O Jornal Bravos Amores entregou ao Porto de Itajaí, no dia 18 de abril, mais uma remessa de pilhas e baterias coletadas durante os meses de fevereiro à abril. Nesta nova remessa, foram arrecadados 178 quilos de pilhas e baterias recolhidas nos pontos de coleta do próprio jornal, distribuídos em Supermercados, panificadoras, e pontos de grande circulação de pessoas em Itajaí e Balneário Camboriú.
Em 6 meses de projeto, o Jornal Bravos Amores entregou o total de 378 quilos em pilhas e baterias, já previamente separadas, recolhendo 550 kg de material sem a separação prévia . O material que pode ser destinado ao aterro comun é separado dos que contém metais pesados e substâncias tóxicas. "Chegamos a recolher celulares e outros pequenos componentes eletrônicos que não estávam previstos no projeto mas, mesmo assim retiramos do local de coleta, fazemos a separação e encaminhamos ao ferro velho", diz Pedro Washington Junior, editor do Jornal e criador do projeto.
"Sentimos que, com o tempo, as pessoas passaram a reconhecer nossos pontos de coleta e deixam as pilhas, baterias para o descarte correto. Em alguns pontos, principalmente em supermercados, recolhemos 6 a 7 kilos por mês. Em outros, uma quantidade menor. Temos a satisfação em saber que este material não vai parar no aterro sanitário e, principalmente, em terrenos baldios e nos rios", conclui Pedro Washington.
Após a coleta, o material é encaminhado à Famai para pesagem e separação e em seguida ao Porto de Itajaí e APM Terminais, responsáveis pela destinação correta.
O projeto, pioneiro em todo Brasil para um jornal que aproveita sua rede de distribuição para recolher pilhas e baterias, iniciou em Novembro de 2010.
A iniciativa só foi possível através de parcerias com empresas como a Thá, Promenac, Porto de Itajaí, Teconvi, Brava Beach Internacional, que adotaram a confecção de gôndolas para distribuição do jornal, com uma caixa especial para depósito do material.
sexta-feira, 29 de abril de 2011
domingo, 10 de abril de 2011
Como lidar com o lixo
Um video espanhol muito interessante sobre o processo de compra, venda e descarte dos produtos industrializados.
Cortina de Fumaça 1/6
Sinopse: Cortina de Fumaça coloca em questão a política de drogas vigente no mundo, dando atenção às suas conseqüências político-sociais em países como o Brasil e em particular na cidade do Rio de Janeiro. Através de entrevistas nacionais e internacionais com médicos, pesquisadores, advogados, líderes, policiais e representantes de movimentos civis, o jornalista Rodrigo Mac Niven traz a nova visão do início do século 21 que rompe o silêncio e questiona o discurso proibicionista.
Produtora: J.R Mac Niven Produções
Direção: Rodrigo MacNiven
Lançamento: 2010
Assinar:
Postagens (Atom)