quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Santa Catarina tem 144 casos suspeitos de leptospirose

Brasília - A Secretaria de Saúde de Santa Catarina registrou 144 casos suspeitos de leptospirose em 18 municípios atingidos pelas chuvas. De acordo com os dados da secretaria, cinco casos já foram confirmados e 30 descartados até ontem (3). Guabiruba, Itajaí, Joinville, São José e Guaramirim são os municípios com casos confirmados.
Segundo o diretor da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, Luis Antonio Silva, Joinville é o município com situação mais crítica: há 34 casos suspeitos da doença. Itajaí e Blumenau também têm alto índice de pessoas com suspeita da doença, 29 e 16 casos, respectivamente. A Secretaria de Saúde está capacitando um grupo de 70 médicos do estado para atuar no tratamento da doença.
A leptospirose é contraída pelo contato com água ou lama contaminadas pela urina de roedores. O período de incubação da doença varia de um a 30 dias. Os principais sintomas são febre, dor de cabeça, tosse, alterações urinárias, hemorragias, vômitos e alterações dos níveis de consciência. Caso não seja tratada, a leptospirose pode levar à morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário não pode ser anônimo para evitar problemas jurídicos.
Denuncias anônimas encaminhar para email jornalbravosamores@gmail.com