Evento acontece entre os dias 17 a 19 de setembro no Resort Recanto das Águas
A 26ª Convenção da Contabilidade do Estado de Santa Catarina (Contesc), que se realizará de 17 a 19 de setembro, no Resort Recanto das Àguas, Praia dos Amores, Balneário Camboriú, reúne os maiores nomes nacionais do setor. Representantes do Tesouro Nacional, ONU, FMI e Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República estão entre os palestrantes. Com o tema "Valorizar e integrar, a arte de contabilizar", este encontro abordará a mudança do perfil do profissional da área contábil. Menos papéis e mais relações pessoais devem fazer parte do dia-a-dia do novo contabilista.
No próximo final de semana, Balneário Camboriú vai receber centenas de profissionais da área contábil catarinense. O evento, que se realiza a cada dois anos, apresentará na edição 2009 temas interessantes em diferentes campos da contabilidade: auditoria, perícia, contabilidade pública e contabilidade empresarial, entre outras especialidades. Para os organizadores do evento, Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (Fecontesc), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon), e Sindicato dos Contabilistas de Balneário Camboriú (Sindicont Litoral), esta edição do evento acontece em um momento no qual a atuação dos profissionais da contabilidade ganha cada vez mais importância nas questões de gestão e tomada de decisão.
A programação do encontro, que vai acontecer nas dependências do Recanto das Águas Resort e Spa, na Praia dos Amores, em Balneário Camboriú, tem atraído um número respeitável de participantes. Mais de 1200 profissionais da área contábil devem se reunir neste evento considerado um dos mais importantes do gênero no País. Palestras, painéis, uma Feira de Negócios e atrações culturais fazem parte das atividades que buscam informar e integrar os convencionais que já asseguraram quase 90% das vagas disponibilizadas, um mês antes da sua realização. E a grande procura se dá, principalmente, pela qualidade da programação.
Palestras
Confira um breve perfil dos participantes:
Antônio Lopes de Sá, que irá proferir a palestra "O Futuro da Contabilidade", é estudioso profundo das causas contábeis e autor de 16 livros com temas como ética, perícia contábil, doutrina e história da contabilidade. Lopes de Sá é administrador, economista, doutor em Ciências Contábeis pela Faculdade Nacional de Ciências Econômicas da Universidade do Brasil, Doutor em Letras, honoris causa, pela Samuel Benjamim Thomas University/Londres;
Stephen Kantitz é doutor em Ciências Contábeis, Consultor de Empresas e, além de ser o autor de importantes livros, é articulista da revista Veja, árbitro da Bovespa na Câmara de Arbitragem do Novo Mercado e criador da Edição "Melhores e Maiores" da revista Exame. Kantitz falará sobre "O Brasil dos Nossos Filhos";
Antoninho Trevisan é auditor e consultor de empresas, presidente da BDO Trevisan Auditores, Trevisan Outsourcing, Trevisan Consultoria e Trevisan Editora Universitária e diretor da Trevisan Escola de Negócios, trará na sua bagagem para Balneário Camboriú uma atuante participação como membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República e irá falar sobre "Vida Empresarial e Econômica em Ambiente Turbulento";
Patrice Gaidzinski é psicóloga, psicoterapeuta de família pela Child Guidance Clinic/Philadelphia, psicoterapeuta de grupo, Curso de Formação de Executivos do Program Executive Developement (IMD/Suiça) e consultora em negócios familiares. Patrice vai abordar este último tema na palestra "Sucessão Familiar";
Ricardo Tortella é economista e consultor internacional da ONU, do FMI e participou da implantação de sistemas financeiros de países como Angola, Bielo-Russia, Moldávia e São Tomé e Príncipe, proferirá a palestra "Visão do Futuro Para Micro e Pequenas Empresas". O tema será tratado com a propriedade de quem participou do processo de reinvenção estratégica do Sistema Sebrae e coordenou a área de tributos e desburocratização.
Mário Sérgio Cortella é filósofo, doutor em Educação pela PUC-SP, onde é professor titular do Departamento de Teologia e Ciências da Religião (graduação e pós-graduação) vai palestrar sobre "Ética, Indivíduo, Sociedade e Empresa". Cortella é autor de livros como "Não nascemos prontos" e "Nos labirintos da moral". Já os painéis, que de forma inédita acontecerão paralelamente durante o evento, vão trazer os temas: "Contabilidade Pública" e "Programa de Voluntariado da Classe Contábil", com os painelistas.
Paulo Henrique Feijó e Pedro Gabril, respectivamente, ambos ligados ao Tesouro Nacional.
Este quadro de palestras e painéis foca na consolidação da presença do contador como gestor de riquezas e protetor de patrimônios, com alto grau de especialização técnica, o que segundo Sérgio Faraco, presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, "é vital para o funcionamento das empresas modernas, que dependem de profissionais aptos a orientar suas tomadas de decisão".
O tema proposto para o 26º Contesc, "Valorizar e Integrar, a arte de contabilizar", abriga esta visão de busca pela identidade através de ações baseadas na ética e na constante atualização da classe. "Já se desfaz a antiquada percepção do mercado de que os prestadores de serviços da área contábil sejam apenas os executores de tarefas ou responsáveis por registrar informações", afirma Jandival Ross, que é presidente da Fecontesc. Esta antiga percepção a que Ross se refere remete àquela imagem de contadores e pilhas de papéis, cenário que atualmente foi amenizado por conta de um avanço tecnológico na área. Este avanço passou a permitir maior liberdade para que profissionais da contabilidade possam desempenhar de forma dinâmica seu novo papel: o de consultor.
Augusto Marquart Neto, presidente do Sescon Grande Florianópolis complementa esta nova vertente da contabilidade lembrando que com esta modernização na tecnologia do setor, os contabilistas devem se atentar ainda mais às relações pessoais. "As formas de valorizar a si mesmo, de enxergar a profissão e se manter integrado com as demais áreas que movem o funcionamento da economia (pessoas, outros meios, sociedade, instituições, formadores de opinião, outras profissões) são hoje atitudes essenciais aos contadores que desejam ser representantes do real valor da profissão", defende Marquart Neto.
Profissionais renomados como, Leomir Antônio Minozzo, presidente do Sescon Blumenau; Elias Nicoletti Barth, presidente do Sescon Santa Catarina; e Welington Fernandes Spindola, presidente do Sindicont Litoral, também estão engajados neste rumo de valorização de contabilistas e contadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário não pode ser anônimo para evitar problemas jurídicos.
Denuncias anônimas encaminhar para email jornalbravosamores@gmail.com