sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

CURSO DE BARISTA
A Cafeeira Garibaldi traz para Itajaí o 5º Curso de Baristas, ministrado pela Campeã Paulista de 2007 e vice-campeã da Copa Barista de 2008, Tatiane Rodrigues.

Todos os alunos que concluirem o Curso receberão uma assinatura Anual da Revista Espresso, cortesia da Cafeeira Garibaldi.

Maiores informações estão contidas no folder em anexo, gostariamos de salientar que a sua vaga só será garantida após o pagamento de 50% do valor feito no ato da inscrição.

Dúvidas através do telefone - (47) 3349-5569 ou (47) 9155.6677
A Cafeeira Garibaldi está localizada na Rod. Osvaldo Reis em Praia Brava.

www.cafeeiragaribaldi.com.br

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

RESPOSTA DE AURI PAVONI ÀS CRÌTICAS DE PIRIQUITO



Após sofrer críticas do Prefeito Edson Piriquito a respeito da obra do binário, alegando estar cheia de erros absurdos, o ex-secretário de Planejamento de BC e engenheiro civil Auri Pavoni, decidiu publicar uma carta à imprensa rebatendo as críticas.


A carta, na íntegra, enviada à imprensa pelo ex-secretário Auri Pavoni:


Balneário Camboriú, 17 de Fevereiro de 2009.


Prezado Jornalista,


Sobre as seguidas críticas na imprensa por parte do prefeito Edson Piriquito a respeito do Binário eu, como principal responsável pela idealização e coordenação deste projeto, tenho algumas considerações a fazer:

- Todos os moradores de Balneário Camboriú sabem que o principal problema de trânsito de nossa cidade se localiza na Avenida dos Estados.

- Enquanto Secretário de Planejamento tive como uma das principais metas propor alternativas que viessem gradativamente, resolver este e outros problemas de trânsito, tarefa nada fácil, diga-se de passagem.

- Ao invés de lamentar e criticar busquei apoio e idéias junto aos técnicos da prefeitura e principalmente, junto à comunidade. Desse apoio surgiu o novo sistema viário, composto por mais de 50 novas vias e avenidas e mais de 60 existentes que serão, pouco a pouco, ampliadas sem custos adicionais para o município, 5 novas praças na área central, projeto esse que foi discutido inclusive com a comunidade em várias audiências públicas e aprovado, por unanimidade na Câmara de Vereadores sendo hoje, portanto, parte integrante do Plano Diretor do Município, e por conseqüência, Lei.

- Buscamos um novo conceito para o sistema viário, possibilitando um melhor escoamento de veículos, proporcionando um transporte coletivo mais ágil e eficiente, que seja composto por um sistema cicloviário moderno, prazeroso e eficiente em que as ciclovias sejam laterais protegidas por canteiros arborizados, trazendo segurança e conforto aos usuários, com passeios ampliados e arborizados, proporcionando segurança e conforto aos pedestres.

- Numa atitude de coragem, o ex-prefeito Rubens Spernau autorizou a iniciar a obra. Logo, tiramos do papel o novo sistema viário, que anteriormente havia passado por ampla discussão com a comunidade através de varias Audiências Públicas.

- Começamos com o trecho mais problemático e para isso, por meio de licitação pública, contratamos uma empresa capacitada que elaborou o projeto executivo, hoje em andamento. - De todo o projeto, este é o trecho mais complexo, porque além das indenizações apresenta um terreno com inúmeras dificuldades, estas superadas com soluções iguais às adotadas em grandes obras rodoviárias tais como detonação de rocha, implantação de muros de contenção (chamados de terra armada), viaduto e cortina atirantada. Tudo foi feito no centro da cidade sem atrapalhar seu andamento normal e sem um acidente sequer.

- Entendo que os problemas técnicos se superam com soluções de engenharia e nossa maior preocupação foi com as famílias que ali residiam. Estas foram tratadas com respeito e, dessa forma, junto com a comunidade, conseguimos acordo com todos. As indenizações foram aprovadas pela Câmara de Vereadores e pagas em tempo recorde com um trâmite inédito em nossa cidade.

- Neste primeiro trecho, a obra só não foi concluída devido ao excesso de chuva no último semestre de 2008, mas os recursos financeiros para tal, ficaram assegurados. É fato que não existe projeto perfeito, todo ele pode ser melhorado. Penso que ao invés de somente criticar sistematicamente a obra e o projeto por meio da imprensa, o Prefeito Municipal poderia sugerir os melhoramentos que acha necessários, pois poder para isso não lhe falta.

- Quanto ao trecho da Rua Japão até a divisa com Itajaí, as informações dadas pelo Prefeito Municipal não conferem. Os terrenos a serem desapropriados não chegam ao número de 100, bem como o valor dessas desapropriações não chega nem perto dos R$ 100 milhões anunciados pela atual Administração. Praticamente a metade desses terrenos é baldia, sendo que para chegar ao valor anunciado o Município teria que pagar em média R$ 1 milhão por imóvel desapropriado nos bairros Nações e Ariribá, enquanto que o mercado pratica um valor bem menor, portanto as contas terão que ser refeitas para baixo.

- Quando a obra foi discutida, nos preocupamos em viabilizar os recursos para essa finalidade. Para tanto nos baseamos em ferramentas existentes no Estatuto das Cidades. Antes de deixarmos o governo, no mês de dezembro, elaboramos uma minuta de Lei que viabilizará esses recursos. Sempre tivemos coragem de propor alternativas, embora sujeitos a críticas.

- Novos caminhos foram propostos. Pensamos em dar alternativas viárias para efeito em longo prazo. Não entendo como, e nem porque, essas alternativas estejam causando tantos arrepios no Prefeito Municipal. Espero do governante uma ação madura no sentido de conciliar política com arquitetura e urbanismo que é arte e ciência. Afinal, está traçando o futuro da cidade e não gerando hipoteca sobre o futuro.

- Sugiro que, ao avaliá-las como inviáveis, ao invés de somente criticar, proponha alternativas que sejam executáveis e que atendam a realidade e às necessidades do município. O sistema viário de nossa cidade precisa de soluções. E o vetor principal de ação é aumentar o espaço para veículos, bicicletas e pessoas, através de ruas, ciclovias, novas praças, passeios e artérias, pois a capacidade das pessoas comprarem carros aumenta cada vez mais.

É o famoso embate entre o poder político e o poder econômico. Somente criticar é ficar no comodismo, um comportamento que não condiz com uma cidade do porte de Balneário Camboriú.

Precisamos de continuidade também às soluções arrojadas por parte do Governo Municipal. Servi à cidade através do governo de Spernau, meu compromisso como homem público foi com as futuras gerações, pois mais que uma cidade que recebemos de nossos pais é a cidade que vamos repassar aos nossos filhos.

Caso seja necessário, fico à disposição para mais informações.

Atenciosamente,

Auri Pavoni Engenheiro Civil, ex-secretário de Planejamento de Balneário Camboriú.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Condomínios recebem autorização pra construção na praia Brava


Emprendimento da Procave fica na terceira quadra do canto sul da Brava

A mudança do código de zoneamento de Itajaí já começa a surtir efeito antes mesmo que a justiça decida sobre a ação proposta pelo ministério público estadual, que pretende barrar a aprovação de lei que determina onde se pode construir em Itajaí. A nova administração analisa os alvarás concedidos no governo anterior e pode impedir os planos das construtoras.


A empresa Procave Assessoria de Imóveis já recebeu autorização da Fundação de Meio Ambiente (Fatma) pra construir um condomínio residencial no canto sul da praia Brava, depois de conseguir um alvará na prefeitura de Itajaí no fim do ano passado, logo depois que o código de zoneamento foi aprovado, sob protestos, na câmara de vereadores.


Outra empresa que também já está com tudo em cima pra começar a construir no paraíso do litoral Catarinense é a Brava Beach Empreendimentos Ltda, que já pediu autorização de corte de vegetação pra instalação do Condomínio Residencial Brava Beach.


Segundo o procurador do município, João Paulo Tavares Bastos Gama, tanto a procuradoria quanto a secretaria de planejamento e desenvolvimento urbano (Spdu) estão analisando, a pedido do prefeito Jandir Bellini, os alvarás concedidos no fim do governo anterior e devem, até na próxima terça-feira, decidir se suspendem as autorizações. "A prefeitura vai decidir se segue o caminho de lutar judicialmente pela manutenção da lei ou se envia à câmara um projeto revogando o plano diretor e parte pras audiências públicas pra apresentar uma nova proposta de lei", explicou.


Os abobrões da SPDU e procuradoria esperam pela volta do prefeito de Brasília, onde Jandir participa de um encontro de prefeitos. Na tarde de ontem, o prefeito estava no Rio de Janeiro, numa reunião com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho e não pode dar uma posição oficial da prefeitura.


Na Procave, ainda não há data prevista para o início das obras. De acordo com a assessoria de imprensa contratada pela construtora, os engenheiros da empresa ainda estão trabalhando no projeto do residencial que só deve começar a sair do papel no segundo semestre.



sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

NAVIO CSAV MOEMA CHEGA AO COMPLEXO PORTUÁRIO DO RIO ITAJAÍ


Atracou hoje pela manhã, 06, às 07h10min no berço quatro do Porto de Itajaí, o navio CSAV MOEMA. Agenciado pela empresa CSAV GROUP AGENCIES BRAZIL, e pertencente à classe full-container, de bandeira da Antigua e têm 221 metros de comprimento. Em Itajaí recebe 163 contêineres. Sua previsão aproximada de movimentação de carga e descarga é de 4.000 mil toneladas. A carga é composta por mercadorias diversas. O navio CSAV MOEMA fez escala no Porto de Santos, litoral de São Paulo, deixando Itajaí com destino a Buenos Aires, Argentina, ainda no dia de hoje, por volta de 19:00 horas.

Definidos delegados do conselho da cidade e cronograma

Nessa quarta-feira (4) foram definidos os integrantes do conselho da cidade. As reuniões do conselho vão acontecer na primeira quarta-feira de cada mês, quando os delegados terão oportunidade de se manifestar sobre os temas de interesse da administração pública.

O CONSELHO DA CIDADE: O órgão é responsável por traçar diretrizes sobre os grandes projetos a serem desenvolvidos em prol do município e conta com representantes de várias entidades públicas e da sociedade civil organizada.

Formação do conselho:
(T) Titulares
(S) Suplentes
ADELCIO BERNARDINO (S) – PMBC
ADEMAR SCHNEIDER (S) – PMBC
ALVARO ZAMBOM DOS SANTOS (T) – ACIBALC
ANDRE RITZMANN (T)
Secretário do Meio Ambiente – PMBC
ANTÔNIO JOSÉ MOREIRA (T) – SECOVI
ARMANDO LINS JR. (S) OAB
ATALÁVIO VACARI (T) AFADEFI
BEATRIZ BABICZ (S) – CONSEG MUNICÍPIO
CARLOS HAACKE JR. (S) – SINDUSCON
CIRLEI DONATO (S) – ADERE
CLAUDIO FERNANDO DALVESCO (T)
Secretário de Turismo e Des. Econômico
CLAUDIR MACIEL (T)
Secretário Planejamento e Gestão Orçamentária
CLAUDINEI LOOS (S) – PMBC
CRISTIANO VOITENA (S) – I.D.E.I.A.
DULCINÉIA CUGNIER L. DE LEME (S)
Rede Feminina de Combate ao Câncer.
EDILSON FERREIRA (T) – Lions Club Centro
ENIO FAQUETTI (T) Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú.

ELOIZA WEIDMANN (S) – AMOCENTRO
GERSON HELIO DA CRUZ (S) – PMBC
GLORIA REGINA KLEIN (S) – Rotary Club Atlântico
HAYDÉE ASSANTI (S) – PMBC
HELVION RIBEIRO (T) – MOVUP
ISAMIR OLIVEIRA
IVO BUZZARELLO (S) – ASAPREV
JOSÉ DOMINGOS MINELLA (S) – SITICON
JOSE ROQUE BETIOL (T) – Rotary Club Centro
LUIZ DE AQUINO VIEIRA (S) – SINCOM
LUIZ MARASCHIN (T)
Secretário de Desenvolvimento e Inclusão Social
MARCELO FREITAS (T)
Procurador Jurídico – PMBC
MARCIO DANIEL KIESEL (T) – UNIVALI
MARLI DALLAMARIA (T) – ACIBC

MATIAS FIDELIS – CONDES
NELSON BERNARDI (S) – SECOVELAR
NEY EMILIO CLIVATI (T)
Diretor Geral da EMASA
NILSON BITTENCOURT (S) – PMBC
NILSON FREDERICO PROBST (T)
Secretário de Segurança e Defesa Social
OLGA APARECIDA FERREIRA (T) – SECHOBAR
ORLANDO ULIANO (S) – PMBC
RAPHAEL F. PINTO DE CARVALHO (S) – PMBC
TARCISIO NOTARI (S) – PMBC
THOMAS KLAUSS FIRZLATT (T)
União das Associações de Moradores BC
VALDIR DE ANDRADE (T) – CONSEG CENTRO
VALMIR PEREIRA (T)
Secretário Obras e Serv. Urbanos
YEDON EMANOEL NUNES (T)
Secretário Da Fazenda
GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL
SAHIONARA ADRIANA SAVARIZ
Secretária Executiva do Conselho da Cidade

Cronograma de Reuniões 2009:
04/03/2009; 01/04/2009; 06/05/2009
03/06/2009; 01/07/2009; 05/08/2009
02/09/2009; 07/10/2009; 04/11/2009
02/12/2009

Roberto Souza Junior apresentou mais indicações na segunda sessão.


Roberto Souza Junior foi o vereador que mais indicações apresentou na segunda sessão da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú. A indicação de banheiros químicos para as barreiras policiais foiimplantado de imediato. Com 19 das 42 indicações e um requerimento, o vereador Roberto Souza Junior foi o vereador mais propositivo na segunda sessão da Câmara Municipal, que aconteceu nesta quinta-feira, dia 05/01/09. Indicações importantes como a construção de uma Passarela na BR-101 juntoà ponte do Rio Camboriú (0089/2009), Postos de Informações Turísticas no centro da cidade (Barra Sul, Pontal Norte e Calçadão da Avenida Central –0091/2009)) e uma Balsa 24hs ligando os bairros barranco e Vila Real (0096/2009) foram alguns dos projetos protocolados na última terça-feira.

A indicação para instalação, em caráter urgente, de banheiros químicos nas barreiras policiais de entrada e saída da cidade, já teve um resultado efetivo, já que na manhã de quinta-feira,todas as barreiras policiais receberam seus respectivos banheiros químicos, fazendo com que os Policiais Militares tenham um local adequado para suas necessidades fisiológicas.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Seu "Tino". O heróico morador de Praia dos Amores


Seu Tino poderia ser um funcionário contratado da prefeitura.

Realizou sozinho uma operação tapa buraco caseira para impedir que acidentes aconteçam em frente a sua casa, na Av. Carlos Drumond de Andrade, trecho pertencente à Praia dos Amores.
Será que as prefeituras vão remunerá-lo por isto?

FOTOS DE PRAIA BRAVA E DOS AMORES ABANDONADAS




Clique na imagem para ampliá-la.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

PRAIA BRAVA e PRAIA DOS AMORES ABANDONADAS.

A Prefeitura de Itajaí precisa, com urgência, realizar algumas obras menores para amenizar a situação.

É de lastimar a atual situação destes dois bairros. Nunca se teve tantos transtornos em Praia Brava e Praia dos Amores como nesta temporada de 2008-2009.

As obras que seriam realizadas no decorrer do ano de 2008 e com previsão para finalização ao início de 2009 estão abandonadas, exceção da obra de saneamento, pela própria estrutura, mais morosa.

O abacaxi ficou nas mãos das atuais gestões municipais vencedoras.

Mas não são apenas as obras motivo de preocupação dos moradores destas duas localidades. A conservação de obras já realizadas está péssima. A Rua Delfim de Pádua Peixoto recebeu no início de 2008 a colocação de lajotas. Quem transita por lá tem que desviar dos diversos buracos, aclives e declives, formados com o desgaste de 1 ano!

A quantidade de lixo nos terrenos baldios, alagamento constante das vias, sendo que na Rua Carlos Drummond de Andrade as bocas de lobo praticamente sumiram com a nova obra de asfaltamento, buracos no asfalto.

As duas associações de moradores nada fizeram para reclamar com ambas as prefeituras sobre o caso, havendo em Praia Brava certa conivência com a gestão passada.

A situação é esta:

Em Praia dos Amores: lixo nos terrenos baldios, a Av. Carlos D. de Andrade em péssimas condições, buracos nas vias, alagamento constante e desrespeito completo à lei, onde praticamente cada proprietário impõe um estilo de calçada ou mesmo inexistem calçadas para os pedestres, entulhos das obras paralisadas juntando ratos e baratas.

Praia Brava: A começar pela Av. Beira Mar, praticamente intransitável em alguns trechos. Falta de lixeiras nas areias o que fez deste verão, um dos mais sujos de todos os anos. Esgoto rompido saindo no meio da Avenida.

Av. Delfim de Pádua, repleta de buracos e desníveis. Falta de calçadas e iluminação.

Av. Carlos D. de Andrade, buracos e mais buracos; deslizamento de asfalto onde passa o ribeirão Ariribá, tornando perigosa a situação; falta de bocas de lobo trazendo constantes alagamentos, falta de sinalização e muito entulho da obra em toda sua extensão.

A NOVELA: A OBRA DA AV. CARLOS DRUMOND DE ANDRADE AINDA SEM FINAL FELIZ.

Resumo da novela: o VILÃO – Prefeitura de Itajaí 2008. Não executou a obra e nem respondeu a comunidade. Balneário Camboriu 2008: namorada traída do vilão, não fiscalizou, mostrou indignidade com a traição, mas nada fez. O empresário: Construtora Azza. Colocou alguns figurantes em alguns capítulos, mas contracenava em várias "novelas" ao mesmo tempo. O bem intencionado: alguns moradores de Praia Brava e dos Amores que tentaram realizar passeatas e denunciar o atraso e indiferença. O telespectador: a comunidade de Praia dos Amores e Praia Brava. Só puderam assistir.

As prefeituras municipais de Balneário Camboriú e Itajaí, juntas ao Governo Estadual de Santa Catarina anunciaram em julho de 2008 um acordo para realização da Urbanização desta via. Asfaltamento e galerias pluviais.
A Av. Carlos Drummond de Andrade faz limite com os dois municípios, pertencendo, em trechos distintos a Itajaí e BC. Por esta razão, o acordo na execução da obra.

Era uma obra simples: BC, Itajaí e Governo de Santa Catarina entrariam com os fundos necessários a realização da empreitada. Itajaí executaria e BC e Governo Estadual fiscalizariam.
Empreiteira contratada a toque de caixa, AZZA CONSTRUTORA, mãos à obra.

Em poucos dias percebeu-se que a coisa não seria tão fácil. A Construtora AZZA constantemente interrompia a execução da obra.

Foi aproximando-se a eleição municipal e todos voltaram os olhos para o pleito. A partir de Novembro de 2008 nada mais se fez de concreto nesta via. Foi abandonada.

Itajaí não executou a obra, Balneário Camboriu não fiscalizou.

O Jornal Bravos Amores com insistência denunciava os atrasos, erros na execução da obra, e prejuízos que causaria ao turismo na região.

As Associações de Moradores não se pronunciaram.

Uma passeata foi organizada para pedir esclarecimentos das prefeituras, contando com o apoio do Jornal Bravos Amores e dos Consegs representantes dos dois bairros. A Associação dos Moradores da Praia dos Amores foi convidada a participar mas não compareceu.

As obras retornaram por alguns dias e novamente foram paralisadas. O CONSEG BARRA NORTE protocolou um pedido de representação junto ao Ministério Público.

E agora, como fica? O prefeito de Itajaí, Jandir Bellini anunciou que as obras sofrerão atraso e os contratos serão revisados. A prefeitura de Balneário Camburiu também deveria se pronunciar a respeito da fiscalização na execução da Obra.

O problema é que se tem urgência em retirar os detritos deixados pela Construtora Azza em toda a extensão da Avenida Carlos Drummond e urgência na correção do asfalto onde há buracos perigosos aos veículos e moradores.

O MORADOR "FUNCIONÁRIO" DA PREFEITURA.

Seu Isaltino, conhecido no bairro de Praia dos Amores simplesmente como Tino, tornou-se um símbolo da força de vontade individual sobre as mazelas das prefeituras.

Morador da Av. Carlos Drummond de Andrade, teve a nova boca de lobo instalada em frente à sua residência, entupida pelos entulhos da obra. Após muito insistir, conseguiu que alguns operários reconstruíssem a boca de lobo. Passou pelas provações comuns neste tipo de empreitada, falta de acesso à residência, barulho, etc.

Tubulação de esgoto danificada por conta de uma máquina barbeira, lá foi seu Tino novamente solicitar, com toda paciência do mundo, o desentupimento. Novamente, após dias, foi atendido pelos funcionários solidários.

Abandonada a obra pela Construtora AZZA, restou um buraco que atravessa a rua, onde passava a tubulação de esgoto. Esta "lombada do avesso" traz riscos aos veículos que trafegam na via, mas desta vez, seu Tino resolveu tapar o buraco por conta própria. A cada nova chuva lá vai seu Tino, com pá na mão tapar o buraco. Foram 6 vezes até agora e pelo menos mais uma que seus filhos ajudaram. Choveu, é só esperar que Tino estará lá.

Um verdadeiro funcionário não remunerado das Prefeituras Municipais de BC e Itajaí.

Seu Tino ainda comenta que pediram a ele que fiscalizasse o buraco.

NOVO SECRETÁRIO DE SAÚDE DE BALNEÁRIO CAMBORIU



A importante pasta da Secretaria Municipal de Saúde estava até o momento sem secretário definido. Uma indefinição que trazia certo mal estar entre os funcionários da rede municipal.


Hoje, o prefeito de Balneário Camboriú Edson Piriquito, apresentou oficialmente, o novo secretário de Saúde: o médico José Roberto Sposito.


Morando há 35 anos em Balneário Camboriú, o médico disse que aceitou o convite do prefeito e encara como um prêmio, pelos vários anos de serviços prestados na área de saúde na comunidade.


Já o prefeito Edson Piriquito disse que a vinda de Sposito para o governo é uma grande aquisição. Para ele, a vinda do médio é decisiva, pois a saúde é tema número 1 da sua administração e pediu para todos os secretários apoio aos atos da Saúde de Balneário Camboriú. "Sposito é a pessoa indicada, adequada para a função, tem um excelente histórico e é um homem exemplar. Pega uma pasta que haverá grandes cobranças", disse o prefeito.


O prefeito acrescentou ainda que sua intenção é dar ênfase na mudança do sistema de saúde, valorizando e motivando o efetivo, reestruturar a rede de saúde e também lutar para conseguir disponibilizar um pronto atendimento 24 horas no bairro da Barra.


O novo secretário de saúde agradeceu ao prefeito e também aos colegas e disse que com 60 anos de idade, é uma honra retribuir um pouco do que o povo de Balneário Camboriú lhe deu como profissional médico. "Eu sou um homem feliz e realizado, peço a todos que sejam parceiros da saúde", finalizou Sposito.

Trânsito caótico

É uma conseqüência natural de todas as cidades devido ao aumento de sua população fixa ou transitória. As cidades não são planejadas para isso. E Balneário Camboriú não poderia ser diferente ao apresentar um trânsito de veículo fora da normalidade principalmente em períodos agudos de festas natalinas, de fim de ano, de verão, de feriados etc., mas perfeitamente contornável com uma boa política de trânsito. Lembrando que fora dessas temporadas o fluxo de veículo flui normalmente sem a necessidade de grandes obras.

Vamos esquecer a execução de obras faraônicas para o nosso trânsito porque só serve para engordar o bolso dos executores de projetos e aumentar o IPTU da cidade. E pergunto: por acaso, alguma cidade brasileira foi ou está sendo planejada para receber turista e não ter congestionamento de carros? Leio algumas críticas implacáveis à cidade, injustas, com soluções que estão mais relacionadas à conveniência doméstica de cada um do que ao problema do decantado mau planejamento da cidade. Por exemplo: os moto-taxistas, os táxis, as motos e as bicicletas querem as ruas livres para eles. Por outro lado, os ônibus de turismo - que param em fila-dupla desrespeitando as regras de trânsito – não deveriam entrar na cidade. Deveria o município disponibilizar um terminal turístico, na entrada de Balneário Camboriú, para desembarque e conexão a microônibus que levariam os passageiros e bagagens aos respectivos hotéis.O grande perigo dessa psicose de mau planejamento da cidade está nas soluções mirabolantes que alguns já começam a engendrar, como construção de elevadas, passarelas etc. Para que poluir o espaço aéreo desta cidade, que deve preservar a sua qualidade de vida sem degradar o espaço de sua beleza natural? A cidade, guardada as devidas proporções, não tem que se amoldar ao fluxo turístico e temporário de pessoas, fazendo obras paliativas e caras, mas equilibradamente respeitar o padrão e qualidade de vida local sem deixar de ser uma cidade com vocação para o turismo.O grande mal dos gestores de administrações públicas municipais é não se preocupar com a capacidade populacional das cidades. Não haverá planejamento sustentável se não existir responsabilidade pública com o inchaço das cidades. É o que se está observando em Balneário Camboriú, lamentavelmente, com as construções de grandes espigões residenciais, o que só pode vir a agravar a infraestrutura básica local e tornar o trânsito mais conturbado.

Julio César Cardoso

Bacharel em Direito e servidor federal aposentado

ACOMPANHE OS REQUERIMENTOS DOS VEREADORES BALNEÁRIO CAMBORIU

ESTAMOS DE OLHO!

Já de casa nova, os vereadores de Balneário Camboriu iniciaram os trabalhos com vários Requerimentos e Indicações.

Cumprindo regimento interno, estiveram escritos para o uso da Tribuna em Tema Livre, os Vereadores Roberto Junior de Souza (PMDB), Dão Koedderman (PSDB), Fabrício de Oliveira (PSDB), Christina Barichello (PPS) e João Miguel – Tatá (PSDB), que debateram diversos assuntos, entre eles o pleno funcionamento dos Poderes Legislativo e Executivo.

Indicações, de forma bem simples, são realizadas pela Câmara para aconselhar o prefeito a verificar determinada situação ou atuar em determinado sentido.

Requerimento e Indicações não possuem caráter executivo.

Tipo

Autor

Resumo

Requerimento

João Olindino Koeddermann "dão"

Requer a realização de Sessão Solene comemorativa aos 30 anos de fundação do Jornal Diário do Litoral.

Requerimento

João Olindino Koeddermann "dão"

Moção de congratulações pela passagem do Dia do Carteiro no dia 25 de janeiro.

Requerimento

João Olindino Koeddermann "dão"

Moção de congratulações ao Jornal Diário da Cidade pelos seus 16 anos de circulação.

Requerimento

João Olindino Koeddermann "dão"

Requer a realização de Sessão Solene comemorativa aos 16 anos de fundação do Jornal Diário da Cidade.

Indicação

Orlando Angioletti

Indica ao Prefeito Municipal que não conceda o reajuste de 7,2% da tarifa de lixo pleiteado pela Coneville / Engepasa, sem antes auditar os serviços prestados pela empresa.

Indicação

Orlando Angioletti

Indica ao Prefeito Municipal e ao Secretário de Segurança Municipal, a construção de estruturas físicas nos acessos à cidade, dotados de câmeras de segurança e espaço para informações turísticas.

Indicação

Anna Christina Barichello

Indica ao Prefeito Municipal que realize estudos para criação de um espaço na praia central para prática de surf no período noturno, com a implantação de sistema de iluminação direcionado para o mar.

Indicação

Anna Christina Barichello

Indica ao Prefeito Municipal a criação do "Festival de Férias" a ser desenvolvido durante o recesso escolar.

Indicação

Anna Christina Barichello

Indica ao Prefeito Municipal a criação do "Banco do Povo".

Indicação

Anna Christina Barichello

Indica ao Governador do Estado a implantação de dois cursos de ensino médio em bairros da cidade que ainda não disponham dos mesmos.

Indicação

Anna Christina Barichello

Indica à COMPUR, melhoramentos na sinalização de trânsito na saída da BR-101, confluência com a Rua Angelina.

Indicação

Anna Christina Barichello

Indica ao Prefeito Municipal a abertura de vagas nas creches para crianças carentes, através do sistema de compra de vagas.

Indicação

Vereadora Anna Christina Barichello

Indica ao Secretário Municipal de Obras a realização dos serviços de drenagem pluvial nas ruas 990, 960 e 1500.

Indicação

Anna Christina Barichello

Indica ao Prefeito Municipal a construção de centro comunitário no terreno onde se localizava a COMPUR.

Indicação

Anna Christina Barichello

Indica ao Prefeito Municipal que efetue a cobertura sobre a calçada que leva do portão até a porta do COE, situado no Bairro dos Estados.

Indicação

Anna Christina Barichello

Indica ao Prefeito Municipal que promova a construção de um parque infantil junto ao Colégio Municipal Governador Ivo Silveira.

Indicação

Anna Christina Barichello

Indica ao Prefeito Municipal que determine o estudo no sentido de viabilizar a troca das placas de sinalização tradicionais, por placas feitas de material reciclável.

Indicação

Anna Christina Barichello

Indica ao Prefeito Municipal a retirada imediata dos vasos alocados na 3ª Avenida sobre o canteiro central em passagem de pedestres.

Indicação

Anna Christina Barichello

Indica ao Prefeito Municipal que determine melhorias nos locais onde situam-se os vasos de flores nas calçadas da Avenida Palestina, e a diminuição do tamanho dos mesmos.

Indicação

Anna Christina Barichello

Indica ao Prefeito Municipal que determine a realização de estudos para a construção de uma passarela para a travessia de pedestres na confluência da 3ª Avenida com a Avenida do Estado.

Indicação

Anna Christina Barichello

Indica ao Prefeito Municipal que promova a pavimentação asfáltica das ruas Gralha Azul e Guará, localizadas no loteamento Jardim das Palmeiras, no Bairro Ariribá.

Indicação

Asinil Medeiros

Indica ao Prefeito Municipal melhoramentos no campo de futebol do Bairro do Estaleiro, tais como, vestiário, gramado, cantina e iluminação.

Indicação

Asinil Medeiros

Indica ao Prefeito Municipal a instalação de um redutor de velocidade, preferencialmente uma lombada eletrônica, na rua Hermógenes de Assis Feijó, próximo ao Colégio Estadual Francisca Alves Gevaerd.

Indicação

Asinil Medeiros

Indica ao Prefeito Municipal a instalação de um redutor de velocidade, preferencialmente uma lombada eletrônica, na rua Antônio Domingos da Silva, próximo a Igreja Assembléia de Deus.

Indicação

João Miguel (tatá)

Indica ao Prefeito Municipal a pavimentação asfáltica da Rua Joana Maria, no Bairro da Barra.

Indicação

João Miguel (tatá)

Indica ao Prefeito Municipal a pavimentação asfáltica da Rua Bento Cunha, no Bairro da Barra.

Indicação

João Miguel (tatá)

Indica ao Prefeito Municipal a pavimentação asfáltica da Rua Bruno Zabel, no Bairro da Barra.

Indicação

João Miguel (tatá)

Indica ao Prefeito Municipal a pavimentação asfáltica da Rua Samuel Rocha, no Bairro São Judas Tadeu.

Indicação

João Miguel (tatá)

Indica ao Prefeito Municipal a pavimentação asfáltica da Rua Maria Pereira, no Bairro São Judas Tadeu.

Indicação

João Miguel (tatá)

Indica ao Prefeito Municipal a pavimentação asfáltica da Rua Julio Graciliano, no Bairro São Judas Tadeu.

Indicação

João Miguel (tatá)

Indica ao Prefeito Municipal a pavimentação asfáltica da Rua Pedro da Conceição, Loteamento Dona Lili, no Bairro da Barra.

Indicação

João Miguel (tatá)

Indica ao Prefeito Municipal a pavimentação asfáltica da Rua Dejair Antonio da Silva, Loteamento Dona Lili, no Bairro da Barra.

Indicação

João Miguel (tatá)

Indica ao Prefeito Municipal a pavimentação asfáltica da Rua Antonio da Cunha, Loteamento Dona Lili, no Bairro da Barra.

Indicação

João Miguel (tatá)

Indica ao Prefeito Municipal a pavimentação asfáltica da Rua Ademar Rebelo Linhares, Loteamento Dona Lili, no Bairro da Barra.

Indicação

Moacir Schmidt

Indica ao Prefeito Municipal que seja disponibilizada a travessia do Rio Camboriú, na Barra Sul, 24 horas por dia.

Indicação

Moacir Schmidt

Indica ao Prefeito Municipal a iluminação do túnel sob a BR- 101, que liga o bairro São Judas Tadeu ao bairro Nova Esperança.

Indicação

Moacir Schmidt

Indica ao Prefeito Municipal a reestruturação e urbanização do antigo acesso do Bairro da Barra à Praia de Laranjeiras, conhecido como "Estrada Pau do Óleo".

Indicação

José Carlos Hannibal

Indica ao Prefeito Municipal a limpeza no final da rua Jordânia e dos terrenos baldios, nestas proximidades.

Indicação

José Carlos Hannibal

Indica ao Prefeito Municipal o reparo na pavimentação asfáltica da rua 2050 esquina com a rua 2080.

Indicação

José Carlos Hannibal

Indica ao Prefeito Municipal que providencie uma máquina, retro escavadeira, para retirar um desmoronamento de terra no final da rua México.

Indicação

José Carlos Hannibal

Indica ao Prefeito Municipal a limpeza da tubulação pluvial na margem direita da rua Curitibanos, entre o nº. 316 até a 5ª Avenida.

Indicação

José Carlos Hannibal

Indica ao Prefeito Municipal o reparo no asfalto que cedeu e a verificação de um provável vazamento na canalização de esgoto, localizados na rua 2070 em frente ao nº. 832.

Indicação

José Carlos Hannibal

Indica ao Prefeito Municipal a instalação de uma boca de lobo na rua Campos Novos, em frente ao nº. 906 e 980.

Indicação

José Carlos Hannibal

Indica ao Prefeito Municipal providencias urgentes para evitar alagamentos na rua Doralise Linhares Bernardes, em frente ao nº. 178, bairro Nova Esperança.

Indicação

José Carlos Hannibal

Indica ao Prefeito Municipal a recuperação da iluminação do molhe na Barra Sul,

Indicação

José Carlos Hannibal

Indica ao Prefeito Municipal a construção de um ginásio de esportes multieventos no Bairro dos Municípios.

Indicação

Anna Christina Barichello

Indica ao Prefeito Municipal a criação de um pronto socorro com funcionamento 24 horas na região do Bairro da Barra.

Indicação

Anna Christina Barichello

Indica ao Prefeito Municipal a realização de estudos no sentido da criação de cursos técnicos profissionalizantes de nível médio.

Indicação

Anna Christina Barichello

Indica ao Prefeito Municipal a realização de estudos no sentido de viabilizar a colocação do CEP - Código de Endereçamento Postal, nas placas indicativas das ruas.

Indicação

Anna Christina Barichello

Indica ao Prefeito Municipal a realização de estudos no sentido de viabilizar que os Agentes de Trânsito disponham de um kit de primeiros socorros.

Indicação

Anna Christina Barichello

Indica ao Prefeito Municipal a construção de um centro de convenções no local onde está situado o parque da SANTUR.

Indicação

Anna Christina Barichello

Indica ao Prefeito Municipal a realização de estudos no sentido de garantir que cada posto guarda-vidas tenha, no mínimo, duas cadeiras adaptadas para uso de portadores de necessidades especiais.

Indicação

João Olindino Koeddermann "dão"

Indica ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos a pavimentação das ruas Dom João e Dom Paulo, no Bairro Jardim Iate Clube.

Indicação

João Olindino Koeddermann "dão"

Indica ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos a recuperação do piso de madeira do deck da Barra Sul e a reposição das floreiras danificadas.

Indicação

João Olindino Koeddermann "dão"

Indica ao Secretário de Planejamento Urbano a colocação de um poste de iluminação pública na rua Sargento Mário Manoel Rodrigues, n°. 15, Bairro da Barra.

Indicação

João Olindino Koeddermann "dão"

Indica ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, a recuperação do piso do deck da Praia do Estaleiro.

Indicação

João Olindino Koeddermann "dão"

Indica ao Prefeito Municipal a realização de estudos no sentido de isentar do IPTU de 2009 as famílias atingidas pelas enchentes de novembro de 2008



Chuva causa transtornos no Litoral Norte - Penha foi a cidade mais afetada

Foto: Marcos Porto
Patricia Zomer – Diário Catarinense

A chuva que caiu na tarde desta terça-feira alagou ruas e casas no Litoral Norte de Santa Catarina. Cidades como Itajaí, Itapema e Balneário Camboriú tiveram pontos isolados de alagamento. Mas a situação mais crítica foi em Penha. A chuva começou por volta das 13h e bastaram 30 minutos para as ruas da cidade ficarem completamente alagadas. Os bairros Centro e Armação foram os mais atingidos pela enxurrada e nas localidades de Praia Alegre, Quati, Nossa Senhora de Fátima e Portal de Penha, a água, que chegou a 1,5 metro de altura, invadiu casas e estabelecimentos comerciais. Segundo os bombeiros, cerca de 15 famílias precisaram ser resgatadas de casa com auxílio de botes e só puderam voltar para casa por volta das 16h. Durante toda a tarde moradores tiveram que limpar as casas, que foram invadidas pela água e barro.

Em Balneário Camboriú ocorreram vários pontos de alagamento causando congestionamento de veículos nas principais vias.

Mais uma vez a chuva castigou forte a região trazendo apreensão aos moradores, comerciantes e turistas.

Limpeza de terrenos na Estrada da Rainha


Fotos: Caco Garcia

Uma equipe da Secretaria de Obras trabalhou nessa terça-feira (3) na limpeza dos terrenos e asfáltica da Estrada da Rainha, via de acesso entre os bairros Centro e Praia dos Amores. Os serviços foram feitos no período da manhã, quando os funcionários também capricharam na limpeza da praça Miguel Mate. Uma força tarefa foi empenhada em serviços ao bairro da Barra e as demais equipes estiveram em outras localidades.

A força tarefa da Barra foi responsável por serviço de limpeza das vias e roçou terrenos. Os servidores operaram máquinas para adequação do solo no bairro São Judas Tadeu. A instalação de tubulação de 0,3 metros ocorreu no loteamento Schultz, no bairro Nova Esperança. Também foram limpados terrenos e asfaltamento da Avenida Interpraias.
As unidades de ensino seguem como prioridade no serviço de limpeza.

O colégio CAIC do bairro dos Municípios; o Colégio Central Santa; creche da Nova Esperança e o colégio de Taquaras receberam serviços de jardinagem, drenagem, limpeza de terreno e asfaltamento. O paisagismo cuidou dos canteiros na Quarta Avenida, Parque da Santur, Avenida das Flores e nos fundos do prédio da prefeitura.

A Secretaria de Obras segue com a montagem da estrutura da quadra para realização do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia, com uma etapa realizada em Balneário Camboriú.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

CAMPANHA BONDINDINHO PRAIA DOS AMORES


Lançamos a campanha:
Bondindinho em Praia dos Amores!

Soubemos, através de fontes seguras, que a administração do Bondindinho não é contra a vinda deste até Praia dos Amores. Há uma certa dificuldade técnica para que ele suba a estrada da Rainha mas acreditamos que possa ser contornada.
É preciso que a comunidade mostre interesse em tê-lo por aqui. A AMPA, os Consegs, moradores, comerciantes, entidades do vôo livre podem aderir a esta idéia.
Assim, os turistas terão um acesso fácil para atravessar o morro da estrada da rainha.
Ganha Balneário Camboriú, pois o Morro do Careca é um ponto turístico importante, ganha Praia dos Amores com o incremento do turismo e transporte adequado.
Você já deve ter percebido a quantidade de turistas argentinos fazendo fila no ponto de ônibus, esperando por horas a fio a chegada do único transporte disponível. Alguns desistem e sobem o morro a pé. Bom exercício, mas péssimo para imagem da comunidade.

Novo píer em Porto Belo melhora estrutura de recebimento de cruzeiros

O município que - junto com Itajaí - vem crescendo temporada após temporada com as atracações de navios de passageiros projeta uma reforma no píer que deverá aumentar em até seis vezes a capacidade do local para o desembarque de pessoas. A construção é uma forma de o município crescer de acordo com a demanda. Em relação ao verão passado, por exemplo, o aumento de turistas que chegam via Oceano Atlântico aumentou 100%. Até abril, cerca de 95 mil visitantes chegarão à região em 45 escalas de transatlânticos.
As obras do novo píer devem começar em março, com investimentos na ordem de R$ 1 milhão. A nova estrutura será no mesmo local da atual, na Praça dos Pescadores, no Centro. Ela avançará 180 metros mar adentro, com passarelas de 45 metros até formar a letra jota. Com essas dimensões, o píer de Porto Belo poderá receber, ao mesmo tempo, 12 tênderes, aquelas pequenas embarcações que transportam os turistas dos transatlânticos até a costa. O atual trapiche tem capacidade para apenas dois tênderes.
O Ministério do Turismo deverá cobrir 90% dos custos da construção. O restante é a contrapartida da prefeitura. "Só falta a liberação do Ministério do Planejamento para que a gente assine o contrato de uso de terras da marinha", informa o secretário de Turismo Marcos Jaques.

Prefeitura de Baln. Camboriu cria comissão para fiscalizar obras municipais

Através do decreto nº 5328/2009, o prefeito de Balneário Camboriú, Edson Piriquito criou uma comissão para receber, acompanhar, supervisar e fiscalizar as obras públicas do município. A comissão é, quase que na sua totalidade, formada por funcionários concursados, atuantes da área de engenharia, arquitetura e direito.

Os profissionais vistoriam, na manhã desta terça e quarta-feira (27 e 28) as obras da escola Municipal Vereador Santa, o novo colégio do centro da cidade, e do Hospital Municipal, situado no bairro dos Municípios. A comissão de fiscalização de obras, criada por iniciativa do prefeito Edson Piriquito, atende a uma exigência antiga do Tribunal de Contas do Estado (TCE), até então não atendida pelas administrações passadas.
“Toda obra concluída deverá que, obrigatoriamente, passar pela avaliação dessa comissão”, salienta o secretário de Planejamento, Claudir Maciel. A comissão, formada por sete servidores, avalia no âmbito da administração pública municipal, o conjunto de procedimentos que devem ser acompanhados e fiscalizados, assim como elaboram pareceres e relatórios técnicos, certificando-se de que a obra está em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “Os dados da obra finalizada ou em execução, também serão comparados com os projetos elaborados e licitados”, finaliza o secretário.

Meio Ambiente de Balneário Camboriu discute destino dos resíduos de construção

A Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú reuniu os secretários de Planejamento, Obras e Segurança, representantes do Sinduscon e da empresa LCG Consultoria, para discutir a continuidade do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos da Construção Civil da cidade.
O Plano de Gestão decorre da Resolução 3007 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e foi doado pelo Sinduscon, em janeiro de 2008, para implantação através da empresa LCG.Balneário Camboriú será a primeira cidade de Santa Catarina a ter o plano implantado, em atendimento ao que preceitua o Conama.
O Plano inclui normas de armazenamento, transporte, triagem e destinação final, além do cadastramento de empresas transportadoras e receptoras em áreas licenciadas pela Fatma. Envolve ainda a criação de APVs (Áreas de Pequenos Volumes). Já existem na cidade, segundo os técnicos da administração, dois desses locais. Um no Bairro dos Estados, nas proximidades do Colégio Ivo Silveira e outro no Bairro da Barra, mas outras áreas devem ser disponibilizadas.
Também prevê um sistema de TELECOLETA, um serviço prestado pela Prefeitura que transporta gratuitamente os pequenos volumes para os munícipes que realizam pequenas reformas e que produzem até meio metro cúbico de entulhos. Outro ponto importante do plano prevê uma fiscalização efetiva do cumprimento das normas, com parcerias entre o Meio Ambiente, Obras e Segurança Pública. Quando entrar em pleno funcionamento, a comunidade de Balneário Camboriú será conscientizada via campanhas educativas e informativas para que o plano seja cumprido pelos moradores. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente todos os projetos de construção devem possuir projeto de destinação final de resíduos sólidos, e as demolições ou reformas também deverão obedecer a essa exigência.