
Esta obra será um marco para Balneário, sendo com certeza a maio obra da história da cidade. O projeto baseia-se em conceitos europeus de mobilidade e é o pontapé inicial para a integração de um sistema de ciclovia e transporte coletivo urbano. Após a conclusão do sistema viário, teremos um transporte coletivo urbano que nada ficará a dever para nenhuma outra cidade, disse Auri Pavoni. Estamos pensando em longo prazo, sendo necessário pelo menos cinco anos para que todo o sistema viário de Balneário seja adequado a uma nova realidade.
O prefeito enfatizou que este projeto foi estudado por vários meses para se chegar ao melhor projeto possível, sendo previsto, a colocação do sistema de esgoto, a drenagem pluvial, o paisagismo e a arborização.
A OBRA
Início: Agosto
Término da fase de asfaltamento e sinalização: Dezembro
Execução: Via Pav
Orçamento fase inicial: aproximadamente 2 milhões.
O primeiro trecho a ser modificado vai da altura da Rua 1.131 até o quartel do Corpo de Bombeiros.
Concluída, a nova avenida será arborizada dos dois lados, terá ciclovia, estacionamento, três pistas de rolamento e um corredor exclusivo para ônibus, além de uma nova galeria pluvial que pretende resolver de vez os problemas de alagamento naquela região.
Trânsito durante as obras
Durante as obras, os motoristas que virem para Balneário Camboriú de Itajaí, ao chegar na altura da Rua 1.131, vão desviar o trajeto pelo Binário, avenida recentemente inaugurada que passa em frente a prefeitura. Já os motoristas que virem de Camboriú poderão acessar a Avenida do Estado pela Rua Bélgica.
Além disso, a Rua Dinamarca será interligada diretamente com a Avenida Central; a Rua Chile será interligada com a 3ª Avenida e a Ruas Bélgica mudará o sentido para retirar os motoristas da rota das obras. A Indonésia ficará com sentido único e servirá de acesso para o Cristo Luz e a prefeitura. Os pontos de ônibus compreendidos neste espaço também serão remanejados e amplamente divulgados para os usuários do transporte coletivo.
Acessibilidade
Todo projeto da nova avenida é pautado no conceito de acessibilidade, com as calçadas contínuas, se estendendo sobre as ruas. Nos cruzamentos, a estrutura será de "paver" no mesmo nível da calçada. Uma espécie de lombada mais extensa, onde os veículos sobem um pouco para atravessar o cruzamento e o pedestre não precisa descer a calçada para cruzar a rua.
Ciclovia
Haverá uma ciclovia lateral (lado direito sentido Sul Norte) acompanhando o trecho que, futuramente, fará parte do sistema de ciclovias da cidade (3ª, 4ª, 5ª avenidas).
Ônibus
Haverá um corredor de ônibus para o transporte coletivo, com pontos de parada para dentro da via, com bolsões criados para o embarque e desembarque de passageiros.
Vias
Serão três pistas de rolamento que funcionarão no sentido BC-Itajaí (Sul-Norte).
Paisagismo e Arborização
Toda a avenida terá a colocação de bancos, paisagismo e o plantio de árvores, criando um espaço verde na cidade.
Ao final da revitalização de toda Avenida do Estado, as três pistas de rolamento funcionarão somente no sentido Balneário Camboriú – Itajaí; arborização dos dois lados da via; ciclovia na lateral (na pista do Banco do Brasil); um corredor somente para passagem dos ônibus e uma galeria pluvial mais ampla que a atual, que deve acabar de vez com os pontos de alagamento no local.


Ponto de vista Jornal Bravos Amores:
Esta obra de revitalização da av. do estado é uma necessidade. Trata-se de um conjunto de benfeitorias importantes para o presente e futuro de Balneário Camboriu.
O modelo do projeto mostra mudanças no conceito de transporte da cidade e execução de obras. Primeiro, a implantação de uma galeria pluvial adequada, em segundo lugar, a previsão de uma ciclovia e uma área para o transporte coletivo. Em terceiro, e não menos importante, a previsão de paisagismo urbano com o plantio de árvores. É uma revisão do modelo de obras que eram até então adotados pelo município.
Com esta obra, a prefeitura pretende integrar a av. do estado com outras vias no sentido Norte Sul de Balneário Camboriu, sendo no futuro,  ao Norte, realizada a revitalização até a Av. Carlos Drumond de Andrade na Praia dos Amores.
Faltam ainda, e a prefeitura comentou este problema, arrumar as entradas de Balneário Camboriu pois estes acessos, formam gargalos em nosso sistema viário.
Preocupante mesmo é o curto tempo de execução desta obra anunciada pela prefeitura. Apenas 4 meses para colocação da rede de esgoto, sistema pluvial, asfalto, e sinalização.
Neste curto espaço de tempo, a Via Pav e prefeitura terão o seu maior desafio: realizar uma importante obra antes que inicie o turismo de verão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário não pode ser anônimo para evitar problemas jurídicos.
Denuncias anônimas encaminhar para email jornalbravosamores@gmail.com