segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Coneville deve ter contas auditadas

A Prefeitura de Balneário Camboriú, através da Comissão para Análise e Avaliação de cumprimento do Contrato Administrativo 083/97 que trata da concessão do serviço de limpeza pública no município realizada pela empresa Coneville - Ambiental Saneamento e Concessões Ltda, decidiu na última semana pela necessidade de auditoria contábil, financeira e operacional junto a empresa. O objetivo é apurar com precisão receitas e despesas da empresa apresentadas ao município.

O presidente da Comissão, secretário de Gestão Administrativa, Marcos Ricardo Weissheimer, disse que o entendimento da comissão é de que somente após a perícia técnica, a comissão possa ter condições de analisar, avaliar e tomar quaisquer decisões sobre a planilha de custos apresentada pela empresa. O pedido de contratação de auditoria foi encaminhado na segunda-feira (27) ao prefeito Edson Renato Dias.

"A partir da base de cálculo apresentada pela empresa, há, numa avaliação prévia da comissão, dúvidas quanto a estimativa do número de usuários, quanto aos aumentos consideráveis de unidades ao ano, à cobrança sem ocupação e quanto a qualidade e ao direcionamento dos serviços prestados", explica Weissheimer.

Representantes da Coneville apresentaram em janeiro, um pedido de aumento na tarifa de coleta no percentual de 7,2% que foi negado pelo prefeito Edson Renato Dias. A partir daí iniciaram as discussões sobre a necessidade real de aumento e, também, quanto as frequentes reclamações da comunidade, recebidas pela Prefeitura. Para acompanhar e avaliar todo o trabalho e a prestação do serviço, foi instituída a comissão pelo decreto 5406 alterado pelo decreto 5439, ambos de 2009.

Coneville - A empresa apresentou em reunião com a comissão um resumo das atividades previstas no contrato de concessão assinado no dia 29 de dezembro de 1997, com prazo de 20 anos. Segundo o relatório da empresa, são realizados os serviços de coleta de resíduos domésticos, recicláveis e de saúde, implantação e operação do aterro sanitário e serviços gerais de limpeza.

Foi dito ainda que a estrutura da empresa está composta por 270 funcionários, dez caminhões com equipamento compactador, dois caminhões baú, dois caminhões caçamba, um caminhão póli guindaste, dois tratores com pá carregadeira e uma capinadeira mecânica. Mais uma fiorino furgão, veículo de apoio (courier), quatro motocicletas e três escritórios: a sede está situada a rua Canelinha, no bairro dos Municípios, tem um escritório de relação com o usuário, à rua 1440 e um escritório operacional, localizado à rua 1926.

Os serviços de limpeza são realizados diariamente no centro da cidade e três vezes por semana nos bairros sendo coletados em lixo doméstico, na baixa temporada, meses de março a novembro, 3.262 toneladas/mês e 109 toneladas/dia e, na alta temporada, de dezembro a fevereiro, a quantidade de 4.920 toneladas/mês e 164 toneladas/dia. Quanto aos resíduos recicláveis, coletados semanalmente, na baixa temporada, são retiradas 61 toneladas/mês com um aumento para 76 toneladas/mês na alta temporada. O material recolhido é encaminhado à Usina de Triagem na localidade da Várzea do Ranchinho onde a Associação dos Catadores de Material Reciclável (Acateli) faz a seleção e encaminha ao reaproveitamento do material. Para os resíduos hospitalares a coleta é diária em hospitais e postos de saúde e, em até três vezes por semana nos demais estabelecimentos de saúde como clínicas odontológicas, médicas, veterinárias, estéticas, farmácias, laboratórios de análises clínicas, estúdios de tatuagem e outros. Desde março de 2006, estes resíduos são depositados no aterro sanitário da Canhanduba.

Os representantes destacaram ainda o serviço de educação ambiental realizado nas unidades de ensino do município, os serviços de capina química e mecanizada e raspagem para a retirada de mato, ervas daninhas, terra e areia das sarjetas próximo ao meio fio e limpeza de bocas de lobo. Ainda, pintura de meio fio, varrição, aeração e limpeza na areia da praia central e agrestes. Segundo a empresa, também é realizado um serviço extracontratual, através de agendamento, para coleta de podas de árvores, madeiras e móveis velhos, exceto entulhos e restos de construção.

Mais informações com o secretário de Gestão Administrativa, Marcos Ricardo Weissheimer, através do telefone (47) 3267-7001 ou (47) 9617-7301. Contato com os representantes da Coneville através do telefone 3367-4199.

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