sábado, 4 de outubro de 2008

"APAGÃO" NA ILHA DAS CABRAS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Após denúncias de jornais sobre irregularidades na execução da obra de iluminação, Prefeitura de Balneário abre inquérito administrativo para apurar veracidade dos fatos e aponta: houve mudanças nas especificações dos cabos.

Denúncia publicada na coluna do jornalista Kaká Menezes, de Florianópolis, e dias após, no Jornal Tribuna Catarinense, indicava o uso irregular de cabo submerso que faz ligação entre o continente e a Ilha das Cabras, usado para iluminação da ilha.

A obra previa o uso de cabo com 95mm e a denúncia apurava a utilização de cabo com 35mm, cujo valor é a metade do previsto.
A empresa responsável pela obra, Santa Rita e os engenheiros responsáveis foram notificados sobre a suposta irregularidade e o Tribunal de Contas do Estado está averiguando a procedência da denúncia.
O inquérito administrativo só foi instaurado 15 dias após a conclusão da obra e depois da denúncia feita pela imprensa da capital, informou o Tribuna Catarinense.

O Bravos Amores, em contato com a assessoria da Secretaria Municipal de Administração, apurou que houve abertura de inquérito administrativo logo após o recebimento das denúncias, para verificar a suposta irregularidade.
A empresa Santa Rita, responsável pela execução das obras manifestou-se esta semana junto à Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, afirmando: “houve sim uma modificação na espessura dos cabos, não para 35 mm e sim, para 75mm. Esta modificação teve como objetivo diminuir o consumo de energia para própria Prefeitura”.
Diante desta informação, a prefeitura solicitou que peritos examinem os cabos instalados, e as conseqüências técnicas da redução de espessura do fio.
A própria Secretaria de Administração afirmou que além das medidas administrativas cabíveis, como imposição de multa a empresa Santa Rita por alterar padrões de execução da obra, o Tribunal de Contas do Estado está acompanhando todo processo de perto. Inclusive foram visitar pessoalmente a ilha para conferir as denúncias.

As alterações nas especificações dos padrões na obra foram realizadas sem consulta à Prefeitura. A empresa Santa Rita sempre executou obras com qualidade e é conhecida por sua qualificação, mas não justifica alterações no contrato sem prévia consulta e autorização, explicou a assessoria da Secretaria de Administração. A princípio, a empresa será multada e, nos próximos dias, teremos as informações dos técnicos sobre a diminuição ou não do consumo de energia conforme explicações da Santa Rita.

Cartão postal de Balneário Camboriú.

A iluminação, feita através de lâmpadas multivapores metálicos, de alto rendimento e intensidade luminosa com diferentes nuances de luz branca, provocando um efeito com profundidade da imagem. O projeto foi efetivado com a implantação de cabos subaquáticos pela empresa Santa Rita.

A Prefeitura organizou um evento para lançamento da iluminação no dia 05 de setembro de 2007, e a partir deste dia, a Ilha passou a ser cartão postal de Balneário Camboriú.

Dados do projeto

Alimentação feita diretamente via rede de alta tensão da CELESC, com transformador próprio.
Controle e comando eletrônico e foto sensível (acionado automaticamente, de acordo com a luminosidade natural)
Equipamentos robustos e de alta eficiência e rendimento 36.000 Watts de carga instalada, em sistema trifásico 380/220V – 60 Hz
Cabo submarino isolado e blindagem metálica de proteção mecânica, enterrado no fundo do mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário não pode ser anônimo para evitar problemas jurídicos.
Denuncias anônimas encaminhar para email jornalbravosamores@gmail.com