A sessão iniciada às 18h foi até as 21h45min. Presidida pelo vereador Nikolas Reis (PT) contou com a ausência do vereador Luiz Carlos Pissetti (DEM) que se afastou por 30 dias defendendo-se de acusações sobre má gestão dos recursos da Câmara levantadas por alguns vereadores.
O plenário estava lotado com simpatizantes ao aumento, trazendo adesivos colados nas roupas com o número 21 e cidadãos contrários a proposta, além de representantes de entidades, como o presidente do Observatório Social em Itajaí e a presidente da ACII - Associação Empresarial de Itajaí, Maria Isabel Pinheiro Sandri, entidade que manifestou-se desde o início contrária ao aumento e espalhou outdoors pela cidade em campanha contrária ao projeto.
Momento em que faltou luz na sessão.
Antes da votação, o Observatório Social de Itajaí, representando entidades civis organizadas do município, entregou um abaixo-assinado com aproximadamente 9 mil assinaturas contrárias ao aumento de vereadores.
O presidente do PDT, Marcelo Sodré, representando além do seu partido, PP, PSDB, PT e PCdoB, falou no plenário. Afirmou que o que se discute não é o aumento nas cadeiras, mas sim o retorno ao número de 21 vereadores que a casa já teve até 2004. Em seu discurso defendendo a proposta de aumento, Marcelo Sodré também lembrou que o aumento de vereadores significa aumento da representatividade da população na casa.
A sessão ocorreu sem incidentes e a decisão recebeu o aplauso de parte do público presente que apoiava a proposta.