segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

AVISO: "Caravelas Portuguesas" apareceram em PRAIA BRAVA provocando queimaduras em banhistas.



Domingo, dia 14 de dezembro, foram encontradas diversas Caravelas Portuguesas nas praias de Praia Brava.
Vários banhistas acabaram sendo vítimas destas criaturas que são confundidas com águas-vivas.
Na maioria dos casos foram as crianças as mais atingidas, sofrendo queimaduras de menor ou maior grau, dependendo do contato com os tentáculos do animal.
As caravelas não tem movimento próprio e são empurradas pelas ondas até a parte rasa das areias, onde as crianças estão brincando. Nestas áreas ocorrem contatos com mais freqüência.
Os salva-vidas foram avisados após várias ocorrências e prestaram os socorros necessários.
Houve um caso, no posto de salva-vidas em frente à pousada Ondas da Brava, em que o pai acabou tratando mal os salva-vidas que tentavam em vão explicar que a criança deveria ser encaminhada para o pronto socorro municipal.
É necessário que os pais fiquem calmos e ouçam atentamente os procedimentos necessários para prestação de socorro.

Aparecimento de “águas-vivas” nas praias e enchentes em SC estão relacionadas.
Ventos na direção do continente empurraram espécies para o litoral. Contato com os animais provoca queimaduras, podendo causar desmaios.
O aparecimento de caravelas portuguesas (Physalia physalis) nas praias de Florianópolis, no último final de semana, está relacionado com o mesmo fenômeno meteorológico que provocou as fortes chuvas que atingiram Santa Catarina na semana passada. A afirmação é do pesquisador Charrid Resgalla Junior, do Centro de Ciência Tecnológica da Terra e do Mar (CTTMar) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
Segundo ele, os dois foram influenciados pela área de baixa pressão atmosférica que atuava sobre o continente e a de alta pressão que agia no oceano. Com a atuação da zona de baixa pressão, os ventos de mar aberto sopraram em direção à costa e acabaram empurrando as caravelas para o litoral.— Elas não têm movimento próprio. Flutuam sobre a superfície das águas, empurradas pelo vento — explica.
De acordo com o pesquisador, esta relação não significa que sempre que surgirem caravelas nas praias haverá enchentes, ou vice-versa. A espécie é comumente identificada como uma água-viva, mas, na verdade, é uma colônia de quatro tipos de pólipos. As caravelas oferecem grande risco de queimaduras aos banhistas, podendo provocar ainda náusea, vômitos, tonturas e desmaios.

Procedimentos que devem ser adotados ao ser atingido por água viva
1. A pessoa deve lavar o local ou fazer compressas com água do mar gelada. Água doce não funciona, só agrava a queimadura.
2. Depois, deve-se derramar vinagre no local atingido, o que impede a liberação do veneno, e gelo artificial (coldpac).

3. Em seguida, deve-se jogar farinha ou talco sobre o local e deixar secar.

4. Depois, raspa-se o machucado com uma faquinha, de leve, para retirar os minúsculos tentáculos da caravela. A vítima deve ser levada ao pronto-socorro mais próximo.

Independente de ser caso grave ou não, a participação de um profissional médico na recuperação do atingido é fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário não pode ser anônimo para evitar problemas jurídicos.
Denuncias anônimas encaminhar para email jornalbravosamores@gmail.com