quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Itajaí contribui com permanência do Estado como Bicampeão como Melhor destino Turístico do Brasil

Na última sexta-feira (24), Santa Catarina recebeu o Prêmio Viagem e Turismo na categoria principal, “Melhor destino Turístico do Brasil”. O prêmio é fornecido pela revista Viagem e Turismo da Editora Abril. A premiação é feita através de votação popular, onde o viajante brasileiro escolhe as melhores opções do turismo nacionais e internacionais, em oito categorias. A entrega do prêmio aconteceu no Rio de Janeiro e contou com a presença do governador Luiz Henrique da Silveira. Está é a segunda vez que o estado é premiado.
Para conquistar o prêmio os governos estadual e municipal investem pesado no setor. A criação do Funturismo, que é um fundo de incentivo ao turismo, e é responsável pelo investimento em infra-estrutura e promoção, entre outros aspectos importantes para o desenvolvimento do turismo em Santa Catarina, é um dos investimentos que contribuem para a permanência do estado como Melhor destino Turístico do Brasil.
Itajaí, no litoral centro-norte do estado, vem contribuindo com essa posição. Prova disto é a construção de um Centro de Eventos, que já abrigou mesmo sem estar concluído a abertura do Festival de Música deste ano, a Marejada, Congresso da OAB entre outros eventos importantes e que atraem um expressivo número de turistas para a cidade e região.
O município ainda possui um dos mais modernos Píer Turístico do Estado. Aqui já é possível fazer embarque e desembarque de passageiros. De acordo com dados da Fundação Itajaiense de Turismo- Fitur, na temporada 2008/2009 devem passar pelo píer 29.700 mil visitantes, 23 cruzeiros devem atracar em Itajaí. O primeiro navio chega a cidade no dia 24 de novembro. A partir das oito horas da manhã, o transatlântico Azamara Journey, de bandeira das Ilhas Malta, atraca no Píer trazendo 694 turistas. De acordo com a Santur, cada turista gasta em média U$$ 100 dólares por dia em cada cidade que visita. Além de movimentar a economia da temporada, o bom receptivo aos visitantes vale peso de ouro, já que serve como a principal e melhor publicidade do município e pontos turísticos, visitante satisfeito recomenda o passeio e retorna com a família.
A partir da temporada 2009/2010 o município pode começar a receber transatlânticos ainda maiores, com a implantação do Complexo Turístico Portuário. O armador MSC Cruzeiros, um dos mais importantes armadores da área no mundo, e que possui 9 embarcações, iniciou esta semana negociações para atracação de transatlânticos de grande porte no Píer Turístico de Itajaí. Pelo menos dois devem atracar aqui, na temporada 2009/2010. Cada navio deve trazer cerca de 2 mil passageiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário não pode ser anônimo para evitar problemas jurídicos.
Denuncias anônimas encaminhar para email jornalbravosamores@gmail.com