segunda-feira, 13 de abril de 2009

Criança morre com suspeita de meningite em Balneário Camboriú

Uma criança de dois anos e 10 meses morreu, após dar entrada no Hospital Santa Inês, em Balneário Camboriú apresentando sintomas de meningite meningogócica.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, o menino chegou fim da manhã de segunda-feira ao hospital em estado grave, com manchas vermelhas pelo corpo, entre outros sinais característicos da doença em sua forma bacteriana. O garoto não chegou a ficar internado. Ele foi medicado, mas não resistiu e morreu, por volta do meio-dia.

A suspeita de meningite ainda não foi confirmada. O Instituto Geral de Perícias (IGP), em Florianópolis, deve divulgar a causa da morte com o laudo conclusivo, nos próximos 30 dias.

De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica de BC, Andréa Bittencourt, não apareceram novas suspeitas na cidade. Mesmo assim, o departamento medicou com antibióticos todas as pessoas que conviviam diretamente com o menino, na mesma casa ou em residências próximas. A família mora em Balneário Camboriú.

— Acreditamos que esta tenha sido uma fatalidade. Estamos atentos e informamos às pessoas que não há necessidade de vacinação em massa, pois se trata de um caso isolado — disse Andréa.

A Vigilância Epidemiológica divulgou que a coleta de amostras para o IGP foi feita ainda na segunda-feira, mas não deu informações sobre a liberação do corpo da criança à família. O Instituto Médico Legal (IML) de Balneário Camboriú declarou que o corpo do menino não passou pelo local.


 

Saiba mais

Meningite Meningocócica

É a inflamação das meninges - membranas que revestem o cérebro. Pode ser causada por agentes infecciosos como bactérias e vírus e não infecciosos, como traumatismos. A transmissão se dá por contato de pessoa a pessoa, via respiratória, por gotículas e secreções do nariz e garganta.

Os principais sintomas são: febre alta; dor de cabeça intensa; vômitos em jato; rigidez dos músculos da nuca, ombros e costas; falta de apetite; dores musculares e agitação física e mental. Podem surgir manchas vermelhas na pele. Em crianças menores de um ano, os sintomas mais comuns são moleira tensa ou elevada e irritabilidade com choro agudo e rigidez corporal.

Na suspeita de meningite, o paciente deve procurar o hospital. Caso seja confirmada a suspeita, o paciente é internado e submetido a um tratamento com antibióticos.

A prevenção é feita através de vacinas, como a BCG.

Outras formas de prevenção: evitar aglomerações, manter os ambientes ventilados e a higiene ambiental e corporal.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário não pode ser anônimo para evitar problemas jurídicos.
Denuncias anônimas encaminhar para email jornalbravosamores@gmail.com