quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Porto - Coordenador aponta desenvolvimento da atividade portuária como principal fator para vinda do Encomex

Sérgio Nunes, coordenador-geral do Encomex, visitou Itajaí nesta quarta-feira, 29. Nunes veio conhecer a estrutura que irá abrigar o encontro promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Durante a visita Nunes apontou o desenvolvimento da atividade portuária e do comércio internacional como principal fator para a vinda do Encomex a Itajaí.
“Passamos perto de Itajaí diversas vezes. Promovemos o Encomex em Jaraguá do Sul, Blumenau e sempre acabamos postergando a vinda para Itajaí. Hoje, com todo o desenvolvimento do setor de comércio exterior na cidade, não poderíamos deixar passar a oportunidade”, comenta Nunes.
De acordo com o coordenador o Encomex é um projeto que procura sensibilizar pequenos e médios empresários para a cultura de exportação. “Dentro do MDIC nós temos o programa Cultura Exportadora. O projeto tem quatro bases: o Encomex, o Aprendendo a Exportar, os treinamentos para a Rede Nacional de Agentes de Comércio Exterior e o Primeira Exportação”, comenta.
Nunes explica que são realizados 10 Encontros de Comércio Exterior a cada ano desde 1997. O Ministério busca, dentro de cada cidade, a parceria de Associações Empresariais e Federações para divulgar o Encomex junto ao público-alvo, pequenos e médios empresários. “Além de iniciar na cultura da exportação, o MDIC faz um trabalho de identificação de nichos de mercado e até mesmo a adequação do produto para o comércio internacional”, ressalta.
Em Itajaí, o 130º Encomex ocorre paralelamente à Feira Itajaí Trade Summit, no Centro de Eventos, nos dias 19, 20 e 21 de novembro. As inscrições, tanto para a Feira como para o Encomex, podem ser feitas gratuitamente na internet através do:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário não pode ser anônimo para evitar problemas jurídicos.
Denuncias anônimas encaminhar para email jornalbravosamores@gmail.com